The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Parceiros

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Mudança Evolutiva na Distribuição de Energia em Racks de Data Centers

Angela Garner •

Há aproximadamente 30 anos, a rede mundial começou a tomar a forma de "a internet" como hoje conhecemos. A capacidade de conectar de imediato pessoas e empresas ao redor do mundo tornou-se possível e simplificou a forma como fazemos negócios e nos comunicamos. Apesar de, naquela época, ter sido considerada uma mudança revolucionária, é agora uma necessidade tanto para indivíduos quanto para empresas.

Data Centers podem ter diferentes formatos, mas todos são fundamentalmente responsáveis por processar, armazenar e entregar informação. Com mais de 57% da população mundial acessando a internet, a indústria de data centers precisa se adaptar continuamente para manter-se relevante e atender às demandas dos consumidores que crescem constantemente (Internet World Stats, 2019*). Com o aumento do trabalho remoto e dos serviços de streaming da internet, os consumidores esperam agora por velocidades de conexão extraordinariamente rápidas. Isso significa mais data centers, mais equipamentos de TI e mais energia.

Alcance global

Para assegurar rápidas velocidades de conexão, os sites e data centers de edge computing precisam estar localizados perto dos consumidores. Isso exige que empresas como a Google, Amazon e Microsoft tenham data centers localizados regionalmente ao redor do mundo. Enquanto isto proporciona vantagens significativas na entrega de serviços regionais, complica a implementação, pois as configurações de energia não têm um padrão universal.

Hoje, um único modelo de Rack PDU (rPDU) não pode ser implementado globalmente em todos os data centers devido às diferenças regionais na entrada de alimentação. Isso é diferente com os outros equipamentos de TI no data center. Servidores e equipamentos de rede são projetados para trabalhar com uma tensão de entrada na faixa de 100V a 240V.

 Enquanto a entrada de alimentação pode variar por região, o hardware em si permanece o mesmo, o que reduz significativamente a complexidade da seleção e implementação ao redor do mundo.

Parada no Tempo

A indústria de Distribuição de Energia nos Racks não se adaptou a essa estratégia global e isso se torna evidente quando consideramos a quantidade de modelos de rPDUs que uma empresa global de data centers poderia necessitar. Por exemplo, uma empresa de data centers global, com presença em 7 diferentes países, com 7 diferentes configurações alimentação de entrada, precisaria comprar 7 modelos diferentes de rPDUs. Se a isso forem acrescidas as necessidades variáveis de capacidade de alimentação ou de monitoramento, de acordo com cada rack ou gabinete, esse número poderia duplicar ou até mesmo triplicar. Gerenciar tantos modelos de rPDUs e coordenar qual modelo vai para cada data center não é apenas complicado, é também exaustivo.

E se as rPDUs pudessem ter a mesma flexibilidade na alimentação de energia do que os equipamentos de TI?

Se um fabricante de rPDUs pudesse oferecer uma plataforma de rPDUs com várias opções de montagem, de receptáculos e de monitoramento, capazes de ter entrada de qualquer configuração de alimentação de energia, mudaria para sempre a cara da distribuição de energia nos racks. Um data center poderia simplesmente selecionar um único modelo de rPDU a ser implementado globalmente e comprar o cabo de alimentação apropriado para atender às necessidades regionais. Isso não apenas simplificaria a gestão de inventário, como também reduziria significativamente o tempo de implementação.

Como uma Rack PDU universal ajudaria empresas de Data Centers Globais?

  • Simplificando a Gestão de Inventário
  • Facilitando as Compras
  • Reduzindo os Tempos de Implementação
  • Dando Flexibilidade à Entrada de Alimentação

É hora dos fabricantes de rPDUs oferecerem uma Rack PDU universal.

  

 

*Fonte: Internet World Stats – www.internetworldstats.com/stats.htm

  

Assine nosso blog e se mantenha informado sobre as últimas tendências, tecnologias e novidades.

Conteúdo Relacionado

PARCEIROS

Selecione o seu país e idioma