The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

A Evolução do Edge Computing: Uma Nova Era para o Canal de Vendas de TI

Não é exagero dizer que a incerteza permanece sendo uma nova moeda global. O que isso significa para a infraestrutura de TI por trás de revolução de edge computing?

Quando pensamos sobre os impactos que a pandemia teve sobre o cenário tecnológico, temos que reconhecer como 2020 destacou o papel central assumido pela digitalização - tanto no comércio quando em nossas vidas diárias. O que fazíamos antes do Microsoft Team e do Zoom, do WebEx e Skype? E qual papel acreditamos que a digitalização vá ter no futuro?

De acordo com uma Pesquisa da IDC Buyer , realizada em cinco sub-regiões Europeias e cinco setores verticais, o impacto da COVID-19 em determinados investimentos corporativos tendia a ser positivo. Mais do que 50% dos participantes, por exemplo, disseram isso sobre a Tecnologia para Colaboração.

Por outro lado, estamos vendo resiliência na forma de tecnologias inovadoras. Em março, o IDC publicou sua previsão sobre como as despesas com TICs em relação ao PIB seriam afetadas, medidas pelo crescimento ano a ano. De acordo com suas estimativas, as despesas nucleares de TIC serão mais afetadas do que foram na recessão global de 2008 ("despesas nucleares de TIC" excluem novas tecnologias aceleradoras de inovação, como IoT, robótica, RA/RV e impressoras 3D), mas o total de despesas de TIC (contando com essas tecnologias) será menos afetado.

Nesse contexto, estamos vendo algumas tendências importantes tomando vulto no cenário de compras de infraestrutura de TI, sobretudo a acelerada mudança para o Edge Computing.

Sabidamente difícil de ser definido, o Edge da rede é, na verdade, pelo menos três coisas. Há o Edge Legado, que é a computação de propriedade empresarial passando para colocation e cloud público; o Edge Geográfico, o qual dá suporte ao fluxo unidirecional de dados das redes primárias de distribuição de conteúdo e o Edge Dinâmico, o qual dá suporte ao fluxo bidirecional de dados que vimos após a explosão dos novos dispositivos de IoT, principalmente em locais urbanos.

O Home Office é o Novo Edge da Rede

Um dos efeitos da pandemia é que o home office se tornou intrinsicamente um destino do edge da rede. Em razão da mudança para o trabalho remoto, o edge computing será uma área na qual veremos melhorias como resultado das novas práticas de trabalho. De fato, mais investimentos no Edge - como em maiores redes de distribuição -, podem ter ajudado a mitigar alguns dos problemas de largura de banda que vimos durante o lockdown.

Três Tipos de Edge da Rede: Três Oportunidades de Crescimento

O Edge Legado apresenta uma oportunidade para a computação local fazer o retrofit das aplicações legadas que não podem ser mudadas para a nuvem. O Edge Geográfico em cidades de nível 2 e 3 (populações de 20 a 100 mil habitantes) dá suporte ao fluxo de dados das redes de distribuição de conteúdo, o que ajudará a aliviar os gargalos quando milhares de pessoas estiverem baixando vídeos. O Edge Dinâmico dá suporte ao fluxo bidirecional de dados que se seguiu à explosão dos novos dispositivos de IoT principalmente em locais urbanos. Isso demandará novos tipos de capacidade de data center implementados mais perto dos usuários finais - mais provavelmente na forma de infraestrutura de data center modular e pré-fabricada em razão de velocidade e padronização e, em muitos casos, a garantia adicional da confiabilidade da testagem em fábrica.

Se o panorama macro parece ser esse, por que os clientes estão gastando no Edge da Rede? Bem, empresas em diversas verticais estão investindo na digitalização para competir em seus mercados de forma mais eficaz e muito dessa digitalização precisa acontecer perto do usuário fora do espaço do data center central.

Escalando o Edge da Rede e Investindo no Data Center Central

600x800-data-center-2025-report-cover_314744_0.jpg"

Para quantificar a oportunidade, no final do ano passado, a Vertiv publicou seu White Paper Data Center 2025: Mais Próximo do Edge. Dentre os mais de 800 líderes do setor com os quais a Vertiv conversou, 20% dos que tem sites de Edge preveem que o número de sites de Edge para os quais darão suporte aumentará em 400%.

Tanto no espaço central quanto no white space, vemos os mesmos desafios em relação à Escala, Velocidade e Complexidade. Considerando a construção do edge da rede, onde os clientes buscam suporte? Quando consideramos um cliente com diversos sites de Edge, cada um deles com uma pequena quantidade de racks, mas mesmo assim críticos para os negócios, a velocidade de implementação em diversos sites em pequenas quantidades é crítica para que eles escalem com confiança. A fase de implementação é importante, entretanto, a flexibilidade para customizar antecipadamente e ter suporte local no campo é um diferencial.

Da mesma forma, abundam oportunidades no white space dos data centers de core. De acordo com a 451 Research a partir do Q3 de 2019 - a metragem quadrada operacional de um Data Center de Múltiplos Locatários, ou Multi-Tenant, (MTDC) deve ultrapassar os 200.000.000 de metros quadrados em 2023 - o dobro do que era há uma década.

Por que os clientes estão gastando em white space central? Algumas razões: para poder alavancar uma economia de escala (imóvel, infraestrutura e expertise), em geral proporcionada dentro das instalações de colocation, para que possam reduzir os custos de dar suporte a uma base interna de capacidade técnica e possam, então, gerenciar as arquiteturas de cloud híbrido, cobrindo uma mistura de sites locais (on-premises) e fora de locais (off-premises) dando suporte a sua base de usuários.

E nos data centers de core há, também, desafios de escala, velocidade e complexidade. A quantidade de racks varia da casa das dezenas até a casa dos milhares em locais estratégicos densos. Considere o prazo pequeno que é necessário em uma implementação de uma infraestrutura de TI importante, normalmente em um final de semana.

Os parceiros do canal de vendas podem ajudar seus clientes passar por esses desafios combinando a sua expertise com fornecedores sólidos e experientes. Infraestrutura crítica de TI, constituindo os pilares de qualquer instalação confiável, demanda mais do que simplesmente os componentes de racks, PDUs, UPS, refrigeração e gerenciamento remoto - ela precisa de uma abordagem flexível de fornecedores que possam entregar produtos padronizados em grande escala em qualquer lugar e soluções feitas de acordo com o pedido e com pessoal de serviços em todos os lugares.

Pensando sobre onde estamos em 2020, fica claro que o investimento em digitalização permanece inalterado. Durante os últimos meses, a tecnologia e o TI destacaram-se como a espinha dorsal de nossa sociedade, mantendo as pessoas conectadas e as empresas funcionando. Embora estas tendências de digitalização não sejam novas, fomos jogados rapidamente para a frente, onde tudo o que é digital se tornou essencial. Empresas e instituições que queiram aproveitar a oportunidade digital precisam começar a revisar hoje a sua infraestrutura crítica e o Edge Computing terá, definitivamente, um dos papéis principais.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma