The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

A Transição da Energia e os Data Centers: Passando de Consumidor de Energia para Fornecedor de Energia

BLOGS DA SÉRIE ECO-INSIGHTS

Vicente Chiralt •

O setor de energia é responsável por aproximadamente 60% das emissões globais dos gases de efeito estufa. Portanto, a Meta 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) da Organização das Nações Unidas (ONU) para tornar o mundo e o desenvolvimento mais sustentáveis, visa garantir o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia. Em outras palavras, ter energia mais limpa - o que significa descarbonizá-la e se apoiar mais nas energias renováveis.

O desafio não é fácil. Nossas vidas dependem da energia para muitas de nossas ações diárias, como cozinhar, trabalhar, se locomover... E mais, sem energia, a luta contra a pandemia na qual estamos mergulhados se tornaria mais complicada, porque não é apenas necessário garantir o fornecimento de energia para os profissionais de saúde, mas também termos água limpa e possibilitar as comunicações e serviços de TI que conectam as pessoas enquanto o distanciamento social é mantido.

Um Surto de Energia

Nosso setor, o tecnológico, é também um dos que mais consomem energia. Apenas para que a internet funcione a estimativa aponta para 70 bilhões de quilowatts/hora por ano. E quanto mais crescer a demanda por internet, por tecnologia e o uso de todos os tipos de dispositivos, mais energia será consumida e demandada.

Os data centers são responsáveis por uma grande parte do consumo energético do setor tecnológico. A Digital Information World estima que existem aproximadamente 509 147 data centers, 430 dos quais são hyperscale. Para termos uma ideia, o uso de energia combinado da Amazon, Google, Microsoft, Facebook e Apple é mais do que 45 terawatts/hora por ano, quase o mesmo que a Nova Zelândia consome por ano.

Entretanto, data centers e outros tipos de infraestrutura crítica – como as redes de telecomunicações, as fábricas da Indústria 4.0 e os aeroportos – têm um papel importante para desempenhar nesse cenário energético que está mudando, o qual apresenta novas formas para ser sustentável, gerar receita e reduzir custos. Por exemplo, um recente relatório emitido pela Agência Internacional de Energia (IEA) diz que as empresas de tecnologia poderiam ter um papel importante no equilíbrio do uso da eletricidade. Elas podem passar de consumidoras de energia para fornecedoras de energia, usando sistemas que já estão presentes em suas instalações, como UPS e baterias.

Fontes (Recursos) Alternativas de Energia

A inovação precisa nos ajudar a resolver a algumas das limitações das energias renováveis. Por exemplo, as energias solar e eólica dependem muito do sol e de ventos para poder capturar toda aquela energia e transformá-la em eletricidade. Quando esses dois recursos não podem gerar energia, outras fontes de produção são necessárias ou, como alternativa, poder armazenar energia de dias anteriores, o que também não é fácil.

UPS são normalmente usados para proteger hardware como computadores, servidores, data centers, equipamentos de telecomunicações ou outros equipamentos elétricos quando uma falta inesperada de energia elétrica poderia significar lesões, sérias disrupções de negócios ou perda de dados. O armazenamento de energia por baterias associado ao UPS é normalmente dedicado à proteção da carga em caso de falha na rede elétrica, mas muitas vezes não é usado durante a operação padrão. Quando conectadas a um UPS Interativo com a Rede Elétrica, as baterias podem ter dois objetivos, e podem ser maximizadas para dar suporte à serviços de balanceamento da rede elétrica, como regular a frequência quando a rede elétrica estiver presente - mas instável, ou gerenciar a demanda quando condições de mercado específicas favorecerem a desconexão da rede elétrica.

A quantidade de energia dedicada aos serviços para a rede elétrica depende de vários fatores. Um deles é a quantidade de baterias usadas. É possível montar o sistema de armazenamento de energia customizado com um sistema de UPS de grande porte e uma quantidade pequena de strings de baterias ou um sistema UPS de pequeno porte com muitos strings de baterias. As variações afetam a disponibilidade da energia e as autonomias.

Ao usar inovações, a indústria como um todo, e a Vertiv como parte dela, pôde fazer a evolução das fontes de alimentação de energia ininterrupta para que se tornassem inteligentes e interativas com a rede elétrica, para ajudar a estabilizar as redes elétricas, suavizando os picos de fornecimento e de demanda.

Graças a essas inovações, os data centers atuais podem oferecer novas tecnologias para fazer a transição de recursos com uso intenso de energia para reservas de energia. É crucial para o futuro que eles tenham um papel mais ativo no suporte à rede elétrica e se tornem mais inteligentes em relação ao seu uso da energia.

Entretanto, para que isso se torne realidade, ele depende não apenas de inovação, mas também de legislação. Nesse sentido também estão sendo dados alguns passos positivos, sendo que nos últimos anos diversos países começaram a abrir suas redes elétricas e sistemas de geração de energia, proporcionando novas oportunidades para que consumidores e indústrias participem do mercado.

Tudo isso resultará na descarbonização da energia e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, permitindo aos grandes data centers não apenas consumir menos energia, mas também serem players importantes na viabilidade das energias renováveis e da sustentabilidade em nossa indústria.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma