The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

A Importância dos Serviços para a Sustentabilidade do Data Center

Michael O’Keeffe •

Em Setembro de 2021, Vlad Galabov da Omdia discutiu a importância dos serviços para os proprietários e operadores de data centers querendo melhorar a eficiência em suas operações com Michael Okeeffe, vice-presidente de serviços da Vertiv EMEA para um Fast Chat do Data Center Knowledge.     

Como os serviços em data centers estão relacionados à eficiência operacional?

Vlad: Olá e bem-vindo ao Fast Chat do Data Center Knowledge desenvolvido pela Omdia. My name is Vlad Galabov and I’m the head of the data center research practice here at Omdia. Meu nome é Vlad Galabov e sou o chefe de pesquisas sobre data centers aqui na Omdia. Hoje, estou acompanhado de Michael Okeefee, vice-presidente de serviços da Vertiv para a região EMEA e vamos conversar sobre os serviços nos data centers, o que eles significam e como eles podem ajudar os operadores.  Então Michael, vamos começar a conversa com uma pergunta que parece ser cara a muitas pessoas. Todos os anos realizamos uma pesquisa com mais de 6000 tomadores de decisão de empresas e este ano eles disseram que sua principal preocupação era a eficiência operacional. Então, os serviços em data centers estão relacionados à eficiência operacional? E como?

Michael: Olá Vlad. Obrigado pela oportunidade de estar aqui para conversar. Tradicionalmente, nossos serviços giravam ao redor de riscos e do gerenciamento de riscos, da confiabilidade dos sites, da resiliência dos sites – esse tipo de atividade. Mas agora, quase todas as conversas têm alguma coisa sobre sustentabilidade e isso tem causado a mudança do nosso negócio de serviços nos últimos anos. Então, estamos voltados para os sites e designs para sites, o uso mínimo de energia/máxima eficiência, tanto no nível dos equipamentos quanto no nível do projeto dos sites e, então, estamos fazendo com o que os serviços revisem isso continuamente através de todo o ciclo de vida do site.   Podemos ter monitoramento interno. Podemos fazer a modelagem de um site digitalmente. Podemos olhar a temperatura. Podemos verificar os fluxos de ar. Pegamos os dados do comissionamento como base e usaremos esses parâmetros do projeto para comparar com as verificações conforme passamos pelo ciclo de vida do site. Então, à medida que a carga aumenta/diminui, estamos continuamente revendo como enfocamos o uso energia no site e desenvolvemos nossos serviços de acordo. Então, eu diria que tradicionalmente éramos uma empresa de projetos com serviços de ‘quebrou/consertou’, da mesma forma que outros fabricantes tradicionais eram, e agora, estamos mudando para serviços muito mais amplos de suporte operacional.

  

Como os serviços em data centers podem ajudar aos operadores de data centers serem mais sustentáveis?

Vlad: E como é que os serviços em data centers lidam especificamente com o assunto quente do momento, e importante, que é a sustentabilidade?

Michael: Acho que se resume no planejamento do ciclo de vida no data center. Você não pode simplesmente achar que que os parâmetros do projeto ditarão como o data center operará por toda a sua vida. Os clientes precisam se perguntar quanto tempo este data center operará? O que preciso fazer para aumentar a expectativa de vida do data center? Quais medidas preciso tomar em termos de upgrades e reformas de equipamentos? E eles precisam fazer perguntas sobre como estão controlando o uso de energia. É cada vez mais sobre focar nas condições dos equipamentos, particularmente quando chegam perto do final da vida útil; usar análise de dados; ter discussões com especialistas no assunto e, dentro daquele ciclo de planejamento, não substituí-los muito rapidamente, mas sim garantir que aqueles sites mais antigos estejam operando da forma mais eficiente que possam.

Vlad: Isso é muito interessante. Frequentemente, no que se refere à sustentabilidade, as pessoas falam sobre comprar energia verde, mas há mais do que isso. Você acabou de exemplificar muito bem que as pessoas precisam pensar em mais do que apenas comprar energia verde. Elas podem fazer diversas coisas para melhorar, como usar os data centers por mais tempo.

Michael: Exatamente Vlad. É sobre como você usa a energia, não apenas o tipo de energia que você está comprando.

  

O edge computing é algo que a Vertiv está abordando e qual é sua principal recomendação/aprendizado?

Vlad: Exatamente. Então, não podemos ter uma conversa sem tocar em um dos pontos mais quentes do momento, que é o edge computing. Descobrimos que 1 entre cada 3 fluxos de trabalho funcionam hoje no edge e isso deve aumentar nos próximos cinco anos. Isso quer dizer que as empresas e os prestadores de serviços estão colocando mais equipamentos de alto valor em locais de mais difícil acesso e algumas vezes em condições severas. Então, com o valor da infraestrutura de edge devendo ultrapassar $72 bilhões de dólares em 2024, há uma clara necessidade por monitoramento remoto. Isso é algo que a Vertiv está endereçando? E como os serviços em data centers ajudam nesse tópico específico?

Michael: Observamos o crescimento na infraestrutura de edge e a sua importância dentro da rede e há desafios nesse sentido. Em um data center grande, há uma quantidade de especialistas em data centers que podem resolver problemas à medida que eles surgem – técnicos e operacionais. Mas no tipo de ambiente de edge, muito mais distribuído, os clientes provavelmente não terão as competências no edge para poder lidar com alarmes e resolver problemas operacionais. Então, a conectividade é importante e acho que ela está um nível acima do monitoramento. As pessoas agora precisam de um “botão vermelho” para que possam alcançar um SME (especialista no assunto) pelo telefone. Eles precisam poder fazer upgrades de firmware remotamente, precisam de gerenciamento de alarmes, e, em uma rede grande e distribuída, eles precisarão de análises feitas por especialistas. Eles não farão milhares de visitas aos sites, mas estarão verdadeiramente focados em como dar suporte àquela infraestrutura.

Certamente vemos este aumento e estamos cada vez mais dedicados às aplicações de edge e aos serviços que ofertamos para levar aos clientes para um tipo de regime mais tradicional de manutenção. Antes, era apenas reparos e eles trocavam um kit quando ele falhava. Agora, precisamos ser muito mais proativos. Eles precisam de SLAs (Acordos de Níveis de Serviço). Eles precisam de um regime de manutenção. Nós precisamos usar as análises que pudermos obter do site para garantir que a resiliência/confiabilidade da infraestrutura do edge esteja no mesmo nível do que as das instalações do tipo grandes data centers/hyperscale.

   

Você poderia nos dar um breve resumo dos serviços da Vertiv para data centers e como nossos espectadores podem entrar em contato com vocês?

Vlad: Nós mencionamos alguns diferentes tipos de serviços, mas você poderia rapidamente resumir os serviços da Vertiv para data centers e como nossos espectadores podem entrar em contato com vocês?

Michael: Na Vertiv, gostamos de dar suporte aos nossos clientes durante todo o ciclo de vida do produto. Temos uma ampla variedade de serviços e eles estão focados principalmente em setores de mercado alvo. Em primeiro lugar, serviços avançados para projetos são muito importantes para nós. Pode ser algo tão simples como o start-up de equipamentos em um site grande, teste de L1-L5 para atender ao IST, entregar o site para o cliente e estabelecer os padrões para o site caminhar – aqueles que iremos manter. E vemos esses serviços de testes avançados como críticos pois sabemos, através de nossas estatísticas, que se você faz o site certo desde o início e ele funciona bem e é bem comissionado, você terá menos problemas durante o ciclo de vida daquele site.  Então, os serviços para o projeto são muito importantes para nós. Então, temos nossas atividades de manutenção – desde o básico quebrou/consertou, mas usando cada vez mais analytics, cada vez mais conectividade, ajudando os clientes a fazer menos trocas em seus sites e ser mais focados em sua abordagem à manutenção. Essa é uma área enorme da nossa organização, da mesma forma que é dar suporte aos clientes com engenheiros qualificados no site. E, como falamos, usar mais aprendizado de máquina, mais IA para ajudar os clientes a operarem seus sites da forma mais eficiente possível.  Ficamos com o cliente desde a venda do primeiro equipamento, ao longo do projeto e até o final, quando os clientes estão vendo o fim da vida útil dos sites, e podemos dar suporte a eles em todas essas fases.

Vlad: Excelente. Bem, muito obrigado por compartilhar isso e responder nossas perguntas hoje, e para nossos espectadores: tenham um ótimo dia!

    

Para saber mais sobre serviços para data centers, veja nosso Guia para Serviços em Instalações de Missão Crítica.

Para informações sobre os serviços da Vertiv na sua região, acesse nossa página de Serviços.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma