The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Os Três Fatores Viabilizando Agora a Adoção de 5G na América Latina

Fernando Garcia •

A Vertiv se associou à 451 Research para obter a visão das operadoras de telecom sobre a implementação das redes de 5G e de edge computing.  Mais de 100 tomadores de decisão de operadoras de telecom ao redor do mundo esboçaram quais serviços e tecnologias viabilizadoras mais afetarão o sucesso de suas implementações de 5G durante a próxima década.  Hoje, Fernando Garcia, Vice-Presidente e Gerente Geral da Vertiv América Latina, explora três desafios que o relatório levanta para a região:

 

O Caminho para a Implementação de 5G na América Latina

A primeira fase do lançamento do 5G na América Latina deve iniciar em 2019, mas a adoção total levará anos.

A maioria das conversas das operadoras de telecom na América Latina giram ao redor dos testes de 5G e das avaliações nos principais países como Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile.  De acordo com a nossa pesquisa em conjunto com a 451 Research, muitas dessas operadoras planejam seu primeiro lançamento para 2020, com implementações significativas até 2025.

O relatório identifica três facilitadores para o progresso em direção a redes 5G na região:

 

Atualizando a Atual Infraestrutura Física de Telecom

Atualizar a infraestrutura física de telecom existente é um viabilizador crítico para a implementação de 5G na América Latina. Isso significa que a aquisição de sites e os direitos de passagem precisarão ser resolvidos e a conectividade backhaul precisará estar pronta conforme os países constroem a infraestrutura para 5G.

A infraestrutura física também é crítica para o edge computing de multiacesso (MEC, a arquitetura padrão para edge computing conforme definido pelo grupo de MEC do Instituto Europeu de Padrões para Telecomunicações). Essa é uma área onde a América Latina teve um progresso importante: 40% dos pesquisados estão implementando infraestrutura de MEC antes da implementação de 5G.  A Vertiv está envolvida com diversas dessas implementações para operadoras como a Telcel, Claro, Vivo (Telefónica) e Tigo (Millicom).

Dada a quantidade e a densidade das áreas urbanas e dispersão nos cenários mais rurais, a infraestrutura para edge computing de multiacesso depende fortemente do monitoramento e controle remotos. As operadoras na região têm um incentivo para identificar estratégias para otimizar seus custos operacionais, e usar softwares e monitoramento remoto são ótimas maneiras de alcançar essas otimizações.

 

Entendendo os Complexos Regulamentos para Infraestruturas de Rede

O cenário regulatório na América Latina é complexo.  Não há um corpo ou agência reguladora regional que possa orientar a consistência e fazer recomendações para a infraestrutura das redes 5G nos diferentes países.

Por isso, as operadoras precisam se preparar para um longo processo de obtenção de licenças de espectro de rádio e de alvarás municipais para a implantação de antenas.  Precisamos aprender com a nossa experiência nas implementações de 3G e 4G, já que o 5G demandará ainda mais densidade de antenas.

Ao mesmo tempo, aquisição de sites, direitos de passagem e conectividade backhaul dependem de regulamentos federais e municipais que são muitas vezes fragmentados e inconsistentes ao longo da região. Isso requer um entendimento minucioso do cenário regulatório para ajudar a navegação no sistema.

 

Investimentos em Infraestrutura de Data Centers e de Rede

Projetos de infraestrutura de data centers na América Latina representam um mercado maduro e desenvolvido.  Como exemplo, a certificação de Tier do Uptime Institute tem muito mais penetração entre as instalações da América Latina do que entre as localizadas nos EUA ou na região da Europa, Oriente Médio e África.

Na América Latina, o mercado visa principalmente enterprises e empresas B2B.  Por outro lado, 5G é em parte um mercado orientado para consumidores e, portanto, altamente dependente das receitas por unidade, da acessibilidade econômica dos smartphones e da capacidade das operadoras em fazer investimentos de capital (CAPEX) em redes e infraestrutura de telecom.

Para fomentar um infraestrutura robusta de data centers que dê suporte ao 5G, a região precisará investir em infraestrutura de rede, implementar medidas de eficiência energética para estimular a lucratividade das operadoras e trabalhar na adoção de smartphones e no acesso à internet pelos consumidores.

 

A mudança para 5G na América Latina demandará atualização da infraestrutura física, ter a compreensão do complexo cenário regulatório e investir em infraestrutura de data centers e de rede.  Para assistência no planejamento da infraestrutura para 5G, contate a Vertiv.

 

Para ler o relatório completo, acesse Vertiv.com/5GReportPT.

Conteúdo Relacionado

O Vocabulário do 5G Image

Infográfico

O Vocabulário do 5G
Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma