The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Relatório de Pesquisa do Ponemon Institute sobre Downtime de Data Centers - Temos Espaço para Melhorias

Peter Panfil •

A última pesquisa da Vertiv me lembrou do episódio "O Velho da Caverna" (no original, "The Old Man in the Cave") da série Além da Imaginação (no original, Twilight Zone). Passamos por uma indisponibilidade no data center; nos recuperamos dela e pedimos ao velho da caverna conselhos para que isso nunca mais aconteça. E então, repetimos o ciclo.

A Vertiv tem trabalhado com o Ponemon Institute regularmente para dar uma olhada nas indisponibilidades de data centers. O relatório recentemente lançado, Downtime em Data Centers no Core e no Edge: Uma Pesquisa sobre Frequência, Duração e Ações, pinta um quadro desanimador - principalmente para nós que entendemos que o downtime é amplamente evitável se o data center aderir às melhores práticas. Mas é também um quadro de oportunidades. Precisamos apenas aproveitá-las.

Os atuais níveis de downtime nos data centers são inaceitáveis

Infelizmente, o estudo do Ponemon Institute torna claro que mesmo hoje, quando o data center é mais importante do que nunca, uma falha em seguir as melhores práticas leva a episódios inaceitáveis de downtime. Os data centers de core pesquisados nesse novo estudo tiveram, em média, 2,4 paradas completas das instalações por ano e um adicional de 10 eventos de downtime isolados em racks ou servidores específicos.

As indisponibilidades nos data centers não apenas estão ocorrendo com muita frequência (o fato de que acontecem já é vezes demais), mas o total de duração das indisponibilidades ficou mais longo. A duração média de uma parada total em data centers de core aumentou para 138 minutos - um aumento de oito minutos em comparação com o estudo anterior. No edge, a frequência de paradas totais das instalações foi ainda maior, apesar da duração dessas paradas ter sido menos da metade das ocorridas nos data centers de core.

Simplificando: Eventos de downtime ainda estão acontecendo e estão durando mais tempo do que em qualquer outro período nos últimos 10 anos. Com os avanços que tivemos nas arquiteturas e tecnologias de infraestrutura durante esse tempo, esses resultados são inaceitáveis.

Curiosamente, o estudo do Ponemon Institute mostrou que apenas 46% dos data centers de core relatou usar as melhores práticas em design e redundância para maximizar a disponibilidade, enquanto 62% dos locais de edge disseram fazer o mesmo. Mais empresas sentiram que as contenções de custos aumentaram os riscos de downtime no core (69%) do que no edge (62%). Data centers no edge ficaram atrás das instalações de core na questão de ter amplos recursos para colocar as instalações em funcionamento após uma indisponibilidade não planejada.

O fortalecimento do data center de edge

Esses números, embora representem um quadro desafiador como um todo, refletem o que estamos vendo em nossos clientes: o fortalecimento dos data centers de edge.

Locais de edge, por natureza, são remotos e muitas vezes sem ter pessoal ou expertise de TI no site - no pé de uma torre de celular, em um campo de milho, em uma estação de trem ou no teto de um estacionamento.

Um downtime significaria ter alguém se deslocando para o local de edge, o que é apenas um exemplo dos recursos que não estão disponíveis para a recuperação de um evento de downtime.

A escassez de talentos e a crescente responsabilidade das já super atarefadas equipes de TI é outra razão para o fortalecimento do edge estar se tornando uma tendência.

A satisfação do cliente é outro elemento. Data centers de edge muitas vezes habilitam a conectividade do usuário final, que é um artigo quase tão esperado quanto o ar que se respira. Talvez esse seja provavelmente o porquê de estarmos vendo a maior adoção das melhores práticas no edge, e porque as medidas de redução de custos trazem menos risco do que para o core.

Acatando o conselho do Velho da Caverna

Implementar infraestrutura redundante no data center foi uma estratégia citada quase que na mesma proporção no core (50%) e no edge (47%). Apesar dos resultados da pesquisa não sugerirem muitos acréscimos de redundância em resposta ao downtime de equipamentos, nós na Vertiv estamos vendo um uso crescente de arquiteturas com maior redundância no edge. De fato, a redundância é uma melhor prática que sugerimos em nossa publicação associada, Revertendo a Tendência de Aumento nos Custos dos Downtimes em Data Centers.

Os sistemas de gerenciamento e monitoramento de infraestrutura de data centers são outra estratégia de impacto que discutimos na publicação associada, apesar desta ser uma melhor prática que teve uma baixa adesão na lista dos participantes - 38% no core e 36% no edge fizeram referência a ela. No entanto, o monitoramento e o gerenciamento são ainda mais importantes no edge, já que muitos sites não têm presença humana.

Sistemas de gerenciamento de TI remotos, como consoles seriais e KVMs, podem ser heróis, especialmente no edge. Aproximadamente 80% das falhas dos equipamentos de TI são relacionadas a software ou a firmware. Nesses casos, engenheiros usando ferramentas de acesso remoto podem geralmente resolver a situação rapida e remotamente para minimizar a duração dos eventos de downtime.

Mas quando você olha a pesquisa do Ponemon Institute, e as medidas que podem ser tomadas para evitar indisponibilidades nos data centers no futuro, a tática número um citada tanto no core quanto no edge foi o investimento em equipamentos de TI. Isso se deve provavelmente à alta frequência de eventos de downtime relacionados a servidores individuais.

Simplesmente reparar o problema e seguir em frente é como colocar um Band-aid no problema. Apenas usá-lo não significa que a ferida irá sarar. A não ser que a causa raiz seja estudada e soluções abrangentes sejam implementadas - incluindo procedimentos, treinamento e medidas para o fortalecimento da infraestrutura - veremos essa tendência de aumento na duração dos downtimes continuar, e isso é ainda pior em nosso mundo digitalizado. Temos apenas que acatar o conselho do Velho da Caverna. Comece pela leitura do estudo Downtime em Data Centers no Core e no Edge: Uma Pesquisa sobre Frequência, Duração e Ações para ver os resultados completos da pesquisa, e da publicação Revertendo a Tendência de Aumento nos Custos dos Downtimes em Data Centers para conhecer as estratégias para evitar downtimes nas suas instalações.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma