The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Sustentavelmente Frio: Porque os Novos Refrigerantes são Essenciais para Ajudar Data Centers a Cumprir as Metas Ambientais

BLOGS DA SÉRIE ECO-INSIGHTS

Enrico Miconi •

O verão é tradicionalmente uma época de férias (mesmo que este ano férias signifiquem ficar em casa), aproveitando o sol e interagindo com a família e amigos.

Entretanto, nos últimos anos, em algumas partes do mundo, um aumento de condições climáticas extremas criou um lado do verão que não é muito bem-vindo.

No verão passado, algumas partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, Canadá e algumas partes do Reino Unido, passaram por um calor extremo, enquanto na Alemanha, em julho, foi registrado o pior alagamento em décadas.

Especialistas dizem que as condições meteorológicas extremas aumentarão com as mudanças climáticas. Para mitigar as mudanças climáticas, todos - incluindo os data centers - precisam fazer a sua parte para reduzir as emissões de carbono.

Para os data centers, isso quer dizer fazer mais com menos. Eles precisam proporcionar mais capacidade de computação para atender às crescentes demandas dos consumidores e das empresas, ao mesmo tempo em usam menos energia e reduzem suas pegadas de carbono.

Sentindo a Pressão: Regulamentações Ambientais e os Data Centers

Como os data centers - que estão se tornando maiores e mais espalhados - podem atender às novas regulamentações ambientais sem sacrificar o desempenho? Como eles podem crescer com confiança para dar suporte a uma onda de novas tecnologias que têm uso intenso de computação, como a inteligência artificial (IA), realidade virtual e 5G? A mudança para a quinta geração de redes móveis provavelmente aumentará o consumo total de energia das redes em 150 a 170 por cento até 2026.

Muito dependerá do uso de tecnologias de refrigeração mais eficientes. Em todo o mundo, os governos começaram a proibir ou restringir o uso de refrigerantes que produzam muitas emissões de carbono (ou, no jargão da indústria, tenham um alto potencial de aquecimento global, "GWP"), como nos hidrocarbonetos fluorados (HFCs).

Na Europa, por exemplo, o regulamento 517/2014 da União Europeia visa descontinuar gradualmente o uso de certos gases de efeito estufa usados nos refrigerantes. A China e os Estados Unidos introduziram regulamentações similares.

Progredir para uma infraestrutura digital mais sustentável será mais fácil se a indústria puder acordar padrões para a eficiência energética. O código da União Europeia para eficiência energética em data centers, poderia ajudar a apoiar avanços na sustentabilidade das tecnologias de refrigeração.

Iniciativas voluntárias da indústria - como o "Pacto de Data Center Neutro para o Clima" na Europa entre provedores de infraestrutura de nuvem e operadores de data centers, os quais acordaram em tornar os data centers europeus neutros para o clima até 2030 - são outros acontecimentos encorajadores.

Um Futuro Verde

Alguns provedores de data center, como a Green Mountain da Noruega, também estão abrindo o caminho. O data center da Green Mountain - previamente uma instalação de armazenamento de munição de alta segurança da OTAN transformada em data center, localizada nas profundezas das montanhas norueguesas, funciona com energia totalmente hidroelétrica.

Essa localização singular oferece uma grande vantagem no aproveitamento de fontes de energias renováveis e minimiza a operação dos equipamentos de refrigeração para próxima do zero carbono (CO2). Entretanto, como todos os data centers, ele requer sistemas de gerenciamento térmico para manter o uptime (tempo de atividade) ótimo.

Recentemente, o Green Mountain, que já é um dos data centers mais sustentáveis do mundo, tornou-se ainda mais verde ao atualizar suas tecnologias de alimentação de energia e gerenciamento térmico em parceria com a Vertiv.

Após uma ampla pesquisa, os executivos da Green Mountain visitaram o Centro de Experiência do Consumidor da Vertiv na Itália para ver as tecnologias da Vertiv em ação e testar desempenhos em condições pico. Como resultado, a Green Mountain escolheu as unidades perimetrais a água gelada Vertiv™ Liebert® PCW de alta eficiência, para ter uma capacidade total de refrigeração instalada de 5 MW. O Liebert PCW proporciona padrões de alta eficiência graças à combinação das mais novas tecnologias e um design interno que otimiza a aerodinâmica dos componentes internos.

De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) [1], [2], [3], os data centers têm um papel fundamental, estando no epicentro das inovações tecnológicas, eficiência energética, renováveis e a economia dos dados que foi viabilizada pela digitalização. Operadores de data centers como a Green Mountain podem ser usados como modelos exemplares para acelerar a transição para energia sustentável e mostrar um caminho que outras indústrias que usam muita energia poderiam seguir

As Mais Recentes Inovações da Vertiv em Refrigeração

Como parte dos esforços da Vertiv para a sustentabilidade dos data centers, lançamos recentemente o novo Vertiv™ Liebert® AFC, um chiller inovador com tecnologia de inversor de parafuso e refrigerante ecológico. O produto usa menos energia, com um novo refrigerante HFO que normalmente produz mil vezes menos emissões de carbono do que refrigerantes tradicionais. O chiller é instalado no lado externo dos data centers, normalmente em rooftops (telhados) ou no perímetro dos prédios.

O produto tem diversas versões, o que significa que pode se adaptar a climas variados (tecnologias de chiller, freecooling, freecooling sem glicol) e pode operar em uma grande faixa de temperaturas - de -25 graus Celsius até +56 graus Celsius.

Outros benefícios incluem a possibilidade de usar somente água dentro do data center, o que reduz o risco de poluição ambiental e garante custos de instalação mais baixos e serpentinas de freecooling otimizadas (serpentinas 25% maiores para maximizar a troca de calor usando o ar ambiente externo como a principal fonte de refrigeração), proporcionando maior capacidade e mais horas de freecooling, resultando em uma melhor eficiência sazonal e custos operacionais menores.

Outro ponto positivo é seu tamanho. O Liebert AFC é até 15% mais compacto do que o padrão na indústria e, portanto, pode mais facilmente caber em espaços apertados. Suas configurações silenciosas, de baixo ruído, que minimizam a poluição sonora em áreas residenciais e urbanas, são bastante adequadas às diferentes necessidades das infraestruturas críticas, tornando-o um produto extremamente versátil e altamente configurável. Além disso, o Liebert AFC usa algoritmos de computação para controlar o fornecimento de água e a temperatura e para otimizar a eficiência da unidade, resultando em economias de 20% no consumo anual de energia quando comparado a uma solução tradicional.

O Mercado de Refrigeração Aquece

Melhorar o desempenho ambiental dos data centers ajudará os governos a alcançarem metas ambiciosas de tornarem-se carbono neutros até 2050, ou antes.

Por exemplo, em julho, a União Europeia (UE) anunciou propostas relacionadas a mudanças climáticas que visam ajudar a alcançar a meta de ser carbono neutra até 2050. Estas propostas incluem planos de taxar o combustível de aviação e eliminar a venda de carros movidos à gasolina ou diesel dentro de 20 anos.

A UE também está revisando as regulamentações para os gases de efeito estufa que são amplamente usados para refrigerar data centers. A atual “legislação para gás-F” - uma abreviatura para "gases fluorados", que são uma família de gases sintéticos usados em uma variedade de aplicações industriais - está em vigor desde 2015.

A legislação limita a quantidade total dos gases-F mais importantes que podem ser vendidos na UE a partir de 2015, reduzindo-os gradualmente, até 2030, para um quinto das vendas de 2014. Considerando que alternativas amigáveis ao clima estão disponíveis para diversos produtos e equipamentos que normalmente usam gases-F, incluindo em data centers, essa ambiciosa redução é factível com um custo relativamente baixo.

Tecnologias de refrigeração têm sido muitas vezes o herói não celebrado dos data centers e de nossa infraestrutura digital. Agora, com os data centers enfrentando uma pressão crescente para reduzir sua pegada de carbono enquanto proporcionam mais capacidade de computação, a tecnologia tem recebido mais atenção. Nosso mais novo Liebert AFC com refrigerante de baixo GWP é um passo na direção certa, mas há muito mais a ser feito se nossa indústria quiser alcançar suas próprias metas de sustentabilidade e eficiência. Teremos prazer em ser parte do debate e das soluções.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma