The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

O que é o Monitoramento de Energia e por que ele é importante?

As falhas na energia elétrica continuam sendo a principal causa das indisponibilidades nos data centers. E, a cada ano, os custos diretos e indiretos de tais incidentes aumentam. Para evitar a perda de milhares de dólares e um impacto negativo na continuidade, na produtividade do usuário final, no ciclo de vida dos equipamentos e outras importantes métricas empresariais, as empresas estão obtendo as informações sobre o sistema que acompanham o monitoramento da energia.

O monitoramento da energia é uma das chaves para evitar paradas (downtimes) não planejadas e os impressionantes custos delas decorrentes. Além de detectar problemas com a energia que poderiam levar a indisponibilidades, uma solução de monitoramento de energia tem um papel de destaque para auxiliar com outros importantes desafios dos data centers, como, por exemplo, melhorar a eficiência energética ou apoiar um melhor planejamento da capacidade. Para os gestores de data centers encarregados por garantir a disponibilidade do sistema 24 horas por dia, operações eficientes e uma instalação preparada para o futuro, o monitoramento de energia é uma ferramenta essencial para proteger e otimizar o ambiente do data center.

Como funciona o monitoramento da energia?

Diversos tipos de soluções de monitoramento de energia estão disponíveis, desde as mais simples até as mais completas. Enquanto cada uma oferece diferentes recursos e benefícios, o objetivo final do monitoramento da energia é coletar, em tempo real, dados sobre o uso da energia elétrica por toda uma instalação e tornar esses dados disponíveis para os gestores e tomadores de decisão dos data centers em um formato que possam ser usados.

O monitoramento da energia é feito através do uso de monitores de potência, sensores e medidores para monitorar dispositivos, incluindo unidades de fontes de alimentação de energia ininterrupta (UPS) e unidades de distribuição de energia (PDUs). A alimentação da rede elétrica, os geradores, os circuitos de derivação e outras infraestruturas críticas também podem ser monitorados. As modernas unidades de UPSs e de PDUs são geralmente "inteligentes" ou "conectadas", o que significa que elas têm recursos de monitoramento e de comunicação incorporados, não sendo necessários sensores adicionais. Dependendo do tipo de solução de monitoramento de energia sendo implementado, é possível monitorar a energia elétrica no nível da instalação, da sala, do rack ou das tomadas.

Monitores de potência, sensores e medidores - sejam eles incorporados ou independentes - trabalham em conjunto com o software de monitoramento de energia para fornecer aos gestores dos data centers uma variedade de informações. Muitas vezes, essas soluções incluem recursos de emissão de alertas e visualização de tendências que ajudam as equipes dos data centers a responder melhor aos problemas imediatos com a energia elétrica, bem como identificar soluções para melhorar o uso geral da energia elétrica em suas instalações. Através do monitoramento da energia, os gestores dos data centers podem enxergar:

  • Quanta energia elétrica está sendo usada no nível do data center
  • Qual o percentual da energia elétrica que está sendo consumido por cada dispositivo
  • Como a energia elétrica está distribuída no data center
  • A capacidade disponível de cada tomada múltipla
  • Horários de pico do uso da energia elétrica e os fora de pico
  • Quando e onde podem estar se desenvolvendo problemas com a energia elétrica, incluindo informações sobre surtos, cargas capacitivas (lag) e pequenas flutuações temporárias, bem como variações nas condições normais de operação 

Quais são as vantagens do monitoramento da energia?

Os dados e informações coletados pelo monitoramento da energia ajudam aos gestores dos data centers a tomar decisões melhores de forma a proteger, otimizar e preparar para o futuro as suas instalações críticas. Ao monitorar a energia elétrica, você terá as informações que precisa para:

  • Garantir a disponibilidade: Monitorar a energia elétrica e a sua utilização mantém os gestores dos data centers atualizados sobre o estado e a saúde dos componentes de energia crítica, incluindo o UPS, e permite que eles respondam rapidamente a quaisquer anomalias na energia elétrica que pudessem colocar em risco a disponibilidade dos sistemas críticos. O monitoramento da energia também ajuda aos operadores compreender a capacidade, desenvolver um perfil de carga preciso para os equipamentos, manter as cargas balanceadas e gerenciar a alocação proativamente. Tudo isso ajuda a reduzir as sobrecargas não intencionais e garantir que os equipamentos operem como devem, sem qualquer problema relacionado com a energia elétrica.

  • Melhorar a eficiência: O monitoramento da energia chama a atenção para as ineficiências elétricas, incluindo fontes de consumo desnecessário de energia, permitindo que os gestores dos data centers ajam e implementem as melhores práticas para uma melhor eficiência. As informações coletadas dos UPSs e das PDUs também permitem que o operador compare potência de saída da PDU com a do UPS e quantifique a potência (quilowatts) perdida na distribuição e na transformação. Este pode ser o primeiro passo para identificar soluções mais eficientes.

  • Reduzir o custo total de propriedade: Além de promover a eficiência energética, o monitoramento da energia proporciona informações que ajudam os operadores a manter saudável a infraestrutura de energia do data center. Isso prolonga a vida útil dos equipamentos e reduz os custos com manutenção, e ambas as coisas contribuem para reduzir o custo total de propriedade dos equipamentos.

  • Otimizar e planejar a capacidade: Com a infraestrutura de energia e o software de monitoramento de energia certos, os gestores dos data centers terão maior consciência da capacidade disponível e dos limites de capacidade. Eles podem administrar melhor movimentações, adições e mudanças ao longo da vida do data center, utilizar completamente a potência disponível e evitar sobrecarregar circuitos ou equipamentos. Essas informações permitem que a equipe compreenda como a adição de mais equipamentos afetará a distribuição da energia elétrica, de forma que possam manter mais facilmente as cargas balanceadas para a melhor performance possível. A equipe também saberá quando e qual será a quantidade de capacidade de potência adicional necessária para a próxima fase da instalação, o que ajuda a agilizar o planejamento de uma expansão.

  • Alocar com precisão a utilização da energia elétrica: O monitoramento da energia ajuda alocar com eficiência e precisão a energia elétrica para diferentes áreas da empresa ou para diferentes clientes em uma instalação de colocation. Diversas soluções oferecem medições de energia com 1% de precisão para facilitar a cobrança precisa. Além disso, os fornecedores de colocation e seus clientes podem usar os dados precisos para verificar se os acordos de nível de serviço (SLAs) estão sendo atendidos. 

Quais são os recursos críticos de uma solução de monitoramento de energia?

Manter o controle sobre a utilização e a qualidade da energia elétrica dentro do data center proporciona uma variedade de valiosas informações que podem aprimorar diferentes áreas da sua empresa. Ao escolher uma solução de monitoramento de energia, é importante verificar os recursos mais importantes, incluindo:

  • Uma interface fácil de usar: Dados sobre a infraestrutura são apenas valiosos se você puder acessá-los facilmente, compreendê-los rapidamente e usá-los para tomar melhores decisões empresariais com confiança. Soluções de software de monitoramento de energia devem ter interfaces interativas que efetivamente mostrem métricas de performance da energia elétrica, permitindo que os usuários visualizem prontamente o status; alterem a visualização entre visualização global, de sites ou de dispositivos e busquem mais detalhes e informações adicionais conforme necessário.

  • Organização dos dados configurável pelo usuário: O software de monitoramento de energia que oferece uma interface configurável pelo usuário permite que os usuários construam visualizações e desenhem dashboards que atendam às suas necessidades específicas. Isso deve incluir dar aos usuários a capacidade de selecionar os métodos de organização de dados que sejam relevantes para seus cargos e responsabilidades.

  • Emissão de alarmes: Uma das vantagens do monitoramento de energia é saber quando situações adversas estão começando a acontecer, de forma que a equipe possa agir antes que o problema leve a uma falta de energia e a uma parada inesperada. Soluções de monitoramento de energia devem incluir a capacidade de emitir alertas que notifiquem aos membros da equipe quando houver surtos, cargas capacitivas, flutuações e variâncias. Muitas vezes, as soluções de monitoramento de energia permitem aos usuários definir os limites para fatores como a capacidade de potência ou o percentual de uso e, então, receber alertas quando esses limites forem ultrapassados.

  • Reporte de eventos: Quando eventos relativos à qualidade da energia ou outros problemas relacionados à energia elétrica ocorrerem, ter acesso aos detalhes pode ajudar você a resolver esses problemas rapidamente e evitar que eles ocorram novamente no futuro. Algumas soluções de monitoramento de energia oferecem registros das variações fora das condições normais de operação com marcação de horário, o que permite o gerenciamento proativo de possíveis problemas dentro do data center.

  • Tendências, análises e reporte dos dados: O software de monitoramento de energia que oferece capacidade avançada de análises, em conjunto com a emissão de relatórios automáticos e customizados, pode ajudá-lo a compreender as tendências do comportamento da energia elétrica ao longo do tempo, permitindo o gerenciamento proativo dos dispositivos de potência. Os relatórios podem ajudar os gestores dos data centers a ver quanta energia elétrica está sendo usada em cada nível da instalação e podem ser a fonte de informações para o planejamento de mudanças ou adição de equipamentos.

Como seleciono a solução de monitoramento de energia certa para o meu ambiente?

Soluções de software de monitoramento de energia variam de simples a sofisticadas. A escolha geralmente se reduz a três considerações:

  • A criticidade da sua instalação
  • A sua tolerância com paradas/indisponibilidades
  • O seu orçamento

Logicamente, as operações de missão crítica que não podem se dar ao luxo de ter qualquer indisponibilidade, por mais rápida que seja, são boas candidatas a ter as soluções de monitoramento de energia mais avançadas. Entretanto, soluções mais simples e mais econômicas também estão disponíveis para aplicações onde o orçamento é um fator de decisão.

Das mais simples as mais avançadas, as soluções eficazes para monitoramento da energia incluem:

Sensores

  • O que eles proporcionam: Sensores são componentes críticos do hardware de infraestrutura do data center que oferecem uma forma fácil de reunir dados dos dispositivos básicos de potência existentes e da infraestrutura de suporte que não tenham meios de comunicação nativa. O equipamento de monitoramento pode ser adicionado às unidades de UPSs, PDUs e outros dispositivos, usando protocolos de comunicação padrão, tal como SNMP.

  • Ideais para: Os sensores são uma boa solução onde existam equipamentos legados que não estejam habilitados para monitoramento e você precise de uma maneira econômica de controlar o consumo de energia elétrica sem fazer um upgrade nos equipamentos.

  • Exemplos: Soluções de sensores podem ser cabeadas ou wireless. Enquanto opções cabeadas, como os monitores ambientais Vertiv™ Geist™ Watchdog são ótimas para data centers estáticos que não necessitem de frequentes instalação ou remoção de equipamentos, os atuais ambientes dinâmicos muitas vezes utilizam opções wireless para simplificar a implementação e a integração. Por exemplo, a Rede de Sensores Wireless da Vertiv™ pode alterar o tempo de instalação de dias para horas e proporcionar maior confiabilidade devido à sua capacidade de detectar sensores com falha antes que dados corrompidos sejam reportados como válidos.

Unidades de Distribuição de Energia para Racks (rPDUs) Inteligentes

  • O que elas proporcionam: rPDUs inteligentes reúnem dados sobre a energia elétrica no nível do rack e dos dispositivos. Embora as rPDUs sejam principalmente voltadas para a distribuição de energia com uma boa relação custo-benefício e para proporcionar tomadas adicionais para os equipamentos, versões "inteligentes" possibilitam o monitoramento remoto e o gerenciamento dos dados da energia elétrica. Essas rPDUs normalmente usam uma interface de rede ou da internet, o que permite à equipe do data center visualizar e interagir com os dados que elas geram. Algumas incluem a capacidade de emissão de alertas que automaticamente notificam a equipe quando os limites definidos pelo usuário são violados. Normalmente, rPDUs inteligentes não oferecem recursos de mostrar tendências ou emissão de relatórios.

  • Ideais para: rPDUs inteligentes são ideais para qualquer instalação crítica onde equipamentos de TI estejam em operação, desde pequenos data centers e locais de edge computing até instalações grandes, de hyperscale. Elas são ótimas para evitar sobrecargas acidentais que poderiam levar a uma parada. Também são uma ferramenta importante no planejamento da capacidade e para ajudar a equipe do data center a instalar os equipamentos de forma balanceada.

  • Exemplos: A Vertiv™ Geist™ oferece uma grande variedade de rPDUs inteligentes, incluindo versões monitoradas e chaveadas. Essas soluções se integram facilmente com os sistemas de gestão de infraestrutura do data center para permitir uma visualização, em tempo real, da utilização da energia dos equipamentos de TI individualmente ao mesmo tempo em que permitem que a equipe controle remotamente a energia no nível das tomadas.

Soluções de Software de Monitoramento de Data Centers

  • O que elas proporcionam: Softwares de monitoramento de data centers vêm com diversos recursos para ajudar a monitorar com eficácia a infraestrutura crítica. Além de proporcionarem dados e status dos dispositivos em tempo real - através de uma interface de usuário interativa e intuitiva com sofisticada visualização dos dados - as soluções de software oferecem capacidade robusta de emissão de alarmes junto com as funcionalidades de mostrar tendências históricas e emitir relatórios. Essas soluções também apresentam análises potentes e preditivas e outras ferramentas para o planejamento da capacidade. Softwares de monitoramento de data centers possibilitam aos usuários visualizar dados de diversos dispositivos em uma única tela. Algumas soluções vão além da energia elétrica para reunir dados de outras áreas e controlar aspectos como as condições ambientais, dando aos operadores dos data centers uma visão holística de todos os pontos de dados críticos coletados dentro de um data center.

  • Ideais para: Soluções de software de monitoramento são ideais para instalações de colocation e data centers empresariais e são excelentes opções para aplicações em hyperscale, remotas e na borda da rede. Essas soluções robustas são adequadas especialmente quando há a necessidade de monitorar uma grande quantidade de rPDUs, unidades UPSs e outros dispositivos críticos.

  • Exemplos: Dentro da categoria de softwares de monitoramento de data centers, algumas soluções são obviamente mais abrangentes do que outras. Por exemplo, o Vertiv™ Environet™ Alert é projetado para empresas de pequeno e médio porte que operem sites da borda da rede ou escritórios remotos. O Environet Alert proporciona monitoramento da instalação crítica, emissão de alertas, tendências e organização de dados em uma solução com um preço melhor e fácil de usar.

Proteja-se, otimize e prepare-se para o futuro com a solução certa de monitoramento de energia

Gestores de data centers têm muitas reponsabilidades e as soluções de monitoramento de energia proporcionam informações críticas que podem ajudá-los a alcançar diversos de seus objetivos, como simplificar o planejamento da capacidade e maximizar a disponibilidade do sistema e a eficiência energética. Para mais informações sobre as vantagens do monitoramento de energia ou como escolher uma solução de monitoramento de energia para a sua instalação, entre hoje em contato com a Vertiv.

 

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma