The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

O Tamanho do Rack Servidor é Importante: Acerte Estas 3 Dimensões Críticas do Rack Servidor

Um rack servidor aloja e organiza dispositivos críticos de TI com montagem em rack e equipamentos encontrados em um data center ou em um gabinete de computador. Racks servidor são a espinha dorsal de um bom design de infraestrutura física e permitem que o seu negócio tire o máximo proveito da sua capacidade e seus sistemas de TI. O rack certo ajuda a otimizar o espaço útil e a eficiência energética ao mesmo tempo em que garante proteção física e segurança para os sensíveis sistemas de TI que se encontram dentro dele.

Claramente, há muito mais em um bom rack servidor do que apenas armazenamento de TI. Entretanto, embora existam diversas variáveis a considerar (pré-configurado versus customizado, rack aberto versus rack fechado, rack de 2 postes versus rack de 4 postes, para citar apenas algumas), acertar o tamanho de seus racks servidor começa com a compreensão do espaço de armazenamento de TI, ou seja, as dimensões do rack servidor. Elas incluem três medidas: altura do rack servidor, largura do rack servidor e profundidade do rack servidor.

Em grande parte, a indústria padronizou essas três medidas para ajudar a garantir que os componentes caibam em qualquer marca de rack que seja escolhida. Mas, apesar dos tamanhos comuns estarem amplamente disponíveis, para que você possa planejar seu data center adequadamente, você ainda precisa entender o que são as três principais dimensões do rack servidor e o que elas significam.

Vamos dar uma boa olhada no que você precisa saber sobre os tamanhos do rack servidor.

Altura do Rack Servidor

Quando se fala em tamanhos padrão de rack servidor, o termo rack de 42U é normalmente parte da conversa. Essa dimensão se refere especificamente à altura do rack. U, ou algumas vezes RU, é a abreviatura de unidade ou unidade de rack. Uma unidade de rack ou U é equivalente a 1,75 polegadas ou 44,45 milímetros. Então um rack de 42U proporciona um total de 73,5 polegadas de espaço vertical disponível para equipamentos.

Outras alturas comuns e amplamente disponíveis de racks servidor incluem 22U e 27U (normalmente chamados de meio rack) e estruturas extragrandes de 48U voltadas para operações de data center de alta densidade. Racks compactos com montagem em parede também estão disponíveis em tamanhos tão pequenos quanto 1U, o que pode ser tudo o que uma aplicação de um pequeno escritório precisa.

U não apenas se aplica à altura do rack servidor; é também usado para designar a altura dos dispositivos de TI que serão colocados dentro dos racks. A maioria dos dispositivos (servidores, unidades de distribuição de energia, unidades de alimentação de energia ininterrupta, switches KVM e patch panels, por exemplo) são classificados como tendo um tamanho de 3U, 2U ou 1U. Saber quantos dispositivos cabem dentro do rack é simplesmente uma questão de somar os tamanhos de cada dispositivo e garantir que a soma não ultrapasse as dimensões da altura do seu rack. Claro que você sempre quer deixar algum espaço livre para crescimento e para equipamentos adicionais que você possa precisar acrescentar no futuro.

Largura do Rack Servidor

Outra dimensão padrão de rack servidor que você ouvirá frequentemente é o rack de 19 polegadas. Essa medida refere-se à largura do rack. Mas é importante deixar claro que se refere especificamente à largura de montagem e não à largura total externa do rack servidor. Diversos racks servidor têm uma largura externa de 24 polegadas ou mesmo maiores, o que é importante saber ao configurar sua sala de servidores e determinar quantos racks cabem no espaço útil disponível.

Em um dispositivo como um servidor, a largura de montagem é medida de um orifício, ou de um suporte de montagem, para outro. O dispositivo é então colocado aparafusando-se ou clipando-se o painel frontal ao rack. Geralmente, uma rack servidor de 19 polegadas permite configurações densas de hardware sem usar muito espaço no piso ou em prateleiras.

Profundidade do Rack Servidor

A última dimensão do trio de dimensões do rack servidor é sua profundidade, ou a distância entre o trilho frontal e o trilho traseiro do rack. A profundidade pode variar de apenas algumas polegadas até 50 polegadas ou mais. Entretanto, os padrões mais comuns para a profundidade de um rack servidor são:

  • 27 polegadas – Pouco profundo
  • 31 polegadas – Moderadamente profundo
  • 37 polegadas – Profundidade média
  • 42 polegadas – Profundo

Considere que esses valores são da profundidade real. A profundidade útil é sempre um pouco menor. Deve ser deixado um pequeno espaço na parte da frente e na parte de trás do rack, para permitir que as portas possam ser abertas e que os trilhos possam ser montados. Normalmente, essa profundidade é de aproximadamente 0,875 polegadas em cada ponta do rack, para um total de 1,75 polegadas. Algum espaço adicional também será necessário para as conexões dos cabos, acessórios e fluxo de ar.

Então, você precisará de uma profundidade útil no rack que seja um pouco maior do que o seu maior equipamento. A boa notícia é que estruturas de racks servidor mais novos muitas vezes incluem trilhos de montagem ajustáveis. Você pode escolher um rack mais profundo para lhe dar algum espaço extra, e então colocar os trilhos na profundidade ideal para cada servidor ou equipamento que ficará alojado no rack.

Ficar com o padrão? Ou buscar uma solução customizada?

O tamanho mais comum de rack servidor é com altura de 42U e largura de 19 polegadas. Esses racks servidor mais comuns tendem a ter um preço melhor pois são produzidos em massa para uso em data centers. Entretanto, algumas empresas ou aplicações precisam efetivamente de tamanhos diferentes ou especiais de racks servidor. Se os tamanhos padrão não atenderem às suas necessidades, fique tranquilo, pois você pode customizar uma solução em relação às três dimensões para atender perfeitamente aos requisitos da sua aplicação.

Quando tiver o tamanho certo do rack servidor, você estará no caminho para escolher os melhores racks servidor para o seu data center. Agora, você pode passar para considerações mais estratégicas sobre o rack servidor, incluindo portas, aterramento, acessórios, segurança do rack de TI e refrigeração do rack de TI. Para saber mais sobre essas importantes considerações, leia nosso artigo: Como selecionar um rack de TI?  

Racks servidor oferecidos pela Vertiv

A Vertiv oferece um portfólio completo de soluções em racks, gabinetes e invólucros para data centers, incluindo uma gama completa de acessórios para racks para dar suporte e proteger seus equipamentos críticos de TI. Cada rack servidor da Vertiv é projetado para uma ter uma performance ótima, tendo em mente a fácil implementação e a escalabilidade. Nossos racks servidor mais populares, disponíveis em todos os tamanhos padrão de rack servidor, incluem:

Rack Vertiv™ VR: O rack Vertiv VR dá suporte a uma ampla variedade de equipamentos, incluindo servidores, armazenamento, switches, roteadores, PDUs, unidades UPS, servidores de console e switches KVM. Esse rack flexível oferece uma linha completa de acessórios, incluindo gerenciamento de cabos, gerenciamento de fluxo de ar, prateleiras e braçadeiras de suporte, portas e segurança, e peças para manutenção. Opções sem ferramentas permitem instalação e configuração rápidas.

Sistemas de Rack Otimizados Vertiv™ DCE: O sistema de rack Vertiv DCE proporciona fundamentos flexíveis para dar suporte à sua infraestrutura. Ele está disponível como um sistema pré-configurado ou pode ser totalmente customizado com a sua escolha de acessórios instalados na fábrica para criar o rack servidor perfeito para as suas necessidades e para o ambiente do seu data center.

Acesse hoje nosso site para ver os detalhes de todas as opções de racks e invólucros da Vertiv™.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma