The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Pesquisa de Leitura Obrigatória: A Sustentabilidade Ganha Fôlego Enquanto as PUEs se Mantêm no Mesmo Patamar

Jan Michael Cruz •

Nos últimos anos, a sustentabilidade tornou-se um tópico de extrema importância para as empresas. O que era uma palavra da moda para alguns, é agora uma prioridade estratégica para muitos. Isso não é uma surpresa se considerarmos o quão imperativo é lidar com os desafios de emissões líquidas zero, eficiência energética, preservação dos ecossistemas e melhoria da qualidade de vida, para citar apenas alguns.

A indústria de data centers se encontra na liderança das iniciativas e estratégias de sustentabilidade. O crescimento exponencial dos sites de data centers trouxe junto uma análise mais atenta por parte dos legisladores e grupos ambientais, não apenas sobre as emissões de carbono, mas também sobre o uso dos recursos, incluindo a água.


Fatores de sustentabilidade são uma parte cada vez maior das considerações sobre as despesas de capital (Capex) e operacionais (Opex) de diversos operadores de data centers. Até mesmo empresas de investimento estão agora integrando medidas de sustentabilidade em seu processo de investimento.

Esse ímpeto relativo às estratégias de sustentabilidade é evidente a partir de uma pesquisa realizada pela unidade de inteligência do Uptime Institute, o qual publicou recentemente sua 11ª pesquisa global anual sobre data centers. Este relatório de pesquisa - sempre bastante aguardado - é um dos estudos mais completos e mais longevos do seu tipo em nossa indústria. Ele cobre vários tópicos, como a operação do data center, seus equipamentos, eficiência, tendências e sustentabilidade.

A pesquisa revelou que "a sustentabilidade do data center está crescendo em importância", mas também reforçou que é necessário mais trabalho, especialmente no que se refere a como as organizações lidam com sua pegada ambiental. Vejamos alguns dos resultados:

  • Em 2021, a média anualizada da Eficácia no Uso de Energia (PUE) está em 1,57 comparada à 1,59 em 2020. Ela mostra que os operadores estão mantendo níveis de eficiência bons e estáveis, mas também significa que os níveis estão mantendo um mesmo patamar. Isso indica que as estratégias anteriores de melhorar o gerenciamento do fluxo de ar e a substituição de equipamentos envelhecidos deram resultado.
  • E então, a pesquisa menciona também que os próximos ganhos de eficiência podem vir pela refrigeração altamente eficiente, como a refrigeração líquida ou a refrigeração de estado-sólido.
  • Ganhos de eficiência podem também ser encontrados no nível dos racks de TI - Os dados sugerem que haja uma ligação entre a densidade de potência e o tamanho e a eficiência de um data center. Eles mostram uma mudança em direção à racks de maior potência - entre 5 e 10 kW - em instalações com cargas máximas de TI maiores do que 3 MW.
  • Entretanto, a pesquisa também revelou que é hora de acompanhar outras métricas para ampliar o escopo da medição da sustentabilidade. Isso inclui medir e acompanhar a utilização dos servidores, o uso de água, as emissões de carbono de TI ou do data center e o lixo eletrônico ou ciclo de vida dos equipamentos.


Como o Uptime observa: "No geral, o cenário é claro. Após grandes ganhos de eficiência durante a primeira metade dos anos 2010, as PUEs médias permaneceram relativamente estáveis pelos últimos cinco anos. Há uma explicação clara para isso. Mesmo que um número cada vez maior das novas construções apresente PUEs de 1,3 ou melhores, não é economica nem tecnicamente viável para a maioria dos operadores realizar as atualizações tecnológicas necessárias para melhorar a eficiência em várias instalações mais antigas. Mais melhorias demandarão mudanças significativas. Em instalações existentes, elas podem incluir fazer o retrofit com refrigeração altamente eficiente; em novos projetos de data center podem exigir a adição de abordagens ou tecnologias inovadoras, como refrigeração líquida de contato direito ou refrigeração de estado sólido."

Outra área importante para a sustentabilidade do data center inclui a utilização dos servidores: "... ainda é comum em data centers empresariais menores e privados que a conta de energia elétrica seja paga pelos gestores do imóvel, os quais podem ter pouco interesse ou pouco poder sobre como a infraestrutura de computação é construída ou operada. Esta desconexão poderia explicar porque a maioria ainda não acompanha a utilização dos servidores, possivelmente o fator mais importante na eficiência da infraestrutura digital como um todo. Um número menor ainda de operadores acompanha as emissões ou o descarte dos equipamentos que chegaram ao final da vida útil, o que destaca a imaturidade geral do setor de data centers na adoção de práticas abrangentes de sustentabilidade."

Fora a sustentabilidade, o relatório da pesquisa revela uma indústria que está crescendo substancialmente, mas que está tentando lidar com diversas complexidades e desafios.

Estes desafios incluem:

  • O impacto das indisponibilidades - De acordo com a pesquisa, aproximadamente um quinto das indisponibilidades são classificadas como sérias ou graves. Em menor número, também se encontrou que essas indisponibilidades causam importantes perdas de tempo, substanciais perdas financeiras e danos à reputação.
  • A disrupção da cadeia de suprimentos continuará - Em anos recentes, a pandemia, as condições climáticas extremas e fatores políticos causaram uma redução no fornecimento de diversos componentes essenciais como chips, componentes e equipamentos elétricos. A maioria dos fornecedores prevê que essa disrupção continuará nos próximos dois anos. Eles também antecipam que isso afetará seus projetos com investimento em bens de capital (Capex), a disponibilidade dos equipamentos de TI, ou até mesmo as duas coisas.
  • A falta de pessoal para data centers continua - Os operadores de data centers continuam a ter desafios para contratações. Isso se deve a diversos fatores, como esses profissionais estarem sendo contratados por concorrentes e não concorrentes e uma força de trabalho que está envelhecendo nos mercados maduros levando à aposentadoria de muitos profissionais experientes.


Entretanto, fora iniciativas de refrigeração altamente eficiente e de sustentabilidade, há também outras oportunidades que a indústria pode esperar, como:

  • Os data centers de edge aumentam - Muitos esperam construir ou operar mais data centers de edge para processar os dados mais perto dos usuários e dos dispositivos. Além disso, os fornecedores de equipamentos para data centers estimam que a maioria de seus clientes será proprietária de micro data centers de edge (<150 kW) dentro dos próximos 5 anos.
  • Uso de baterias de íon-lítio - A pesquisa mostrou que quase a metade dos operadores adotaram baterias de íon-lítio para alguns de seus sistemas UPS centralizados. Com seu custo caindo e seu desempenho melhorando cada vez mais, as baterias que usam compostos químicos de íon-lítio são as favoritas para tomar o lugar da tecnologia de chumbo-ácido.


A perspectiva não poderia ser mais clara. A sustentabilidade terá um impacto em muitas decisões daqui para a frente: como medir a eficiência, a solução de refrigeração mais apropriada e como manter a eficiência conforme novas oportunidades - como o edge e as baterias de íon-lítio - avançarem.


Se você tiver interesse em outros relatórios de pesquisa sobre data centers e infraestrutura crítica, dê uma olhada na nova página da Vertiv Pesquisas de Analistas e Insights sobre o Mercado.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma