The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Parceiros

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Gerenciando a Onda de Calor do 5G com o Controle de Climatização Inteligente

Blog da Série: Controle Vertiv™ NetSure™

Anders Lundgren •

É fácil ficar anestesiado com a evolução das tecnologias de telefonia celular. Os comerciais são onipresentes, prometendo a maior, a mais rápida, a mais confiável rede 3G ... 4G ... e agora 5G, sem sequer um aceno para os importantes avanços tecnológicos que esta última evolução requer.

A verdade é esta: O 5G é diferente.

Brian Partridge, VP de Pesquisas da 451 Research, chamou o 5G do “upgrade de rede mais impactante e mais difícil jamais enfrentado pelo setor de telecomunicações”, e ele está certo. As redes 5G não estão apenas sendo desenvolvidas a partir de equipamentos e infraestrutura existentes. Elas são algo totalmente novo – um híbrido sofisticado das tecnologias tradicionais de telecom e de TI que não existia há cinco anos e que exige investimentos gigantescos hoje em implementações de TI.

As operadoras de telecom e os engenheiros de rede sabem disso. Elas têm lutando com os desafios práticos do 5G por anos – tudo, desde a aquisição de imóveis até as disparadas demandas por energia e os perfis térmicos drasticamente diferentes em seus sites.

O fato é: os sites de 5G demandam servidores e equipamentos de TI adicionais em sites da rede que nunca foram feitos com o intuito de alojar tais equipamentos. Esses servidores são sensíveis à temperatura e à umidade e geram calor próprio que precisa ser removido para evitar a falha dos servidores. Calor e umidade não são um desafio novo para as teles, que normalmente lidam com a corrosão devida ao excesso de umidade dentro e ao redor de equipamentos na rede de acesso. Mas servidores acrescentam calor adicional e são ainda mais sensíveis ao calor e à umidade.

Os atuais sites de telecom mais inteligentes demandam uma infraestrutura de refrigeração e um sistema de controle de climatização mais inteligentes. Na Vertiv, estamos enfrentando essa questão com uma tecnologia, pendente de patente, chamada Controle de Climatização Inteligente (ICC). Ela funciona assim: a unidade de ICC ajusta automaticamente a temperatura e a velocidade do ventilador com base nos níveis internos de umidade para que ela fique igual aos níveis de umidade desejados do equipamento e otimiza as condições operacionais dentro de um gabinete ou invólucro externo de telecom – ao mesmo tempo em que está em conformidade com as normas para equipamentos ETSI 300 019-1-3 (internos) e ETS 300 019-1-4 (externos).

A unidade de ICC também funciona perfeitamente com a Unidade de Controle Vertiv™ NetSure™ (NCU) para dar suporte e informar os recursos de monitoramento local e remoto da NCU. Já escrevemos sobre tudo o que a NCU pode fazer em blogs anteriores, e ela é uma ferramenta poderosa quando pareada com outras tecnologias inteligentes. Nesse caso, o ICC fornece dados sobre as horas de operação do ventilador, alarmes do ventilador, testes de funcionalidade do ventilador, filtros entupidos e testes do aquecedor, permitindo que as equipes de serviços aproveitem a funcionalidade remota da NCU para planejar manutenções rotineiras para as redes de acesso via rádio (RAN) e minimizar a necessidade de visitas emergenciais aos sites.

Implementados nos invólucros externos Vertiv™ NetSure™ Série M  para equipamentos de rádio de 5G e de TI de edge, o ICC aumenta a capacidade de refrigeração para os equipamentos de 5G e contribui para a eficiência energética geral do sistema. Alavancando o Controle de Climatização Inteligente com soluções de filtro de ventilador de alta capacidade e energeticamente eficientes, melhor ventilação das baterias e compatibilidade com baterias de íon-lítio, o NetSure Série M entrega a melhor eficiência em sua classe. De fato, o ICC na série M foi homenageado Ouro na categoria Equipamentos de Roteamento e Distribuição na premiação Cabling Innovators Awards deste ano.

800x450-global-inovators-award_366530_0.jpg

Os lançamentos de 5G estão se acelerando ao redor do mundo, e o 6G já está quase na porta. Embora os detalhes sobre as futuras gerações de tecnologia celular possam estar fora do nosso alcance hoje, uma coisa é certa: a necessidade de computação ao longo da rede apenas aumentará. Os gabinetes e invólucros elétricos à prova de intempéries de telecom tradicionais nos levarão somente até um determinado lugar. Tecnologias como o Controle de Climatização Inteligente são essenciais para construir redes baseadas em TI preparadas para o futuro, capazes de atender às necessidades dos consumidores e das operadoras hoje e no futuro.

Como a sua organização está administrando a mudança no perfil térmico dos sites de 5G?

Os invólucros externos Vertiv™ NetSure™ Série M estão disponíveis na região EMEA.

PARCEIROS

Selecione o seu país e idioma