The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

A Sustentabilidade Será a Tendência Dominante nos Data Centers em 2022?

Rob Johnson •

Todos os anos na Vertiv, reunimos especialistas da nossa organização para analisar quais tendências nos data centers ganharão força no ano seguinte. Nosso objetivo é identificar tendências emergentes no início da sua evolução, mas não tão cedo que não se possa tomar medidas em relação a elas. Embora nenhuma tentativa de prever o futuro seja 100% precisa, se você voltar aos nossos relatórios anteriores sobre tendências, você verá que nossos especialistas mais acertaram do que erraram.

Acabamos de lançar nossas tendências em data centers para 2022 e estou muito empolgado para ver como elas se sairão em 2022.

Nossa principal tendência está focada em sustentabilidade e mudanças climáticas. Os data centers fomentam os avanços científicos, melhoram os processos empresariais, entregam entretenimento em nossas casas e possibilitam novas formas de comprar e de se conectar com o mundo, aportando um valor tremendo para os indivíduos, as empresas e a sociedade. Mas à medida que a indústria continua a se expandir para atender à demanda - e com estimados 2,9 gigawatts de nova capacidade de data center sendo construída agora mesmo - há uma preocupação crescente com os recursos que essas instalações consomem.

Embora nossa indústria tenha avançado bem nos últimos anos em relação a melhoria da eficiência energética dos data centers, há muito mais a ser feito. Nossos especialistas enxergam o próximo ano como um ano no qual os operadores de data centers terão uma abordagem mais intencional e ampliarão os esforços anteriores para que incluam o uso de recursos, as emissões de carbono e a redução de resíduos.

Já vimos os maiores operadores de data centers caminhar nesta direção. Alguns estabeleceram metas ambiciosas para as suas organizações, que incluem alcançar emissões líquidas zero de carbono e zerar o uso de água nos próximos 10 anos. À medida que perseguem esses objetivos, eles estão estabelecendo um rumo para o resto da indústria ao mesmo tempo em que aproveitam a sua escala para acelerar o avanço de tecnologias que possibilitem operações mais sustentáveis.

Este rumo é claro. Para esses inovadores, os primeiros passos se concentram em igualar o uso de energia com 100% de energias renováveis e capitalizar sobre novas tecnologias de infraestrutura para melhorar o uso da energia e reduzir a dependência em sistemas de gerenciamento térmico com uso intenso de água.

Ao mesmo tempo em que tomam medidas para reduzir o impacto das suas instalações nas mudanças climáticas, os operadores precisam garantir que os data centers estejam protegidos contra os efeitos das mudanças climáticas. Decidir onde e como construir novas instalações e colocar as redes de telecomunicações não pode ser feito sem que sejam considerados os constantes desafios que vêm junto aos eventos climáticos mais severos e mais frequentes.

Na Vertiv, nossos esforços têm o mesmo foco, à medida que continuamos a impulsionar inovações que possibilitem o uso mais eficiente dos recursos e aumentem o uso de energias renováveis, ao mesmo tempo em que garantimos a continuidade e a resiliência que precisam acompanhar a sustentabilidade. Algumas destas inovações incluem um novo modo de operação das fontes de alimentação de energia ininterrupta (UPS) que se adapta de forma segura e dinâmica às alterações na qualidade da energia para otimizar a eficiência energética do UPS. Também introduzimos sistemas de economização eficientes energeticamente e sem uso de água, os quais proporcionam uma alternativa aos sistemas de refrigeração que tem um uso intenso de água. Além disso, integramos soluções de energia solar nos sites de acesso de telecomunicações. Além de nosso próprio portfólio de produtos, estamos trabalhando com grupos de liderança intelectual da indústria - o EcoEdge Prime Power (E2P2), o Projeto de Computação Aberta (OCP), a Associação Europeia de Data Centers (EUDCA) e outros - e contribuindo para discussões e pesquisas para ajudar a desenvolver tecnologias e melhores práticas que impulsionem globalmente melhorias na sustentabilidade.

O próximo passo da jornada rumo às operações com emissões líquidas zero requer que se reduza a dependência da rede elétrica - que provavelmente continuará a estar sujeita às fontes de energia com base no carbono em um futuro próximo. A combinação de células a combustível, armazenamento de energia de longa duração e sistemas inteligentes de gerenciamento de energia tornarão viável e economicamente atraente a transformação de energia vinda da rede elétrica para energia renovável gerada localmente.

Isso não será simples nem fácil. Representará uma mudança fundamental em como os data centers são alimentados e, para que se torne realidade, demandará esforços concentrados e colaboração entre os operadores de data centers, seus parceiros de infraestrutura e outros stakeholders.

Realizar esse compromisso conjunto possibilitará, entretanto, um futuro no qual os data centers continuarão a entregar um valor enorme ao mundo enquanto efetivamente minimizam seu impacto no planeta e nas comunidades onde operam. Esse é o motivo pelo qual estou especialmente animado em relação a essa tendência e com a esperança de que a indústria lidará com essa importante questão tendo o propósito e a urgência que nossos especialistas preveem. Você pode ler mais sobre essa tendência e nossas outras previsões para 2022 aqui.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma