The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Parceiros

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Quanta Manutenção Seu Data Center Precisa?

Aqui está como simplificar a sua decisão e fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Como tudo mais nos dias de hoje, você tem uma miríade de escolhas no que se refere a decidir quanta manutenção é o certo para a infraestrutura digital do seu data center. Por um lado, para aqueles que não querem deixar nada ao acaso, existem programas abrangentes de manutenção com visitas de Manutenção Preventiva (PM) agendadas regularmente, serviços de emergência 24x7, uma diversidade de complementos para equipamentos de energia (scanners infravermelhos, manutenção do painel de distribuição e teste de disjuntores primários e secundários), além de serviços de otimização de refrigeração para as suas unidades de refrigeração de precisão. Por outro lado, existem pacotes básicos que oferecem apenas serviços de emergência quando um problema acontece. E, é claro, há todo um espctro entre esses dois extremos.

Embora você provavelmente não irá perder o sono debatendo os méritos de um pacote bronze versus prata, versus ouro, um assunto muito mais importante é o que se refere a alguma coisa como o seu feixe de cabos ou decidir o nível certo de proteção para o equipamento responsável por manter o negócio funcionando. Ninguém quer pagar por serviços que não precisa, mas muito pouca manutenção pode custar muito caro, muito mais em termos de downtimes (indisponibilidades) não planejados, mau desempenho do sistema ou ineficiência energética.

A decisão sobre a manutenção claramente tem implicações importantes para o seu negócio, mas ela não precisa ser uma decisão difícil, nem mesmo uma escolha estressante. Em última instância, se resume a três coisas: compreender o valor da manutenção, calcular seu fator de risco e pesar as consequências que você enfrentará se, e quando, ocorrer uma falha em um equipamento.

Aqui, examinaremos com mais profundidade cada um desses problemas, para ajudá-lo a selecionar com confiança a cobertura de manutenção mais certa para o seu data center.

  1. Que valor os serviços de manutenção agregam? Estudos, incluindo os estudos comissionados pela Vertiv, mostram claramente que os programas de Manutenção Preventiva, quando implementados adequadamente por técnicos treinados, garantem a máxima confiabilidade aos equipamentos do data center, incluindo unidades de UPS, baterias de UPS, equipamento de distribuição de energia e unidades de refrigeração de precisão. A Manutenção Preventiva regular faz isso ao fornecer inspeções sistemáticas, detecção e correção de falhas incipientes antes que elas ocorram ou antes que se tornem falhas maiores que resultem em um caro downtime. De acordo com análise da Vertiv, o Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) para as unidades de Fonte de Alimentação de Energia Ininterrupta (UPS) que passam por duas manutenções preventivas ao ano é 23 vezes maior do que uma máquina sem eventos de manutenção preventiva no ano. Obviamente, um pouco de manutenção gera bons resultados no que se refere a confiabilidade do equipamento.

    Além de garantir que as aplicações vitais permaneçam em funcionamento, manutenções regulares também melhoram o uptime (tempo de atividade) do equipamento, melhoram a eficiência energética e garantem o melhor desempenho do sistema. Todos esses benefícios ajudam a justificar o custo dos serviços de manutenção e muitas vezes agregam um valor duradouro que ultrapassa o custo do contrato de serviços.

  2. Qual é o seu fator de risco? Manutenções regulares sempre têm valor, mas qual é a criticidade desses serviços na sua situação específica? Em outras palavras, qual a probabilidade de seu equipamento falhar? Embora a maioria dos equipamentos de energia e de refrigeração de precisão sejam fabricados para serem extremamente confiáveis, todos os equipamentos contêm componentes de vida limitada que precisam ser trocados de acordo com as especificações do fabricante. A maioria das visitas de serviços de manutenção incluem inspeções, testes, medições e ajustes destes componentes, bem como a troca das peças conforme necessário e outras práticas de housekeeping para manter o equipamento em boa forma.

    Decidir com que frequência essas visitas de serviços de manutenção preventiva precisam ocorrer é a grande questão. A idade e as condições de seus equipamentos têm um impacto importante na resposta, junto com as recomendações do fabricante. Aplicação, projeto de instalação e condições de operação no mundo real também devem ser levados em conta. Obviamente, equipamentos mais antigos operando em ambientes mais desafiadores, como aqueles onde a qualidade da energia é consistentemente ruim, têm um maior risco de falhar e podem precisar de mais atenção, algumas vezes até além do que o sugerido pelo fabricante.

  3. Que nível de risco você pode tolerar? Após decidir se o seu risco de falhar é grande, pequeno ou simplesmente médio, o próximo passo é avaliar as consequências de uma falha no sistema de infraestrutura digital. Pense sobre o que aconteceria se o seu sistema parasse. Um evento desse tipo seria rotulado como uma inconveniência (p.ex., seus colaboradores não podem acessar seus arquivos e talvez você perca um ou dois dias de produtividade)? Ou seria considerado uma catástrofe total, custando ao seu negócio centenas de milhares de dólares em receita, alienando seus clientes e causando danos à sua marca? Quanto maior as consequências de uma falha, mais importante se torna preveni-la e mais você deveria considerar investir em serviços de manutenção.

    É importante observar que a redundância deve fazer parte dessa análise. Se o seu data center tem diversos equipamentos desempenhando a mesma função, ou se você tem um data center duplo, por exemplo, então, as consequências da falha de um equipamento ou de todo o data center deixar de funcionar é menor porque você já tem uma solução de backup. Isso não quer dizer que a manutenção não é importante. Mas, se você tem um alto nível de redundância, isso pode lhe dar maior tempo entre as visitas para manutenção.

Não há respostas certas ou erradas - você estar confortável é o que mais importa

Serviços de manutenção regulares para a infraestrutura crítica do data center, incluindo equipamentos de energia e de refrigeração de precisão podem ter um valor inestimável para uma empresa de várias formas. No mínimo, recomendamos trabalhar com técnicos treinados para ajudar a manter as recomendações dos fabricantes e para garantir que os componentes sejam testados profissionalmente e substituídos conforme especificado. Além disso, um maior nível de serviço de manutenção pode ser chave para ajudá-lo a alcançar os níveis de disponibilidade, desempenho e eficiência que são importantes para a missão da sua organização, a satisfação de seus clientes e o sucesso contínuo dos seus negócios.

Clique aqui para explorar os Serviços da Vertiv.

Conteúdo Relacionado

Serviços Image

Serviços

Serviços
PARCEIROS

Selecione o seu país e idioma