The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Que tipo de rack PDU é correta para seu data center?

Ranelle Rundquist •

À primeira vista, ao escolher uma unidade de distribuição de energia de rack (rPDU, Rack Power Distribution Unit), pode parecer que ela tem pouco impacto no desempenho do data center.

No entanto, a importância dessa decisão torna-se evidente após uma inspeção mais rigorosa. As especificações de sua rack PDU terão uma influência direta na confiabilidade, flexibilidade e escalabilidade de seu data center.

A seleção da rack PDU começa com uma pergunta muito simples:
Quais são os seus requisitos de energia?

Ao selecionar uma rPDU, você deve determinar os requisitos de energia necessários para seus equipamentos críticos de TI.

Normalmente, você está limitado à energia disponível ou possui a oportunidade de selecionar a configuração de energia a ser instalada.

Se você estiver limitado pela infraestrutura atual de seu data center, é tão simples quanto identificar o tipo de corrente, tensão e receptáculo que você conectará à sua rack PDU.

Por outro lado, se você puder ter a energia de que precisa fornecida a seu rack, precisará fazer umas contas. Calcular o kW aproximado necessário para o equipamento instalado ou que possivelmente poderia ser instalado em cada rack. Não deixe de considerar as necessidades de crescimento esperadas em seu cálculo de energia para garantir que você tenha a flexibilidade de escalar seu data center no futuro.

Agora que você respondeu à pergunta mais importante, é possível passar para a próxima fase de seleção da unidade de distribuição de energia de rack: selecionar o tipo de rPDU que é melhor para sua instalação.

Há quatro tipos de rack PDUs:

  • Rack PDU básica
  • Rack PDU com medição
  • Rack PDU monitorada
  • Rack PDU chaveada

Rack PDUs básicas: confiáveis, mas simples

Uma rPDU básica é tão simples quanto parece: um filtro de linha confiável que distribui energia para sua infraestrutura crítica de TI. São soluções de nível de entrada econômicas que atendem a uma ampla faixa de requisitos para manter seu equipamento em funcionamento.

Os fabricantes fornecem uma variedade de recursos em unidades básicas de distribuição de energia para garantir alta disponibilidade e funcionalidade à prova de futuro. Por exemplo, você pode comprar uma PDU básica com receptáculos de travamento para minimizar o risco de desconectar acidentalmente o equipamento. Além disso, alguns fabricantes oferecem modelos atualizáveis projetados para adicionar inteligência se as necessidades do negócio mudarem.

Em termos gerais, no entanto, a rPDU básica não fornece nenhuma percepção sobre o uso de energia do equipamento e não pode ser acessada pela rede.

Essa opção é ideal para pequenas salas de servidores que estão próximas à sua equipe de TI, embora não seja recomendada para salas de servidores ou data centers maiores e de missão crítica, considerando a incapacidade de serem monitorados ou gerenciados remotamente.

Rack PDUs com medição: um passo acima do básico

As rPDUs com medição fornecem a mesma distribuição de energia confiável que as rPDUs básicas, mas fornecem aos usuários dados de consumo de energia local através de um display local. O display local fornece métricas de utilização de energia essenciais (corrente, tensão, fator de potência etc.) para dar aos usuários uma visão sobre o uso de energia do equipamento para futuras adições, mudanças e alterações.

Algumas rack PDUs com medição estão disponíveis com recursos melhorados, como uma comunicação de luz visível (VLC, visible light communication) que permite que os usuários digitalizem o display digital usando um aplicativo móvel para coletar dados valiosos que ajudam no planejamento de capacidade e no equilíbrio de carga elétrica.

Assim como com a rPDU básica, alguns fabricantes oferecem unidades de distribuição de energia com medição atualizável para fornecer flexibilidade para adicionar monitoramento remoto sem remover a energia dos dispositivos conectados.

As rPDUs com medição são recomendadas para uso em ambientes de data center altamente seguros que devem manter sua infraestrutura de energia vedada da rede local ou para instalações que prevejam uma eventual necessidade de monitoramento remoto.

Rack PDUs monitoradas: inteligência que viaja

As rPDUs monitoradas fornecem todos os mesmos recursos e funcionalidades das unidades de distribuição de energia básicas e com medição, com o bônus de monitoramento remoto pela rede.

Os usuários podem acessar remotamente métricas de consumo de energia em tempo real, até a tomada, através de uma interface da web segura para que a equipe do data center possa monitorar métricas críticas de utilização de energia em tempo real, independentemente de sua localização. Esse fluxo contínuo de informações é útil de várias maneiras essenciais:

  1. Alertas automáticos podem ser acionados no segundo em que um limite definido pelo usuário for excedido.
  2. O uso de energia pode ser rastreado com muito mais precisão, melhorando a precisão do faturamento.
  3. O equilíbrio de carga é mais preciso, limitando a quantidade de energia residual sem arriscar curtos.
  4. O monitoramento ambiental pode ser adicionado para monitorar condições ambientais críticas.

Para obter o máximo de sua rPDU monitorada, identifique um fabricante que ofereça encadeamento em série tolerante a falhas para garantir que os dados continuem a ser relatados mesmo quando ocorrer uma interrupção na cadeia da rede.

Outro recurso importante a ser considerado é a agregação de IP. Se o custo da rede de centenas de rack PDUs causa estresse, os fabricantes fornecem recursos de software integrados que permitem que até 50 rPDUs sejam monitoradas a partir de um único endereço de IP com autoconfiguração de dispositivos downstream, reduzindo significativamente o tempo de implementação.

As rack PDUs monitoradas são altamente recomendadas para data centers de alta densidade, principalmente grandes instalações de colocation que não são propícias a relatórios manuais de uso de energia para fins de faturamento, e para fornecedores de cloud que precisam suportar cargas de energia flutuantes sem comprometer a eficiência energética.

Rack PDUs chaveadas: o mais inteligentes possível

As rPDUs chaveadas representam o ápice moderno da distribuição de energia de data center. Elas fornecem todos os mesmos recursos e funcionalidades que as rack PDUs monitoradas, com uma exceção importante: elas podem ser gerenciadas remotamente.

Os profissionais autorizados de data center podem ligar, desligar ou reiniciar equipamentos que não respondem remotamente através de uma interface da web intuitiva. Eles também podem limitar o uso de energia na tomada para evitar sobrecargas acidentais. Isso fornece aos usuários o controle máximo sobre o uso, a eficiência e a disponibilidade de energia do data center.

As rPDUs chaveadas são altamente recomendadas para qualquer implementação de TI, seja um data center de grande escala ou um pequeno local remoto. Elas são especialmente valiosas para usuários que precisam de uma maneira rápida e fácil de reinicializar remotamente equipamentos críticos, reduzindo significativamente ou eliminando o custo de implementar técnicos para simplesmente desligar e ligar servidores ou equipamentos de rede que não respondem.

Uma vez que os requisitos de energia tenham sido determinados e o tipo de rPDU tenha sido identificado, há uma última etapa necessária para escolher a unidade de distribuição de energia de rack perfeita.

Necessidades de configuração e tomada

As unidades de distribuição de energia de rack são montadas horizontal ou verticalmente, dentro ou fora do rack. As rPDUs horizontais são instaladas dentro do rack e ocupam espaço U valioso. Normalmente, as unidades horizontais ocupam 1U ou 2U de espaço de rack e possuem 8 a 16 tomadas. As rPDUs montadas verticalmente podem ter até 54 tomadas. Elas são instaladas na parte traseira ou lateral do gabinete do rack para não ocupar espaço crítico da montagem do equipamento dentro do rack. Compreender o espaço do data center e o equipamento de TI antes de selecionar a opção de montagem, tipo de receptáculo e quantidade para a rPDU pode ajudar a economizar custos, tempo e espaço.

Veja o que o Vertiv Geist tem a oferecer aqui ou encontre sua rPDU perfeita no Localizador de PDU.

Assine nosso blog e mantenha-se informado sobre as últimas tendências, tecnologias e novidades.

Conteúdo Relacionado

Vertiv Geist Rack PDU

Artigos e tópicos

O que é uma rack PDU?
rPDU Finder Image

Artigos e tópicos

rPDU Finder
Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma