The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Os Holofotes do Data Center Estão Voltados para as Baterias de Íon-Lítio: Elas Estão Prontas para o Horário Nobre?

Jeff Kessen •

As baterias de íon-lítio estão atraindo muito interesse como uma alternativa às baterias de chumbo-ácido para uso em sistemas UPS de data centers. Um dos aspectos mais atrativos da tecnologia é a expectativa de vida útil que é prevista. Elas não oferecem apenas uma pequena melhoria em relação às baterias de chumbo-ácido; sua maior vida útil pode potencialmente eliminar dois ciclos de reposição.

O problema é, logicamente, que não há atualmente baterias de íon-lítio que estejam operando em data centers nem por perto desse período. A tecnologia é muito nova nessa aplicação. Sem dados operacionais práticos como referência, como as operadoras de data centers podem ter confiança de que as baterias de íon-lítio terão efetivamente a expectativa de vida que é prevista para elas?

Esta é uma das perguntas mais comuns que ouvimos dos clientes que estão pensando em trocar para baterias de íon-lítio. Para endereçar essa preocupação, é necessário compreender um pouco sobre como as baterias de íon-lítio degradam em aplicações de data centers.

Degradação das Baterias de Íon-Lítio

As baterias de íon-lítio têm duas formas bastante independentes de degradação: a vida útil em ciclos e a vida útil em anos. Em aplicações de data centers, não é comum trabalhar com ciclos e a quantidade de anos é a principal orientação da vida útil.

A vida útil em anos descreve como a capacidade da bateria diminuirá ao longo do tempo. Como em outras tecnologias de baterias, a temperatura é um fator essencial na vida útil em anos. Uma bateria de íon-lítio operando a temperaturas mais altas se degradará mais rapidamente que a mesma bateria operando a temperaturas mais baixas.

Como as baterias de íon-lítio têm sido usadas em aplicações automotivas por mais de uma década, os fabricantes de baterias têm hoje um grande volume de dados sobre a vida útil em anos, tanto sob condições controladas em laboratório quanto em condições concretas. Esses dados mostram que as baterias de íon-lítio se degradam de forma previsível ao longo do tempo e não estão sujeitas a quedas repentinas abaixo de uma determinada capacidade. Os dados são também mais do que suficientes para permitir projeções bastante confiáveis sobre a vida útil das baterias de íon-lítio, particularmente em data centers onde a temperatura ambiente é muitíssimo mais controlada do que no contexto automotivo.

Portanto, mesmo que não possamos indicar aplicações de data centers onde as baterias de íon-lítio tenham estado em operação por doze ou trinta anos, podemos usar outras experiências para determinar expectativas realistas a respeito da vida útil das baterias com base na aplicação específica ou no sistema específico das baterias.

A Relação Entre Degradação e Autonomia

Outra pergunta comum que recebemos diz respeito ao impacto da degradação sobre a autonomia na medida em que a bateria envelhece. Em outras palavras, Uma bateria de lítio é suscetível a falhas surpresa mais tarde, como as baterias de chumbo-ácido?

Como mencionei anteriormente, as baterias de íon-lítio degradam de forma previsível e a taxa de degradação na verdade diminui conforme a bateria envelhece. Como resultado, não é provável que a autonomia seja impactada pela rápida diminuição da capacidade. Entretanto, as baterias de íon-lítio também passam por aumentos em sua resistência interna conforme envelhecem, da mesma forma que as baterias de chumbo-ácido. Se o calor gerado por aquela resistência gerar temperaturas que ultrapassem o limiar estabelecido pelo sistema de gerenciamento de baterias (BMS), o BMS limitará a autonomia para proteger a bateria contra o sobreaquecimento. Entretanto, as mudanças previstas na autonomia com baterias de íon-lítio conforme envelhecem são mais previsíveis e menos dramáticas do que ocorre com as baterias de chumbo-ácido.

Segurança das Baterias de Íon-Lítio

Parece que todo mundo já ouviu falar ou leu sobre baterias de íon-lítio pegando fogo em laptops ou outros dispositivos e, frequentemente, recebemos perguntas sobre a segurança das baterias de íon-lítio.

Baterias de íon-lítio têm algumas condições sabidas que podem levá-las a inflamar ou liberar gases e a pressão interna ficar muito alta. Conhecer essas condições de risco e controlá-las é o objetivo principal do sistema de gerenciamento de baterias (BMS) integrado ao sistema de baterias de íon-lítio. O monitoramento contínuo da confiabilidade é extremamente valioso, mas é uma função secundária do BMS.

As condições de abuso que têm mais risco são em geral a sobrecarga, o sobreaquecimento e os curtos-circuitos das células das baterias. O BMS implementa controles que mantêm a bateria dentro de seus limites de segurança operacional, baseados na medição contínua das tensões nas células, das temperaturas do sistema, da corrente das baterias e outros parâmetros. A certificação UL ou CE dos sistemas de baterias verifica a funcionalidade e a eficácia do BMS. Como um exemplo da capacidade do BMS ao desempenhar essa função, os fabricantes normalmente precisam desconectar o BMS quando realizando testes de risco de fogo pois eles não conseguem iniciar um fogo dentro da bateria quando o BMS está operacional.

Tratamos dessas questões em mais detalhes, assim como de outras perguntas comuns, em nosso white paper Principais Considerações para Avaliar Baterias de Íon-Lítio para Aplicações Estacionárias e no documento Perguntas Frequentes sobre o Uso de Baterias de Íon-Lítio em Aplicações de UPS.

 

Assine nosso blog e se mantenha informado sobre as últimas tendências, tecnologias e novidades.
Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma