The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Parceiros

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Salas de servidores são espaços fechados que proporcionam um ponto central para as organizações gerenciarem seus recursos dos servidores de rede. O design destes ambientes deve levar em consideração a alimentação e a conectividade da rede, o controle da temperatura da sala e a ventilação, a segurança dos racks e da sala e as proteções contra incêndios e contra sismos.

Salas de servidores diferem de dois outros ambientes semelhantes de servidores: data centers e micro data centers.

Data centers podem ser imaginados como prédios compostos por diversas salas de servidores. Entretanto, na prática, os verdadeiros data centers diferem das salas de servidores na largura de banda que eles precisam acomodar. Enquanto uma sala de servidores normalmente fornece apenas os recursos necessários para uma única organização, um data center pode dar suporte a diversas organizações e milhares ou milhões de usuários simultaneamente e, portanto, eles precisam de designs e equipamentos altamente especializados. Efetivamente, isso coloca os data centers em uma categoria própria.

Micro data centers são conceitualmente mais próximos das salas de servidores, mas são unidades portáteis completamente enclausuradas que podem ser usadas para expandir a capacidade de dados de uma organização de acordo com a demanda. Devido aos benefícios da rápida implementação, os micro data centers têm servido para expandir a capacidade de computação de dados em áreas remotas, para criar capacidade durante desastres naturais e para proporcionar capacidade temporária quando realizando a mudança de um data center.

 

Considerações sobre o Design da Sala de Servidores

Ao pensar o design do ambiente de uma sala de servidores, as seguintes características devem ser consideradas: especificações da sala, equipamentos, prevenção de incêndios e refrigeração. As escolhas sobre o design devem ser feitas sob a luz da capacidade de servidor que a organização necessita e a capacidade total de servidores que o espaço determinado para a sala de servidores permitirá. Subutilizar espaço pode causar ineficiências e sobreutilizar espaço pode aumentar os riscos que podem levar a custos adicionais ou até mesmo a eventos perigosos.

  • As especificações da sala incluem paredes com isolamento acústico, portas largas para o acesso de equipamentos, pisos antiestáticos para evitar descargas eletrostáticas e uma quantidade de janelas que auxilie na segurança da sala e no controle da temperatura.
  • As considerações sobre equipamentos incluem a densidade de potência necessária (medida em watts por metro quadrado ou em quilowatts por rack), escoramento para sismos e aterramento de energia para os racks servidores, área livre na sala necessária para mobilidade dos equipamentos (com a altura típica sendo 9 pés), altura do teto que possa acomodar ventilação por dutos acima da área livre da sala e a inclusão de pelo menos um telefone na sala.
  • As considerações sobre prevenção de incêndios incluem o uso de sistemas de supressão de incêndio não líquidos e a resistência ao fogo desejada para as salas de servidores, especialmente se o cabeamento passar pelo teto ou piso.
  • As considerações sobre a refrigeração incluem a distribuição de ar pelo piso ou dutos pelo teto que fornecem ar refrigerado para os pontos quentes ou configuração de corredor quente/corredor frio que promova a otimização da ventilação e da refrigeração.

 

Serviços para Salas de Servidores

As salas de servidores têm outras considerações relacionadas ao gerenciamento diário e aos procedimentos operacionais padrão, incluindo a instalação de novos equipamentos e o descarte de equipamentos avariados ou antigos. As áreas abaixo esboçam as considerações gerais das melhores práticas que devem ser revistas periodicamente.

  • Instalação dos servidores — As instalações devem incluir alimentação de energia redundante, separação dos cabos de energia e de dados, cabeamento classificado e certificado, distribuição de peso dos racks favorecendo configurações com a parte inferior mais pesada, comprimentos reduzidos dos cabos de dados e de fibra ótica e fibra que não exceda o raio de curvatura permitido.
  • Layout da rede — Switches e outros equipamentos de rede devem ser colocados com lógica para minimizar o comprimento dos cabos e os sistemas críticos que precisam de redundância devem ter switches e roteadores extras acoplados a fontes de alimentação de energia redundantes.
  • Remoção de servidor — Todos os cabos e equipamentos do servidor devem ser removidos e adequadamente etiquetados antes do descarte e a base de dados do ativo deve ser atualizada para refletir a remoção do servidor.
  • Gerenciamento das respostas a emergências — Políticas de emergência devem ser definidas e colocadas em prática e os procedimentos de resposta a emergências praticados. Políticas de comunicação também devem ser estabelecidas para o caso de emergências com kits de emergência e extintores de incêndio disponíveis no site.
  • Desenvolvimento de procedimentos e políticas — Livros que descrevam todas as políticas e procedimentos devem estar disponíveis e as políticas devem ser revisadas e atualizadas anualmente.
  • Gerenciamento das ferramentas e equipamentos de suporte ao site — Um registro do inventário do site deve ser mantido. Procedimentos devem ser estabelecidos para contabilizar equipamentos e ferramentas e a sua manutenção.

 

Opções de Design e de Infraestrutura para as Salas de Computadores

As opções de design das salas de servidores são inúmeras. Conforme aumenta a demanda por capacidade de computação por parte dos usuários, e os avanços tecnológicos seguem este crescimento, o mercado continua a ver novos fornecedores e novas ofertas tecnológicas que cobrem soluções gerais e especializadas para salas de computadores. As informações a seguir o ajudarão a escolher os componentes adequados para dar suporte às suas necessidades únicas.

 

Racks, Gabinetes e Invólucros

Racks servidores, gabinetes e invólucros proporcionam uma estrutura para manter seus servidores seguros dentro da sala de servidores. Eles geralmente serão capazes de abrigar unidades de fonte de alimentação de energia ininterrupta (UPS) e outros hardwares. Escolher o Melhor Rack Servidor se resume a determinar o tamanho, o tipo, a estratégia de refrigeração, a distribuição de energia e a segurança necessários para o espaço da sua organização.

Os tamanhos dos racks servidores são principalmente padronizados e medidos em unidades de rack (RU ou U), significando quantos servidores eles podem acomodar. E há diversos tipos disponíveis, variando de simples a robustos, incluindo pequenos racks, racks portáteis, racks de data center de tamanho padrão e gabinetes completamente fechados resistentes à água e poeira.

Saiba mais: Instalações, Sistemas de racks e Invólucros

 

Alimentação de Energia: Redundância e Distribuição

As opções dos sistemas de alimentação de energia visam proteger os sistemas críticos de flutuações danosas na energia da rede elétrica ao mesmo tempo em que mantêm a operação contínua dos servidores. Eles englobam sistemas para energia de backup de emergência, distribuição de energia e monitoramento de energia. Soluções habituais incluem:

  • Unidades de distribuição de energia para racks — Essas rPDUs proporcionam diversas tomadas de energia para distribuir eletricidade para diversos dispositivos e tem formatos para que caibam em quase todos os racks servidores. Geralmente, as rPDUs incluem proteção contra surtos e os modelos mais avançados oferecerão medição da energia e controle da energia remoto.
  • Fontes de alimentação de energia ininterrupta — Conhecidos como sistemas de energia de backup, os UPSs proporcionam um amortecedor entre a linha principal de energia e os dispositivos do servidor. Em caso de uma falta de energia elétrica, essas unidades fornecem alimentação de energia até que a rede elétrica principal ou uma fonte alternativa de alimentação assuma.
  • Softwares de monitoramento de energia — Em organizações onde o downtime é uma preocupação crítica, usar rPDUs inteligentes, sensores e softwares de monitoramento do data center é essencial para otimizar as operações e garantir a continuidade dos negócios.

Saiba mais: Produtos de Energia Crítica

 

Controle de Temperatura

Pode ser certo para pequenas salas de servidores serem refrigeradas por um sistema predial de refrigeração de conforto, mas outras que são maiores ou mais densas podem demandar um gerenciamento térmico mais preciso usando soluções de refrigeração projetadas especificamente para equipamentos críticos de TI. No caso das aplicações de computação de alto desempenho, sistemas de refrigeração líquidos podem ser a solução mais adequada.

Por que o Monitoramento da Temperatura das Salas de Servidores É Importante?

Saiba mais: Soluções de Gerenciamento Térmico

 

Acessibilidade (Controle de Acesso)

Manter as salas de servidores seguras e controlar seu acesso é uma preocupação crítica para a maioria das organizações. Mas além de trancar a sala de servidores ou a porta do gabinete, há diversos dispositivos que ajudam as organizações a protegerem seus ativos de TI ao mesmo tempo em que também aumentam a produtividade. Switches KVM sobre IP melhoram a segurança ao minimizarem a necessidade de acesso ao site, permitindo que os administradores controlem os equipamentos remotamente.

Saiba mais: Gerenciamento, Controle e Monitoramento

Selecione o seu país e idioma