The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Otimismo Absurdo, Pessimismo Cético ou Realismo Prático? Aprofundando-se nas Projeções para Energias Renováveis no Data Center 2025

Algumas pessoas que leram o relatório Data Center 2025: Mais Próximo do Edge, foram surpreendidos pelo fato de que os mais de 800 profissionais de data centers pesquisados em todo o mundo previram que um pouco mais do que um quinto (21%) da energia total consumida pelos data centers em 2025 será eólica ou solar. Eles vêem poucos indícios de que a indústria esteja bem posicionada para alcançar essa projeção.

Mesmo assim, se comparado às respostas dadas à esta mesma questão em 2014, essa projeção parece tímida. Naquele momento, previa-se que somente a energia solar atenderia a um quinto (22%) das necessidades de energia dos data centers em 2025, com outros 12% vindos de energia eólica.

Esse é um caso de "Pico de Expectativas Infladas" caindo para o "Fosso da Desilusão" conforme descrito pelo Ciclo Hype da Gartner - com o potencial para entrar agora no "Platô da Produtividade" antes de 2025? Ou, continuaremos a reduzir as expectativas conforme chegamos perto de 2025?

Baseado nas tendências ocorrendo hoje, acredito que o primeiro é mais provável que o último. Atingir a meta de um em cada cinco kW/hora de energia elétrica consumida pelos data centers sendo oriundos de energia solar e eólica até 2025 é realista e factível.

O Que Está Nos Segurando?

A necessidade dos data centers de estar sempre energizados e suas necessidades relativamente altas de energia apresentam desafios no uso direto de energias renováveis. Enquanto a tecnologia de energia solar deu passos importantes em relação a eficiência, e tanto a energia solar quanto eólica se tornaram mais competitivas em relação a custos comparadas com as fontes de energia tradicionais, essas tecnologias ainda estão amadurecendo e são vistas como arriscadas - e impraticáveis - por diversas operadoras de data centers. Reduzir a pegada de carbono da indústria de data centers é uma prioridade alta, mas não pode vir às custas da disponibilidade de energia confiável.

A grande maioria dos data centers continuará a depender da energia vinda das utilidades e, apesar da disponibilidade da energia renovável na rede elétrica estar crescendo, parece improvável que a indústria possa depender totalmente da rede elétrica para alcançar a marca de 20% em 2025. Como referência, aproximadamente 3% da energia gerada globalmente em 2018 foi solar e apenas 60% disto é em escala de utilidades. Seis por cento da energia global em 2018 foi gerada pelo vento.

O futuro das energias renováveis fica ainda mais nebuloso pelas incertezas em relação aos incentivos governamentais. A União Européia, por exemplo, através de sua Diretiva para Energias Renováveis, se comprometeu em ter 32% do consumo bruto de energia vindo de fontes de energia alternativas até 2030. Por outro lado, os Estados Unidos e a China estão acabando com os subsídios dados para estimular o desenvolvimento de energia eólica. A tecnologia amadureceu ao ponto de ser competitiva em custos com as fontes tradicionais de energia sem receber subsídios? O armazenamento de energia por baterias em escala de rede elétrica pode ter um papel significativo na integração das energias renováveis ao ajudar no nivelamento dos custos da energia.

Como Estamos Avançando

Os principais desenvolvedores de data centers assumiram um forte compromisso de alimentar seus data centers com energias renováveis e estão sendo pioneiros em abordagens e aproveitando sua escala para forçar um caminho que tem o potencial para aumentar o uso geral de energias renováveis pelos data centers globalmente.

Os Contratos de Compra de Energia (PPAs) surgiram como um veículo crucial para o aumento do consumo de energias renováveis pelos data centers. Esse consumo pode ser considerado indireto, ao invés de direto, pois ele disponibiliza aos data centers, através dos contratos, os recursos das energias renováveis integrados à rede elétrica. Atualmente, os PPAs geralmente representam a melhor alternativa para aumentar o consumo de energias renováveis e podem servir para impulsionar novos desenvolvimentos das fontes de energia renováveis em escala para a rede elétrica, particularmente quanto utilizados por grandes desenvolvedores.

Diferente dos Créditos de Energia Renováveis (RECs), que representam os atributos de energia limpa que as renováveis têm, mas não são uma compra direta de energia, os PPAs permitem que operadoras, onde possível, comprem a energia limpa distribuída juntamente com os RECs nela embutidos.

Isso é mais fácil de ser alcançado em mercados competitivos de varejo de energia, como a Europa (onde também temos um alto percentual de fontes de energia renováveis disponíveis em diversas áreas). É mais complexo em áreas onde o mercado varejista é regulado, mas ainda é possível através de um acordo de swap com taxas fixas e variáveis, como descrito no white paper da Google "Alcançando 100% da nossa meta de compra de energias renováveis e indo além".

PPAs e RECs estão sendo usados hoje por diversos dos principais desenvolvedores, incluindo a Google, a Equinix e a Digital Realty, para acelerar o cronograma para alcançar as ambiciosas metas de energias limpas conforme outras estratégias são buscadas. Entretanto, elas são mais do que estratégias de curto prazo. Elas se tornarão menos necessárias conforme aumentar o percentual de energias renováveis na rede elétrica, mas para as organizações que assumem o compromisso com 100% de energia renovável, elas continuarão a ser usadas no longo prazo para compensar as inevitáveis lacunas na disponibilidade de fontes renováveis suficientes.

Com esses grandes players respondendo por um percentual cada vez maior da capacidade total de data centers, e, portanto, da energia para os data centers, seu compromisso com energias renováveis e o uso de PPAs elevará o percentual de energia para os data centers vinda de fontes renováveis, ao mesmo tempo em que também incentivam as concessionárias a acrescentar mais energia renovável à rede elétrica.

Micro redes elétricas podem também ter um papel em complementar diretamente as energias renováveis disponíveis na rede elétrica. Essas plantas de geração ou armazenamento nos sites e conectadas à rede elétrica estão sendo promovidas para permitir aos data centers ter maior controle sobre os custos da energia, reduzindo a demanda pico. Painéis solares são ideais para as micro redes elétricas, proporcionando às operadoras tanto energia com custo mais baixo quanto a capacidade de fornecer diretamente uma parte do percentual dos requisitos de energia do data center através de energias renováveis.

Os PPAs e as micro redes elétricas são suficientes para que a previsão dos participantes da pesquisa Data Center 2025 se concretize? Eles podem muito bem ser - se as operadoras de data center continuarem comprometidas com a energia limpa e trabalharem com seus parceiros na área de utilidades para impulsionar o desenvolvimento de projetos de energias renováveis com escala para atender às utilidades. Sim, a indústria é uma consumidora significativa de eletricidade, mas ela também se tornou uma força de mudança nessa área.

Para saber mais sobre tendências para energia de data centers, inscreva-se para nosso webcast - Data Center 2025 - Um Edge Distribuído se Encontra com uma Rede Elétrica Distribuída.

  

Assine nosso blog e se mantenha informado sobre as últimas tendências, tecnologias e novidades.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma