Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

A Potência das Redes 5G e Seu Impacto na Infraestrutura Crítica

Gustavo Pérez •

As redes 5G serão muito mais densas do que as redes 3G e 4G existentes para entregar suas duas promessas: maior largura de banda e menor latência.

As atuais redes 5G oferecem um aumento exponencial de velocidade e a transmissão de uma maior quantidade de dados para possibilitar o uso de aplicações mais avançadas e essenciais. Elas também representam um grande desafio para as operadoras devido à complicação de demandar milhões de sites e de dispositivos para entregar 5G..

A pandemia trouxe uma mudança enorme nos hábitos dos consumidores. O setor de telecomunicações se adaptou a esta nova realidade e à digitalização acelerada com a implementação de um espectro maior, possibilitando redes mais robustas e uma melhor qualidade.

Quais são os pontos críticos que os provedores de serviços e as operadoras de telecomunicações precisam pensar em adaptar para a nova rede? Aqui estão as considerações principais:

O Consumo de Energia e o Impacto Ambiental

As redes 5G requerem mais sites, o que terá um impacto no consumo de energia e gerará mais dióxido de carbono se as medidas adequadas não forem tomadas. Portanto, as operadoras de telecom precisam aproveitar as funcionalidades de eficiência energética dos dispositivos com corrente contínua e alternada e dos equipamentos de refrigeração com funções de economia de energia lançados para dar suporte aos equipamentos para as redes 4G.

Outro ponto a ser considerado é a transição das baterias de chumbo para baterias de lítio, as quais podem ter um impacto positivo no custo do site e no consumo de energia, já que o uso de baterias de íon-lítio pode permitir a redução na capacidade do ar condicionado ou a sua retirada. Apesar das redes 5G serem até 90% mais eficientes por unidade de tráfego do que suas antecessoras de 4G, elas ainda precisam de muito mais energia devido ao aumento da densidade da rede, à grande dependência que têm dos sistemas de TI, ao maior uso das redes e ao crescimento acelerado do tráfego. De acordo com uma Pesquisa da SLT Partners em conjunto com a Vertiv, intitulada Por que o Gerenciamento de Energia é Crítico para o Sucesso do 5G, espera-se que até 2026, as redes de telecom consumirão entre 150% e 170% mais energia do que consomem atualmente.

Considero que isso seja uma grande oportunidade para endereçar a questão da eficiência energética na etapa de design da rede, antes de implementar o 5G.

A Rede 5G e o Edge da Rede

O crescimento exponencial no tráfego de dados pelo qual estamos hoje passando - e que continuará pelos próximos anos - traz desafios adicionais para as operadoras de telecom. A Internet das Coisas (IoT) e o crescente número de dispositivos conectados têm um impacto direto sobre a temperatura nos racks devido ao aumento no processamento de dados.

Como as aplicações no edge da rede se tornaram cada vez mais essenciais para as operações empresariais críticas, os sites se tornaram mais robustos e sofisticados, com requisitos de disponibilidade no nível de data centers empresariais e com recursos de monitoramento e gerenciamento remotos. As operadoras de telecom precisam levar esse ponto em consideração para garantir soluções de refrigeração que possam dar suporte a esses tipos de requisitos críticos de forma confiável e segura.

Os data centers tradicionais provavelmente não farão o suficiente para atender aos requisitos de velocidade para aplicações relacionados à conectividade restrita, realidade virtual e computação de alto desempenho rodando nas redes 5G. Portanto, micro data centers ou data centers que proporcionem soluções para as aplicações de baixa latência são necessários nas redes de edge. Aqui, outros tipos de soluções compactas e de alta densidade serão requeridas para manter a confiabilidade que essas aplicações precisam.

Os Governos são Essenciais para o Sucesso do 5G

Os governos federais, estaduais e municipais têm um papel chave no sucesso da implementação do 5G. Eles são cruciais quando preparando concorrências de lançamento ou autorizações para novas tecnologias, bem como na concepção de novas leis ou modificações na legislação atual para a instalação das antenas de 5G.

Normas regulatórias para serviços de telecomunicações nos países da América Latina são ultrapassadas para o 5G. Elas precisam ser atualizadas para garantir os níveis de serviços e para garantir que as operadoras não sacrifiquem a qualidade dos serviços na sua corrida para competir.

A Importância do 5G

Estamos vivendo tempos interessantes de muitas mudanças, incluindo desafios relacionados à potência do 5G. Conforme as implementações das redes 5G continuam pelo mundo, para se entregar maior largura de banda e velocidades maiores que possibilitem aplicações como vídeos de alta definição, jogos de ultrabaixa latência e telemedicina avançada, o foco principal precisa se manter na disponibilidade, na eficiência e na preservação dos recursos das telecomunicações.

Na Vertiv, oferecemos um portfólio abrangente de soluções de infraestrutura para data centers, telecomunicações e edge para alimentar, refrigerar, dar suporte e proteger as redes de 5G atualmente surgindo.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma