The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

O que é uma PDU smart? (E como ela difere de uma PDU básica?)

Há dois tipos de unidades de distribuição de energia (PDUs), o tipo básico e o tipo smart. Embora ambas possam fornecer distribuição de energia confiável para equipamentos críticos de TI dentro de um rack ou gabinete, as PDUs smart oferecem vários recursos engenhosos para ajudar os gerentes de data center a compreender a infraestrutura de energia. Com os data centers se tornando mais dinâmicos e complexos, as PDUs smart se tornaram mais prevalentes.

O que é uma PDU smart?

Uma PDU smart, também conhecida como inteligente, vai além da distribuição de energia para equipamentos de TI no data center. É capaz de monitorar, gerenciar e controlar o consumo de energia para vários dispositivos. A PDU smart fornece aos profissionais do data center acesso remoto à rede a dados de infraestrutura crítica em tempo real para ajudar a impulsionar a tomada de decisões informadas para garantir a máxima disponibilidade e atender a importantes requisitos de eficiência. Embora haja dois tipos principais de PDUs smart monitoradas e chaveadas, cada tipo tem uma variedade de recursos adicionais que podem ser incluídos para aumentar as informações críticas disponíveis do dispositivo. Alguns dos principais recursos incluem monitoramento no nível da tomada, monitoramento ambiental, alertas e alarmes baseados em limites definidos pelo usuário e muitos outros. Esses recursos minimizam o tempo de inatividade e oferecem suporte fornecido pelo fabricante para atender aos Acordos de Nível de Serviço (Service-Level Agreements, SLAs).

À medida que os ambientes de data center se tornam mais dinâmicos e complexos, muitas organizações pressionam os gerentes de data center para melhorar a disponibilidade, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Os servidores e equipamentos de rede de alta densidade de última geração aumentaram a demanda por densidades mais altas de rack e requisitos gerais de energia das instalações. Enquanto densidades abaixo de 10 kW por rack permanecem a norma, implementações a 15 kW são típicas em instalações de hiperescala, e algumas chegam próximo a 25 kW. Configurações de alta densidade fornecem níveis aprimorados de desempenho e capacidade, mas isso cria a necessidade de entrega de energia mais eficaz. Assim, os recursos e funcionalidades disponíveis em uma PDU smart tornam-se cada vez mais importantes para alcançar distribuição de energia eficiente para responder a mudanças nas capacidades e densidades do data center.

 

Tipos de PDUs smart

As PDUs smart podem ser classificadas em monitoradas e chaveadas. No núcleo, a PDU oferece distribuição de energia confiável, enquanto PDUs mais inteligentes adicionam recursos de monitoramento remoto, gerenciamento de energia e plataformas de design preparadas para o futuro.

PDU monitorada

As PDUs monitoradas fornecem uma visão abrangente do uso de energia, tanto no rack quanto via acesso remoto, enquanto continuam a fornecer distribuição de energia confiável para equipamentos críticos de TI. PDUs monitoradas estão disponíveis nas opções de configuração de monitoramento remoto no nível da unidade e no nível da tomada, que oferecem uma visão mais granular do uso de energia até o nível do dispositivo. Oferecem acesso rápido a informações críticas para avaliar tendências de uso de energia, além de fornecer recursos de alarme para alertar os usuários sobre violações nos limites de energia definidos pelo usuário. São recomendadas para data centers que desejam monitorar ou melhorar a eficiência do uso de energia (power usage effectiveness, PUE).

Saiba mais sobre as PDUs monitoradas Vertiv

PDU chaveada

As PDUs chaveadas fornecem uma visão abrangente do uso crítico de energia dos equipamentos de TI, tanto no rack quanto no acesso remoto, com a capacidade adicional de ligar, desligar ou reiniciar remotamente a energia em cada tomada. PDUs chaveadas também estão disponíveis com opções de configuração de monitoramento remoto no nível da unidade e no nível da tomada. As PDUs chaveadas são ideais para data centers que precisam limitar o uso de energia na tomada para evitar sobrecargas acidentais e para data centers remotos. São extremamente úteis para data centers que exigem uma maneira rápida e fácil de ligar equipamentos em uma grande instalação ou, em alguns casos, uma rede completa de instalações.

Saiba mais sobre as PDUs chaveadas Vertiv

Recursos comuns das PDUs smart

Ao selecionar uma PDU smart, esses principais recursos devem ser considerados:

Agregação IP

Os endereços IP e as portas de switch são cada vez mais caros; portanto, os gerentes de data center podem reduzir o custo da implementação de PDUs smart utilizando unidades com recursos de agregação de IP. Se houver preocupação com os custos de implementação, é importante pesquisar as limitações do fabricante, pois o número de unidades que podem ser agregadas em um único endereço IP varia de 2 a 50 dispositivos. Outros recursos, como agregação IP com autoconfiguração de dispositivos downstream, também podem reduzir significativamente o tempo e os custos de implementação.

Monitoramento ambiental

O equipamento de TI é suscetível a condições ambientais, como calor e umidade. As PDUs smart podem incorporar sensores ambientais para monitorar proativamente as condições ambientais dentro do rack, o que garante condições operacionais ideais sem a necessidade de implementar uma solução de monitoramento separada.


Conectividade remota

PDUs smart também fornecem aos gerentes de data center a capacidade de acessar a PDU remotamente através da interface de rede ou conexão serial para monitorar o consumo de energia e configurar notificações de alerta definidas pelo usuário para evitar o tempo de inatividade.

Comunicação fora de banda

Se a rede primária da PDU cair, algumas PDUs fornecerão comunicações redundantes por meio da integração com dispositivos de gerenciamento fora de banda, como consoles seriais ou switches KVM.

Acesso DCIM

Há uma grande variedade de soluções DCIM no mercado que podem fornecer aos usuários um único ponto de acesso para visualizar dados ambientais e de energia em tempo real. O DCIM também oferece a capacidade de criar e receber relatórios de tendências que fornecem visibilidade de toda a instalação para ajudar os gerentes de data center a melhorar a eficiência e a disponibilidade.


Principais considerações ao selecionar uma PDU smart

PDUs smart fornecem monitoramento preciso e controle do consumo de energia. Elas podem fornecer aos gerentes de data center as informações para dimensionar corretamente a infraestrutura de energia e eliminar despesas desnecessárias. Outras considerações importantes ao selecionar PDUs smart são suas habilidades para garantir confiabilidade, funcionalidade e adaptabilidade.

Confiabilidade

PDUs smart, mesmo que repletas de recursos avançados, não devem ter sua função principal comprometida ou impedida. Seja uma PDU básica ou smart, é importante comprar PDUs de um fabricante focado em qualidade e confiabilidade. Nem todos os fabricantes realizam 100% de testes em todas as unidades que saem de suas instalações. Recomenda-se identificar os fabricantes que não apenas testam todas as unidades, mas encontrar um que se esforça ao máximo para testar a confiabilidade da função principal da unidade ao longo do tempo durante o desenvolvimento do produto.

Nível de alta temperatura
As iniciativas de eficiência das empresas resultam em data centers aumentando a temperatura do termostato para reduzir o consumo de energia. Como resultado, os data centers sofrem um aumento na temperatura da instalação. Essa mudança exige que os fabricantes projetem PDUs para operar em temperaturas mais altas. Dependendo do fabricante, as temperaturas máximas de operação da PDU variam de 45 °C a 65 °C. Uma PDU de alta temperatura deve ser considerada em ambientes de alta temperatura para garantir confiabilidade e disponibilidade na distribuição de energia.

Tomadas alternadas
À medida que as densidades do rack aumentam, o gerenciamento de cabos e o balanceamento de carga se tornam um desafio. Se as cargas não forem adequadamente balanceadas entre circuitos e fases, os gerentes de data center correm o risco de sobrecarregar os circuitos ou sobrecarregar a energia. Para simplificar o balanceamento de circuito/fase e o gerenciamento de cabos, os fabricantes de PDU oferecem tomadas alternadas com código de cores que simplificam significativamente o processo de implementação.

Bloqueio de tomadas
Mecanismos de bloqueio de tomada protegem a conexão física entre o equipamento de TI e a PDU para garantir que os cabos de energia não sejam retirados acidentalmente da tomada, causando uma queda inadvertida de carga. Globalmente, o padrão mais comum para tomadas usadas em PDUs são os IEC320 C13 e C19. Os receptáculos IEC são internacionalmente aceitos e suportam tensões de saída de até 250 V. Existem várias opções, desde a retenção até o bloqueio de tomadas disponíveis no mercado.

Funcionalidade

PDUs smart podem medir, gerenciar e relatar o uso de energia de dispositivos do data center em tempo real. Com níveis precisos de medição e controle de gerenciamento, os gerentes de data center podem otimizar esse uso de energia e suportar mais facilmente alterações de equipamentos e capacidade. Também com um entendimento do consumo de energia de cada dispositivo de TI, eles podem justificar a compra de uma tecnologia mais atualizada.

Ao usar PDUs smart, os gerentes de data center podem agendar remotamente o ciclo de energia de equipamentos de TI não utilizados para reduzir o consumo de energia. Eles podem dimensionar corretamente a infraestrutura de energia para eliminar despesas de capital desnecessárias, realizar cobranças com base nas quantidades reais de energia consumidas e gerenciar proativamente o consumo para obter eficiência.

PDUs smart podem fornecer notificação proativa de problemas iminentes antes que ocorram. As configurações de limite crítico e advertência, uma vez violadas, podem alertar os usuários para solucionar problemas críticos, como PDUs smart que enfrentam condições de sobrecarga que poderiam desarmar o disjuntor e as cargas conectadas. Todas as notificações são recebidas no formato padrão, como SMS, armadilhas SNMP ou e-mail. PDUs smart podem ser integradas a um software de gerenciamento centralizado, que permitirá o gerenciamento com maior facilidade.

Adaptabilidade

A flexibilidade no rack é um fator importante para ajudar os data centers a se adaptarem às mudanças constantes, o que geralmente significa densidades mais altas e demanda por maior eficiência e controle.

Projetos prontos para o futuro em PDUs smart são escolhidos pela abordagem anterior de sobredimensionar sistemas de infraestrutura, o que é ineficiente em termos de capital e custo de energia. Os gerentes de data center com PDUs básicas e smart suscetíveis a melhorias podem atualizar facilmente seu dispositivo de monitoramento hot swap para aproveitar novas tecnologias e acomodar as necessidades de negócios em constante mudança sem ter que substituir filtros de linha inteiros ou interromper a energia de servidores críticos.

Saiba mais sobre as considerações para rack PDUs inteligentes altamente disponíveis

Serviços de PDU

Alguns fornecedores pré-instalam PDUs em racks, para reduzir o tempo de implementação e o custo de instalação no local. Encontre um parceiro fornecedor que possa avaliar sua necessidade de PDU para otimizar toda a sua cadeia de energia quanto aos requisitos de disponibilidade e capacidade antes de solicitar racks e PDUs.

Para otimizar os recursos de TI, as organizações podem se beneficiar dos serviços oferecidos pelo fabricante do equipamento original (Original Equipment Manufacturer, OEM) da PDU para simplificar a implementação e o gerenciamento de ativos críticos do sistema de alimentação de energia.

Os parceiros de serviço OEM podem lidar com a instalação e inicialização da PDU. Enquanto os profissionais de TI lidam com outras tarefas, as empresas têm a conveniência e a garantia de que os especialistas OEM gerenciaram a configuração corretamente desde o início. Esses técnicos também podem lidar com a remoção e o descarte de PDUs antigas.

Alguns OEMs fornecem até um plano de proteção de 5 anos para oferecer suporte ao ciclo de vida das PDUs. Eles também podem fornecer acesso sob demanda a históricos de serviço e relatórios abrangentes úteis para simplificar o gerenciamento de PDUs sob contrato. Existem serviços de resposta a emergências 24x7 no local para garantir a máxima disponibilidade de aplicativos críticos.

Saiba mais sobre os serviços de PDU Vertiv (Distribution Assurance Package)





PDUs smart são ativos estratégicos que garantem alta disponibilidade no data center. Elas podem fornecer a melhor visão do consumo de energia de TI dentro do rack. Também oferecem monitoramento e controle de energia inteligentes no data center. Espera-se que sejam flexíveis e adaptáveis para acomodar mudanças rápidas. As organizações devem considerar PDUs smart que são confiáveis, oferecem uma variedade de recursos e que atendam às necessidades hoje e no futuro. Elas devem se beneficiar dos serviços de PDU oferecidos pelo OEM para reduzir o tempo e o custo de implementação.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma