The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Começando a Trajetória Profissional: Escolhendo uma Carreira na Indústria de Data Centers

O setor de tecnologia é um dos setores mais exigentes, mas também mais gratificantes, para se trabalhar - das mais recentes inovações até os salários generosos oferecidos nessa indústria, há muitas oportunidades para expandir as competências em TI; o que, por sua vez, leva a possibilidades de promoções e aumentos salariais. No entanto, com uma infinidade de disciplinas diferentes para escolher, como você determina qual função se adapta melhor à sua experiência e interesses?

Com diversas instituições acadêmicas oferendo diplomas de especialização, bem como empresas oferecendo estágios, há diversas trajetórias de carreira possíveis para seguir. Desde considerar qual caminho escolher (começando como estagiário e, então, assumindo tarefas entre departamentos) até reconhecer as qualificações relevantes para o seu emprego escolhido, as suas opções não são limitadas - com muito suporte e recursos disponíveis para ajudá-lo a encontrar a posição certa que complementa os seus conhecimentos.

Reconhecendo as tendências da indústria

Trabalhar no dinâmico mercado de tecnologia significa precisar manter-se atualizado com os novos lançamentos e compreender como isto impacta o seu setor - então, por exemplo, se há um aumento de demanda em um serviço empresarial em particular, você precisa responder rapidamente, por exemplo, tendo mais servidores para acomodar mais armazenamento em disco. De acordo com o Vice-Presidente Sênior para Pesquisa em Sustentabilidade, Telecom, Redes, Consumidor e Infraestrutura Empresarial do IDC, Vernon Turner, há quatro principais tendências na indústria de redes de data centers:

  • Cloud computing
  • Analytics de Big data
  • Mobilidade
  • Empresas de Redes Sociais

Além disso, ao antecipar qualquer tendência você tem uma vantagem - já que pode construir seu conhecimento e, portanto, ficar na frente dos concorrentes. Com cada vez mais gente disputando cargos cobiçados na indústria de tecnologia, isso significa que muitos empregadores tiveram que tornar o processo de contratação muito mais difícil - desde a atribuição de avaliações complexas à condução de entrevistas em vários estágios.

Como resultado, possíveis funcionários precisam ampliar suas qualificações - não apenas precisando de histórico acadêmico e vocacional excelente, mas também possuindo qualidades únicas para se diferenciar dos outros candidatos. Enquanto qualquer um pode aprender através de material educacional e eventos históricos, fazer um esforço extra para pesquisar e prever as tendências da indústria lhe colocará em uma boa posição - já que o seu conhecimento especializado beneficiará a empresa quando desenvolver futuros produtos, mas também mostra o seu ativo mais importante: que você vê um futuro na empresa e como você pretende modelar a sua carreira dentro da indústria de data centers.

Competências Transferíveis

O primeiro atributo que você precisará - para qualquer emprego - é ter um interesse genuíno em sua profissão. Você está mais propenso a ficar nos bastidores, sendo um engenheiro de data center? Ou talvez você prefira interagir com clientes e ser um gerente técnico de projetos de data center? Determine suas fortalezas e pontos fracos, assim você pode filtrar os seus talentos na função adequada. Embora você possa ter uma ideia sobre o seu emprego preferido, hoje em dia é comum que alguns cargos requeiram responsabilidades multifuncionais.

Você pode ser solicitado a demonstrar qualidades quantitativas e qualitativas - então, é importante ter uma ampla compreensão sobre dados, bem como ser capaz de conduzir uma pesquisa profunda. Por exemplo, o cargo de técnico de data center muitas vezes inclui diversas responsabilidades diferentes, proporcionando suporte vital para uma equipe. Algumas tarefas incluem identificar e resolver todas as falhas, garantindo que o equipamento esteja configurado corretamente, bem como manter as diretrizes das melhores práticas (o que algumas vezes pode demandar comunicação com o cliente). Entretanto, devido à natureza contínua do data center, não é raro haver turnos de trabalho - então, garanta que sua agenda é flexível pois você pode precisar trabalhar a noite. Além disso, podem ocorrer emergências a qualquer momento (como recuperação de dados) - então, esteja preparado para ser chamado em horas não convencionais!

Sobretudo, você precisa ter excelente habilidade de comunicação - já que comunicar qualquer tipo de problema é imperativo para garantir o funcionamento tranquilo de um data center. Dar suporte a vários membros da equipe, bem como estar em contato direito com seus supervisores, contribui para uma excelente rede de suporte; e dados os vários elementos envolvidos em um ambiente de data center, é crucial que você possa estar presente e ajudar com uma tarefa normalmente realizada por outro membro da equipe.

Certificações

Graças a maior popularidade do setor de tecnologia, há muitas de oportunidades de aprendizado disponíveis - tanto on-line quando off-line. Muitas empresas estão sempre buscando expandir sua base de clientes, o que normalmente é alcançado através da expansão de seus serviços - com os empregadores oferecendo aos seus funcionários a chance de se inscrever em um curso e obter a certificação relevante. É certamente uma grande iniciativa, já que acrescentar mais competências ao curriculum resulta em mais responsabilidades - levando a um salário melhor e a posições gerenciais.

A rota tradicional de obter um diploma em software é em geral favorecida, já que cobre uma grande variedade de competências - então, ao começar uma carreira no data center, permite que o colaborador ajude em uma diversidade de departamentos e, portanto, possibilitando que ele determine quais elementos da profissão em data center está mais inclinado a querer aprender mais.

Aqui estão as certificações mais comuns em data centers obtidas por aqueles começando:

Profissional Certificado em Gestão de Data Centers (CDCMP)
O treinamento cobre assuntos fundamentais como gestão de data centers, bem como questões básicas de design, enquanto a unidade profissional recomenda tópicos de gestão (facilities, procedimentos) e estratégias de negócios. Proporcionada através de uma empresa global de treinamento, a CNet Training, outras certificações incluem Profissional Certificado em Design de Data Centers (CDCDP) e Profissional Certificado em Energia de Data Centers (CDCEP), e muitas mais.

Profissional Certificado em Redes Cisco (CCNP) para Data Centers
Considerado por muitos na indústria de data centers como o padrão de ouro, ter uma credencial de Profissional Certificado em Redes Cisco (CCNP) para Data Centers é uma das certificações mais disputadas. Como uma das credenciais mais respeitadas por todos, ela visa especificamente soluções e arquitetos de tecnologia - desenvolvida para candidatos com três a cinco anos de experiência em tecnologias da Cisco.

Profissional Certificado 5 em VMware - Virtualização de Data Centers (VCP5-DCV)
Amplamente reconhecida tanto pelos aspectos de sua rede tradicional de data center e gerenciamento de nuvem, os candidatos estudando para essa certificação devem compreender totalmente o Sistema de Nomes de Domínio (DNS), bem como precisam saber como instalar, gerenciar e dimensionar ambientes VMware vSphere (é recomendado ter pelo menos 6 meses de experiência com tecnologias de infraestrutura VMware antes de fazer a avaliação para VCP5-DCV).

Embora haja inúmeras certificações que podem ser obtidas - como a de Consultor em Design de Data Center BIC SI (DCDC) - as três mencionadas acima são as mais conhecidas e reconhecidas por sua reputação de primeira linha. Entretanto, esse é apenas um ponto de partida, e é completamente dependente da sua experiência e qual área de especialização você escolher para trabalhar.

Progressão de Carreira

Assim como a tecnologia está sempre avançando, os data centers estão continuamente evoluindo para atender aos padrões da indústria e de seus clientes. Desde sustentabilidade até eficiência, várias disciplinas envolvidas estão se tornando mais complexas, o que significa que a progressão de carreira dentro do ambiente de data center é tudo menos padrão. Como mencionado antes, mostrar competências transferíveis de forma a permitir que você empreste seus serviços para diversos departamentos, está se tornado cada vez mais importante, o que, por sua vez, pode trazer para você oportunidades para posições de gestão especializadas.

Abaixo está uma seleção de cargos na indústria de data centers para os quais você pode progredir:

Engenheiro de Testes de Data Center
Tendo a tarefa de configurar ambientes para testar soluções de redes e de computadores dentro do data center, ao mesmo tempo em que expõe qualquer problema e identifica os principais fatores que contribuem para ele.

Técnico Ambiental e de Segurança de Data Center
Dando suporte e monitorando as várias atividades relacionadas ao meio-ambiente, à saúde e à segurança dentro de um data center, é sua responsabilidade investigar qualquer problema de segurança ao mesmo tempo em que conduz os treinamentos ambientais.

Arquitetos de Infraestrutura
Responsáveis pelo design do data center, os arquitetos de infraestrutura em geral cuidam de todos os serviços de suporte como refrigeração e alimentação de energia - enquanto os gerentes de projeto garantem que todas as instalações sejam mantidas adequadamente.

Gerente de Data Center
Supervisionando a operação geral das instalações, é imperativo que os gerentes de data centers tenham uma grande amplitude de conhecimento sobre todas as coisas relacionadas ao data center - desde entender de redes e sistemas operacionais até conhecer os protocolos e processos certos.

Engenheiro Elétrico, P&D de Data Center
Trabalhando em uma equipe que ajuda a projetar e construir as tecnologias de software, hardware e de rede, seu papel como engenheiro de hardware o leva a desenvolver pequenos projetos até a fabricação em grande volume.

Planejador/Planificador de Manutenção do Data Center
Como planejador/planificador de manutenção do data center, você está envolvido na comunicação interna bem como em manter o contato regular com clientes. Ao planejar requisitos para clientes e gerenciar os ciclos de vida completos do projeto, você garante a execução eficiente de vários processos de planejamento e agendamento - e além disso, proporciona o conhecimento relacionado aos equipamentos e a expertise técnica para melhorar as tarefas da manutenção preventiva.

Engenheiro de Sistemas de Controle do Data Center
Esse cargo normalmente requer ao mesmo 10 anos de experiência, bem como um diploma relevante, com experiência em infraestrutura crítica como automação industrial, sistemas SCADA e PLCs. Proporcionando suporte técnico para as equipes de engenharia e de operação, suas responsabilidades incluem resolver todos os assuntos relacionados aos controles elétricos críticos em conjunto com resolver todos os problemas relacionados a gestão de fornecedores e compras.

Quer você escolha ser um Especialista em DCIM devido ao seu interesse em infraestrutura ou prefira ser um programador interno dedicado, há uma série de qualificações acadêmicas e vocacionais para ajudá-lo alcançar o seu objetivo de carreira desejado. Normalmente, o staff é dividido em duas categorias - uma equipe consiste de gerentes de implementação (atendendo aos requisitos de novos clientes) com o suporte de engenheiros (que cuidam da instalação e do cabeamento). A equipe operacional é encarregada da configuração e manutenção do equipamento após instalado e consiste de colaboradores sêniores especializados em áreas como armazenamento e backup, gerenciamento de base de dados, bem como representantes de atendimento ao cliente.

O dia de um colaborador de data center nunca é rotineiro e, algumas vezes, pode ser estressante - porém a amplitude das competências estudadas pode ser adquirida muito rapidamente. Isso permite que você atinja um nível sênior relativamente rápido enquanto desenvolve uma boa compreensão das áreas especializadas; e como dois clientes nunca são iguais, eles servem como um campo fértil para os colaboradores de data center buscando crescer tanto profissional como pessoalmente. Como um setor que continua a crescer em popularidade e tamanho a cada dia, ele é um setor que fomenta uma das menores taxas de desemprego - então, se você está buscando um emprego seguro e altamente gratificante, trabalhar na indústria de data centers é a carreira ideal para você.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma