Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

6 Maneiras de Tornar o Edge Computing uma Realidade com Alto Potencial de Crescimento para o seu Negócio

Rafael Garrido

Ouvimos falar muito sobre edge computing na indústria de data centers, tanto de seus desafios quanto de seus benefícios.

Enquanto alguns líderes de TI reconheceram rapidamente o valor de aproveitar o edge para aplicações remotas, muitos ainda tentam compreender todo o potencial do edge computing e como ele pode ser usado para melhorar seus processos empresariais e achar maiores oportunidades de negócios.

O Edge é um facilitador e um impulsionador de tecnologias disruptivas – 5G, IoT, IIoT e outras – que podem diferenciar uma empresa de seus competidores. Para promover internamente o valor comercial das iniciativas relativas à tecnologia de edge, e para ajudar seus CEOs a compreenderem por que e como aproveitar essa tecnologia para impulsionar e gerar novas oportunidades de negócios, os líderes de TI precisam saber os casos de uso mais promissores e mais lucrativos e qual o impacto que têm sobre a experiência do cliente, os SLAs e a lucratividade.

Abaixo estão alguns dos exemplos mais significativos de como o edge, sob a minha perspectiva, pode trazer mais oportunidades de negócios, iniciando agora e continuando no futuro próximo.

 

Telecomunicações no Edge Oferecem uma Grande Oportunidade

O isolamento causado pela COVID-19 aumentou o consumo de conteúdo on-line e o crescimento dos serviços de Internet, fazendo com que nós, como consumidores, não apenas gravitássemos para os canais on-line, mas também preferíssemos experiências digitais de velocidades ultrarrápidas e baixa latência.

Para os fornecedores de serviços de telecomunicações, o edge computing se tornou uma oportunidade para atender a essas demandas do mercado, gerar mais receitas, aproveitar economias consideráveis e agregar valor à experiência do cliente. O edge é essencial, não apenas para criar serviços com valor agregado, mas também para garantir que os consumidores possam realmente aproveitar a verdadeira experiência digital que procuram.

Alguns dos casos de uso em telecom são: melhoria da experiência do usuário devida à baixa latência que o edge pode proporcionar aos serviços de entrega de conteúdo (streaming, RA/RV, jogos, etc.); desenvolvimento de aplicativos móveis amigáveis que ofereçam melhores serviços e experiências do cliente; uma potencial redução da cibersegurança para dispositivos de IoT e o crescimento do 5G porque o edge é uma tecnologia chave para acelerar o 5G.

 

 “Compre on-line, retire na loja” Abre a Porta do Comércio Eletrônico para o Edge

Conforme as empresas foram aumentando seus recursos de vendas digitais, o comércio eletrônico se tornou mais proeminente tanto para o mercado B2C quanto para o B2B. Setores com o varejo estão gerando uma quantidade de dados sem precedentes e os varejistas precisam de estratégicas e ferramentas analíticas para capitalizar sobre a crescente quantidade de dados.

O edge computing está se tornando crítico para o comércio eletrônico por três simples razões: melhor aproveitamento de dados, menores custos para análises – ao invés de primeiro levá-los para a nuvem – e porque as empresas não podem mais permitir o risco de aceitar a inevitável latência gerada pelo envio de dados sobre uma rede para processá-los.

Os casos de uso incluem uma melhor experiência do cliente ao proporcionar informações que possam trazer valor aos clientes, maior eficiência dos processos operacionais, profundo conhecimento das tendências do comportamento dos clientes, melhor gerenciamento da segurança e do compliance para proteger os dados dos consumidores e dos varejistas.

 

O Edge Promete Melhorar a Saúde e Salvar Mais Vidas

O setor de serviços de saúde enfrenta diversos desafios, não apenas na América Latina, mas globalmente. Em resposta a isso, a indústria tem implementado com sucesso tecnologias como a IoT para melhor compreender e prever os desfechos dos serviços de saúde. Entretanto, analisar dados remotamente previne uma série de obstáculos, como congestionamento da largura de banda, confiabilidade da rede e latência, que pode impactar negativamente a entrega de cuidados e a saúde do paciente em geral.

Portanto, veremos uma importante mudança para os dispositivos de IoT no edge. Organizações da indústria estão mudando para data centers de edge pois eles fornecem a capacidade para a computação, processamento e a análise de dados no mesmo nível de qualidade do cloud computing, mas sem a temível latência. Isso logicamente reduz custos, aumenta a eficiência e melhora a experiência do paciente.

Alguns casos de uso nesse setor são uma melhor experiência do paciente pelo acesso a dispositivos inteligentes, reunindo e analisando dados relacionados à saúde do paciente que possam prever e responder a emergências de saúde, acessando os dados do paciente mesmo em áreas com conectividade ruim, e uma melhor gestão dos inventários dos hospitais.

 

O Edge é Essencial para o Sucesso da Indústria 4.0

Conforme as empresas manufatureiras buscam obter uma vantagem competitiva, elas estão passando por mudanças rápidas e disruptivas em suas operações pela automação de suas instalações com IoT, sensores inteligentes, inteligência artificial e robótica. Esse cenário gera uma quantidade de dados que podem ser gerenciados e analisados de uma forma mais eficiente, segura e lucrativa se forem gerenciados mais perto de onde são gerados.

O edge computing tem um papel crítico na melhoria dessa eficiência. Ao fazê-lo, as manufaturas poderão coletar e analisar dados em tempo real, possibilitando uma melhor manutenção preditiva e eficiência energética que se traduzirão em custos empresariais mais baixos. Se a sua empresa de manufatura está interessada em implementar um sistema de edge computing; sem dúvida, a primeira coisa a ser considerada é a estratégia de conectividade que garanta a movimentação ágil dos dados de um lugar ao outro.

Casos de uso da indústria 4.0 incluem manutenção preditiva para detectar falhas futuras; monitoramento com base nas condições (CBM) dos ativos remotamente, implementações de manufatura como um serviço, necessárias para atingir requisitos mais rigorosos de latência; monitoramento e controle de ativos e de processos precisos permitindo respostas operacionais rápidas para eventos não previstos e uma necessidade para implementar tecnologias de ponta como IoT, IA e wearables (dispositivos vestíveis).

 

O Melhor Serviço ao Cliente no Setor Financeiro

Os bancos e as instituições financeiras precisam oferecer serviços de qualidade e melhores experiências aos usuários para atrair mais clientes. Entretanto, lidar com grandes volumes de dados de diferentes pontos de contato com os clientes pode tornar as operações mais lentas ou interromper os serviços.

O edge representa uma oportunidade para esse setor melhorar o atendimento ao cliente, reduzir custos e garantir o compliance regulatório, particularmente nos tradicionais bancos de varejo. E, ao colocar os servidores em data centers mais próximos das operações, uma estrutura de edge computing proporciona informações mais precisas e atualizadas em tempo real, o que é crítico para manter os negócios financeiros em constante movimento.

Alguns dos casos de uso incluem o engajamento do cliente altamente personalizado até o nível individual, através da divulgação dos serviços e produtos financeiros relevantes; detecção e prevenção de fraudes em tempo real para proteger os clientes; soberania dos dados para fins de compliance, possibilitando a saúde financeira e o compliance dos bancos e a análise de dados para cibersegurança em tempo real.

 

Edge: As Fundações das Cidades Inteligentes

Apesar do desenvolvimento das cidades inteligentes estar ainda começando na América Latina, a Frost & Sullivan afirma que já podemos observar um progresso concreto no continente. Um enorme fluxo de dados é a base para a operação desses ambientes inteligentes. Portanto, na medida em que aumentam os dispositivos e os serviços conectados, haverá um maior risco de congestionamento da rede, o que poderia afetar o desempenho.

Sem dúvida, esse avanço em direção às cidades inteligentes demandará que adotemos um sistema de processamento de dados descentralizado no nível local, o qual cria a possibilidade da análise de dados rápida e ininterrupta, proporcionado às autoridades informações em tempo hábil e de forma relevante, bem como contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Nas cidades inteligentes, os casos de uso incluem a prevenção ou a redução de crimes e outros eventos desastrosos; melhor gerenciamento e conservação de recursos, incluindo energia, água e ar puro; otimização da gestão cívica (monitoramento do fluxo do tráfego, disponibilidade de espaços de estacionamento, gerenciamento da iluminação pública); transportes inteligentes e a habilitação de veículos autônomos inteligentes.

Como podemos ver, compreender e explorar o edge computing é particularmente útil, primeiramente para os líderes de TI que precisam entender e explicar para suas organizações onde está o valor da tecnologia e, em segundo lugar, para os líderes empresariais, especialmente no que se refere aos possíveis investimentos para melhorar os processos empresariais.

Está claro que o edge computing é essencial para atender às metas empresariais e é o primeiro passo para se ter benefícios do edge e das tecnologias modernas como 5G, IA, IoT, RA, mas você precisa lembrar que, no final, o edge é uma parte crítica de uma estratégia digital completa de uma empresa e ele precisa ser protegido, em escala, como um data center empresarial.

Há diversas vantagens técnicas e comerciais que impulsionam o edge computing para que ele se torne um pilar da estratégia digital da empresa. Se projetado, administrado e protegido adequadamente, ele possibilita desempenho, eficiência e redução de custos operacionais de outra forma inatingíveis, e abre oportunidades para novos modelos de negócios.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma