The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Parceiros

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Destacando as Vantagens das Baterias de Íon-Lítio para UPSs (e Desconstruindo um Mito)

Quando comparadas às baterias VRLA, há muito o que gostar sobre a baterias de Íon-Lítio:
  • Maior vida útil - até 2x
  • Menos peso - mais fácil de instalar
  • Menor tamanho - mesmo desempenho (potência) em uma embalagem menor
  • Tempo de recarga mais rápido - menos tempo para estar pronto para outra falha na energia
  • Até 50% de economia no Custo Total de Propriedade (TCO)
  • Capaz de suportar temperaturas de operação mais altas
  • Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS) integrado - monitoramento remoto
  • Verde - Mais segura para o Meio Ambiente

Íon-lítio é um divisor de águas em tecnologia de baterias no que se refere a sistemas de fonte de alimentação de energia ininterrupta (UPSs). Embora as baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula (VRLA) tenham atendido bem à indústria por décadas, os benefícios do uso de baterias de íon-lítio em sistemas UPS são simplesmente muito grandes para ser ignorados.

Maior duração, menos manutenção

Baterias de íon-lítio duram até o dobro do que as baterias VRLA. Enquanto a vida útil de uma bateria de VRLA seja normalmente entre 3 a 5 anos, as baterias de íon-lítio de UPSs podem durar de 8 a 10 anos (ou mais) - em geral, por tanto tempo quanto o próprio UPS. Isso pode significar que você nunca precise trocar a bateria durante toda a vida do UPS, o que economiza em custos operacionais e reduz os riscos de downtime durante manutenção. Além disso, as baterias de íon-lítio podem resistir a mais ciclos de carga/descarga do que as baterias VRLA: 3.000 a 5.000 ciclos vs. 200 a 500 ciclos - o que novamente resulta em 8 a 10 anos de vida das baterias de íon-lítio.

Temperaturas mais altas, sem perda de desempenho

Baterias de íon-lítio podem também suportar temperaturas mais altas do que as baterias VRLA sem perda de desempenho. Acima de 25°C, para cada incremento de 15°C na temperatura, as baterias VRLA perdem quase a metade de sua expectativa de vida, levando a uma degradação significativa no desempenho. As baterias de íon-lítio podem funcionar a temperaturas de até 40°C (104°F) sem problemas no desempenho. Isso significa que é possível usar UPSs com baterias de íon-lítio em ambientes menos tradicionais, mais severos (p.ex., aplicações industriais e no edge).

Menores, mais leves, mais flexíveis

Baterias de íon-lítio são também de 40 a 60% mais leves do que as VRLA semelhantes e aproximadamente 40% menores em tamanho. Isso torna o UPS e suas baterias muito mais fácil de instalar em racks, ou outro lugar, proporcionando flexibilidade em termos das opções de instalação. O tamanho menor das baterias de íon-lítio também possibilita às empresas obter muito mais autonomia na mesma quantidade de espaço - ou a mesma autonomia em um espaço menor. Com o edge computing e os data centers menores em evidência, isso pode fazer uma diferença importante na proteção dessas aplicações.

Recarga mais rápida

Após ter sido usada para fornecer energia de backup, a bateria do UPS precisa ser recarregada o mais rápido possível, até sua capacidade total. Enquanto as baterias VRLA podem levar até 12 horas para carregar de 0 a 90% de sua capacidade total de autonomia, as baterias de íon-lítio levam apenas de 2 a 4 horas. Isso reduz o risco geral de passar por outra falta de energia elétrica antes do que as baterias dos seus UPSs estejam completamente carregadas.

Sistema de gerenciamento de baterias (BMS) integrado

Ao contrário das baterias VRLA, as baterias de íon-lítio possuem um sistema de gerenciamento de baterias (BMS) integrado que protege as células da bateria contra problemas de temperatura, corrente ou subcarga/sobrecarga. O BMS otimiza a ação de carga das baterias continuamente, para maximizar o desempenho e aumentar a vida das baterias.

Menor Custo Total de Propriedade

Baterias de íon-lítio podem entregar economias no custo total de propriedade de até 50% durante sua vida devido a diversos fatores:

  • Maior vida útil vs. baterias VRLA tradicionais
  • Capacidade de suportar mais ciclos de carga/descarga e temperaturas mais elevadas
  • Custos de manutenção reduzidos - sem substituição de baterias em circunstâncias normais
  • Menor footprint - reduz a necessidade de espaço e os custos de instalação
Desconstruindo o Mito:
Sim, baterias de íon-lítio são seguras!

Talvez você já tenha ouvido preocupações sobre as baterias de íon-lítio pegarem fogo espontaneamente e está preocupado com a segurança da tecnologia. As baterias que tiveram esse tipo de problema de sobreaquecimento, conhecido como fuga térmica, são geralmente usadas em telefones celulares e patinetes elétricos, e são bem diferentes daquelas usadas em sistemas UPS.

Uma grande diferença reside na embalagem da célula de bateria usada em baterias de íon-lítio para UPSs: A embalagem é feita para proporcionar uma camada adicional de segurança ao poder conter qualquer calor excessivo causado pela fuga térmica. Existem vários padrões e certificações para garantir que um dado sistema de baterias inclua tais recursos de segurança.

Na América do Norte, o UL1973 se aplica aos compostos químicos e aos invólucros de baterias usadas em sistemas para utilização em UPSs e outras aplicações "estacionárias". Da mesma forma, o padrão UL1642 para Baterias de Lítio define especificações para reduzir os riscos de fogo ou explosão.

Outros padrões internacionais incluem o IEC62133, um padrão da Comissão Eletrotécnica Internacional, o qual cobre testes e operações com baterias de íon-lítio, e o UN38.3, um padrão das Nações Unidas que cobre o transporte de baterias.

Vertiv: Sua Escolha para UPSs com Íon-Lítio

O ponto é: não há falta de padrões e melhores práticas para garantir a fabricação e o uso seguro de baterias de íon-lítio para sistemas UPS. Apenas certifique-se de que seu fornecedor de UPS esteja atualizado em todos os padrões e que seus produtos estejam em conformidade com eles.

A Vertiv, por exemplo, está em total conformidade com todos os padrões mencionados acima - e mais.

PARCEIROS
Overview
Comprar Produtos e Serviços

Selecione o seu país e idioma