The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Checklist da Recuperação de Desastres para Data Centers Inclui uma Preparação Adequada

Kate Fulkert •

Estar sempre preparado para o inesperado é uma boa conduta, mas conforme o Hemisfério Norte entra no verão e condições climáticas severas como calor extremo, incêndios e furacões ameaçam um aumento nas faltas de energia elétrica, torna-se crítico que os operadores de data centers estejam prontos. Isso começa com um plano de recuperação de desastres e continuidade dos negócios que elimine uma das causas comuns nos downtimes (indisponibilidades) de data centers: o erro humano. Uma checklist bem pensada reduz o risco de erros e esquecimentos no meio de um desastre e garante que uma organização esteja preparada para qualquer eventualidade.

  1. Avaliação de risco: Esse deve ser o primeiro passo para uma organização desenvolver um plano de recuperação de desastres. Que tipo de ameaças são relevantes para a sua região? Furacões, enchentes, tornados, incêndios, terremotos e vulcões são exemplos de desastres naturais que demandam planejamento, mas alguma de suas instalações está localizada próxima a áreas que tornem a exposição à radiação, lixo tóxico ou explosivos uma consideração no planejamento?
  1. Plano de evacuação: A segurança humana sempre vem em primeiro lugar, então, você precisa ter um plano para evacuar todo o pessoal que esteja em uma situação de risco provável. Isto deve incluir um plano detalhado para a comunicação com os colaboradores para confirmar a sua segurança.
  1. Torne o data center à prova de intempéries: Se a ameaça for um furacão, enchente ou alguma outra coisa relacionada ao clima, tome as medidas necessárias para tornar sua instalação mais robusta. Prenda ou armazene itens soltos e certifique-se de que os servidores estejam seguros em seus racks. Limpe calhas, grelhas e bueiros. Tenha a certeza de que as portas possam ser vedadas contra ventanias e temporais. A água é inimiga do data center, então, faça tudo o que for preciso para garantir que não entre água nas salas dos servidores.
  1. Faça o backup dos dados: Vários data centers conduzem backups de rotina uma vez por semana. Se você souber que haverá alguma intempérie, aumente a frequência desses backups. Nem sempre podemos saber quando um desastre acontecerá, então, as organizações deveriam considerar a prática de fazer backups diários. Pense sobre o local onde o backup de dados está sendo armazenado. O backup deve ser feito e armazenado fora do site, mas certifique-se de que sua localização seja segura e protegida contra eventuais desastres.
  1. Verifique o gerador: Há uma tendência de se instalar um gerador e esquecer dele, mas esse equipamento requer manutenção e conservação para garantir que funcione como esperado quando for necessário. Ele está cheio de combustível limpo? A linha de combustível e o filtro de ar estão sem contaminantes? Teste o gerador regularmente e antes de qualquer evento previsto de intempérie. Mapeie três fornecedores para entregar combustível no caso de uma falta de energia prolongada. Lembre-se, quando ocorre um desastre, os combustíveis se tornam um item de extrema importância e a sua organização não será a única precisando que ele seja entregue.
  1. Comunique-se com as concessionárias: Considere as ramificações da perda de energia, água, telefone ou internet. Entre em contato com as concessionárias logo para estabelecer planos de contingência. Crie uma lista de contatos e tenha um plano para se comunicar se os canais tradicionais estiverem comprometidos.
  1. Equipes de emergência: Caso haja um desastre expressivo, os colaboradores locais podem estar impossibilitados de trabalhar. Eles podem ter sido evacuados com suas famílias, estarem lidando com avarias urgentes em suas casas e carros ou estarem impossibilitados de chegar ao data center devido a ruas intransitáveis. Considere trazer equipes de emergência e estabelecer o local de backup para crises próximo ao data center para garantir que você tenha pessoal no site.
  1. Entre em contato com fornecedores: Faça uma lista de fornecedores e priorize aqueles com os quais você precisará entrar em contato no caso de uma emergência. Procure por eles cedo e faça os arranjos necessários para que você esteja livre para focar em necessidades mais prementes durante a crise.
  1. Confie na sua equipe: Reúna todos os envolvidos - TI, Facilities, RH, Comunicação, Jurídico, Logística, Segurança da Informação - e tenha certeza de que todos entendem as suas responsabilidades durante a crise. Tenha um plano para se comunicar com a equipe caso os canais de comunicação normais estejam fora do ar.
  1. Confirme as coberturas dos seguros: Isto começa com o seguro predial, mas uma cobertura adicional sobre a infraestrutura ou para a continuidade dos negócios pode ser obtida. Se o data center estiver fora por uma semana, um seguro para continuidade dos negócios pode compensar a organização pelas receitas perdidas.
  1. Lembre-se do edge: Atualmente, o data center empresarial é apenas uma parte em uma rede distribuída. Várias organizações gerenciam diversos sites de edge. Esses sites são agora mais críticos do que nunca e precisam ser levados em consideração no planejamento para desastres. Em diversos casos, o data center central pode estar seguro em relação a determinado evento, mas um ou mais sites de edge podem estar em risco. Priorize por criticidade. Tenha um plano para estas instalações e para todos os colaboradores nestes sites.
  1. Preste atenção na nuvem: Apenas porque alguma parte do seu data center e aplicações estão alojados na nuvem, isto não significa que estejam sempre protegidos contra eventos de emergência. Esses servidores na nuvem estão em um data center em algum lugar, e você deve saber como o seu provedor de nuvem gerenciará um possível desastre. Qual a periodicidade com que eles fazem backup de dados? Eles têm sites redundantes? Faça essas perguntas antes de uma crise porque quando o desastre acontece, já é tarde demais.
  1. Leve em conta os oportunistas: Hackers veem os desastres naturais ou eventos similares de emergência como uma oportunidade para acessar as redes quando a atenção está voltada para outra coisa. Certifique-se de que suas equipes de segurança da informação e segurança física estejam preparadas para malfeitores.

Ter uma checklist de recuperação de desastres para data centers é uma parte inestimável do planejamento para a continuidade dos negócios - um processo colaborativo com a sua equipe que deverá resultar em atualizações regulares do plano, especialmente quando forem feitas mudanças em equipamentos críticos e pessoal.

Os fornecedores de serviços para data centers certos podem ser parte dessa equipe, ajudando na avaliação de risco necessária para estar preparado adequadamente para um desastre, mas além disso, esses especialistas em infraestrutura são treinados especificamente para garantir uma recuperação rápida e segura. Entre em contato com um fornecedor de serviços perto de você para ter ajuda com o seu planejamento.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma