Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Inteligência Artificial: Ameaça ou Oportunidade para as Equipes dos Data Centers?

Saida Ortiz •

A pandemia da Covid-19 estimulou muitas empresas a acelerar seus processos de digitalização, na medida em que as empresas e consumidores mudaram suas atividades diárias para o espaço digital de forma a cumprir com as medidas de distanciamento social e determinações da saúde pública. Isso deu um maior destaque às infraestruturas críticas digitais do mundo, incluindo os data centers. E ainda, no meio disso tudo, vimos o renascimento de uma velha questão: se a Inteligência Artificial (IA), necessária para atender os desafios das novas demandas, no final substituirá as equipes humanas. Na Vertiv, acreditamos que as Inteligências Artificial e Humana não são mutualmente excludentes. Na verdade, elas são bastante complementares.

Desde que as ferramentas de IA começaram a ser adotadas por empresas há décadas, os trabalhadores têm expressando sua preocupação de que tais ferramentas pudessem substituí-los, apesar de que elas, na verdade, aumentam a produtividade humana. Mesmo antes da pandemia ter introduzido uma importante mudança de paradigma nas práticas das empresas e dos consumidores, os analistas discutiam como a contribuição humana e a IA poderiam trabalhar juntas para criar sistemas híbridos. Em 2019, o IDC já previu que 50% dos Data Centers centrais empresariais e 75% dos principais sites de edge de TI alavancariam o Aprendizado de Máquina (ML) e os controles habilitados pela IA até o ano de 2023 – uma previsão cuja temporalidade parece ter sido acelerada pela pandemia. Esses controles, afirma o IDC, serviriam para transformar a manutenção e melhorar a eficiência na utilização dos recursos energéticos, entre outros benefícios.

A IA vem revolucionando as operações dos data centers, introduzindo maior eficiência, melhorando as ofertas de serviços e reduzindo os impactos no meio-ambiente. A pandemia causou a necessidade de a infraestrutura crítica trabalhar de forma mais inteligente dentro de um ecossistema inteligente que pode atender às crescentes demandas por estes serviços. Mais empresas estão analisando soluções de IA para enfrentar as altíssimas cargas de trabalho do data center. Tais soluções podem não apenas ajudar a reduzir a crescente sobrecarga das equipes de gestão de TI, mas também podem ajudar a reduzir custos operacionais e amplificar a eficiência.

Há tecnologias de IA que fornecem as ferramentas essenciais para que as equipes de data centers recebam alertas sobre problemas que, de outra forma, teriam que ser resolvidos pelos administradores de sistemas. Elas podem monitorar equipamentos e sistemas em tempo real, proporcionando soluções ou sugerindo medidas preventivas. Elas podem também bloquear ataques contra a segurança, criar interações mais fluidas com clientes e reduzir o consumo de energia. Assim, as soluções de IA são mais aliadas das equipes dos data centers do que uma ameaça, permitindo que elas foquem em tarefas que realmente precisem de sua contribuição.

A pandemia global levou a IA para o topo das pautas corporativas, fortalecendo a resiliência e a relevância empresarial”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente de programas para Pesquisa sobre IA do IDC, ao comentar sobre o IDC Worldwide Semiannual Artificial Intelligence Tracker, publicado em fevereiro. “Avanços em Aprendizado de Máquina, IA Conversacional e a Visão Computacional da IA estão na vanguarda das inovações de software de IA, estruturando a arquitetura dos negócios convergentes e a otimização, previsões e recomendações sobre processos de TI, possibilitando ainda experiências transformadoras para clientes e colaboradores.”

 A Vertiv usa soluções de IA para que clientes de data centers monitorem suas operações em diversos locais, evitem a disrupção dos serviços, reduzam o tempo de resolução quando ocorre um problema e melhorem a eficiência geral da infraestrutura crítica. No Chile, por exemplo, onde empresas de mineração muitas vezes operam sob condições climáticas extremas, como grandes altitudes ou territórios desérticos, a infraestrutura e os sistemas de TI são postos à prova. A Vertiv oferece uma ampla variedade de soluções para missão crítica, projetadas para resistir a condições climáticas extremas. Elas incluem aplicações de IA que integram recursos de TI e que podem tanto avisar sobre problemas iminentes, quanto dar suporte às empresas para lidar com esses problemas de forma ágil. Os sistemas de monitoramento da Vertiv, integrados com todos os produtos da empresa, fornecem aos data centers de tudo – desde câmeras para o monitoramento visual até sensores automatizados de temperatura, umidade, fluxo de ar e vazamentos que trabalham de forma autônoma.

Não há dúvida de que as empresas continuarão a precisar dos serviços de engenheiros de sistemas para tomar medidas preventivas ou corretivas quando alertados pelas soluções da Vertiv, usando a IA como uma ferramenta potente para rapidamente identificar e localizar problemas. Conforme os data centers aumentam seus investimentos em IA para ajudá-los a atender as demandas adicionais trazidas pelo atual boom da digitalização, essas ferramentas ajudarão as equipes a operar de forma mais eficiente e inteligente. No final, a questão não será se veremos ou não uma batalha entre humanos e a IA, mas sim, se nós abraçaremos uma fórmula muito mais produtiva de humanos + IA.

 

 

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma