The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

O que é PUE (Eficácia no Uso da Energia) e o que ela mede?

A eficácia no uso da energia, ou PUE, é uma métrica de eficiência padrão para o consumo energético em data centers. Uma definição simples de PUE é a razão entre o total de energia da instalação sobre a energia usada pelos equipamentos de TI em um data center, e pode ser representada pela seguinte fórmula:

PUE  =

Uso de energia total da instalação

Uso de energia pelos equipamentos de TI

A energia total da instalação abrange a energia dedicada à instalação do data center ou sala de dados, medida pelo medidor. Isso inclui todas as cargas, como equipamentos de TI, sistemas de refrigeração, sistemas de iluminação e componentes para a entrega de energia.

A energia total utilizada pelos equipamentos de TI abrange toda a energia alimentada para os equipamentos de computação, armazenamento e de rede, incluindo outros equipamentos de controle como switches KVM, estações de trabalho, monitores e laptops.

Apesar da simplicidade da fórmula e a aceitação como uma métrica padrão de desempenho, calcular a PUE não é tão simples quanto a fórmula sugere. Há diversas considerações de ordem prática.

Entendendo a PUE em Data Centers

Em geral, a PUE não é uma medida pontual, realizada uma vez. Rastrear a PUE ao longo do tempo, para um único data center, revelará o desempenho da instalação em relação à base de cálculo inicial. Apesar do Uptime Institute relatar que a PUE média em data centers em 2020 foi de 1,58, essa métrica pode não ser completamente útil para comparação entre diversos data centers, cada um com configurações únicas.

Comparar as medições da PUE em diversos data centers, mesmo em instalações muito similares, resulta ser um desafio. Dois data centers, aproximadamente do mesmo tamanho, mas em locais diferentes (talvez em regiões diferentes ou até mesmo países diferentes) podem facilmente consumir energia de formas completamente diferentes por uma série de motivos. Por exemplo, diferenças entre as condições climáticas locais, os serviços da rede elétrica e até mesmo os materiais usados na construção da instalação podem impactar o uso da energia.

Além disso, o que é considerado pelas equipes de diferentes data centers como sendo relevante ou material para seu cálculo da PUE não é sempre o mesmo. As equipes precisam definir como classificar os subsistemas; se são cargas de TI, cargas de infraestrutura ou se são irrelevantes, e até mesmo considerar se uma mediação é possível de ser feita. Os desafios que podem existir para comparar PUEs entre instalações incluem:

  • Os subsistemas presentes em um data center podem não estar presentes em outro
  • Os subsistemas dão suporte a instalações de uso misto; para funções que não são do data center, como torres de refrigeração ou chillers e não podem ser medidas fácil ou diretamente
  • Instrumentar subsistemas específicos, tais como unidades de distribuição de energia (PDUs), pode não ser prático e pode ser caro pois elas em geral contém diversas tomadas multiplicadas pelo número de PDUs em uso na instalação
  • Pontos de medição possíveis, como o medidor, podem incluir cargas não relacionadas ao data center e serem difíceis de separar

Como Calcular uma PUE Precisa

Os locais onde as medições de temperatura são realizadas afetam a atribuição do uso de energia à sua categoria adequada, seja o uso pelas instalações ou o uso por TI. Para leituras em instalações, faça as medições no medidor da instalação ou próximo a ele. Em instalações de uso misto ou em data centers, vise apenas o medidor que alimenta o data center.

Data centers que compartilham um medidor de energia de rede com partes que não são data centers apresentam problemas para atribuir medições precisas. Nesses casos, estimar a quantidade que não é relacionada ao data center e deduzi-la do uso total pode ser a única opção.

A medição das cargas dos equipamentos de TI deve ser feita após todas as conversões, chaveamentos e condicionamento de energia terem sido realizados. Dentro de salas de servidores, as PDUs são o local mais preciso para medir a energia total entregue aos racks servidores.

Saiba Mais: Escolhendo a Rack PDU Certa com Base nos Requisitos de Alimentação de Energia

O que é Eficiência da Infraestrutura do Data Center (DCiE)?

O recíproco da PUE mediria a eficiência energética de um data center. A Eficiência da Infraestrutura do Data Center (DCiE) é essa razão e pode ser calculada usando-se qualquer uma dessas duas fórmulas.

DCiE  =

Uso de energia pelo equipamento de TI

=

1

Uso de energia total da instalação

PUE

Quem está determinando a utilidade da DCiE enfrenta os mesmos desafios daqueles que estão medindo a PUE, uma vez que a PUE e a DCiE não são facilmente comparáveis entre instalações diferentes, mesmo entre data centers similares.

As medições têm valor quando são usadas para estabelecer um parâmetro de referência da eficiência energética de um data center. Se esse processo for automatizado através de um software de desempenho de energia e em tempo real, tanto a PUE quanto a DCiE podem proporcionar um nível de informações que tenha um uso empresarial importante. Ao compreender o consumo de energia em diversos níveis granulares do data center, as fugas de energia e os sistemas subutilizados podem ser descobertos facilmente, e seus custos eliminados.

Outras Métricas de Eficiência do Data Center

Com o advento e a adoção de métricas como a PUE e a DCiE, outras métricas do Green Grid no estilo da eficácia afloraram como medições utilizáveis para a eficiência do data center.

  • A eficácia no reuso de energia (ERE) mede a eficácia de uma instalação em redirecionar a energia para outros usos na instalação, tal como o uso de um trocador de calor para converter a descarga do servidor em aquecimento para os prédios vizinhos.
  • A eficácia no uso dá água (WUE) tenta medir a quantidade de água usada pelos data centers para resfriar os ativos de TI.
  • A eficácia no uso de carbono (CUE) é a razão entre o total de emissões de dióxido de carbono (CO2) causadas pelo consumo de energia total do data center em relação ao consumo de energia dos equipamentos de TI.

Saiba Mais: Calculando o Impacto do Uso de Água nos Custos do Data Center e na Sustentabilidade

Comprando o UPS Certo para Contribuir com a PUE

Para orientações completas sobre a compra de fontes de alimentação de energia ininterruptas, acesse o Guia para Compra de UPSs da Vertiv. No guia, aprenda como avaliar as necessidades de alimentação fazendo as perguntas certas e levando em conta outros aspectos técnicos antes de investir em sua infraestrutura de energia crítica.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma