O rápido avanço da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina (ML) impulsiona um aumento exponencial na demanda por processamento de dados, levando os data centers a seus limites. Sistemas de computação de alta performance (HPC) geram uma imensa quantidade de calor, enquanto a densidade crescente dos chips, servidores e racks leva a um maior consumo de energia e maior saída térmica. Os métodos de refrigeração a ar sozinhos ficam sob pressão para acompanhar essas demandas, criando uma necessidade de soluções de gerenciamento térmico mais eficientes.
É aqui que as unidades de distribuição de líquido (CDUs) entram no jogo. As CDUs oferecem uma abordagem de última geração para gerenciar o consumo de calor e de energia elétrica em data centers, através da integração de tecnologias de resfriamento a ar e a líquido. À medida que as empresas se concentram em aumentar a eficiência e a confiabilidade, as CDUs são essenciais para manter a performance ótima e, ao mesmo tempo, enfrentar os crescentes desafios de calor nos data centers modernos.

Hub de IA da Vertiv™
O Vertiv™ 360AI inclui um portfólio completo de soluções de energia, resfriamento e serviços que resolvem os desafios complexos que estão surgindo da revolução da IA.
Adoção de resfriamento líquido em data centers existentes
A importância do resfriamento líquido é destacada por sua forte trajetória de crescimento e crescentes oportunidades no mercado. Espera-se que o resfriamento líquido vá além das aplicações de nicho da HPC, tornando-se mais aceito nos agora convencionais data centers de cloud computing, colocation e empresariais.
Estratégias de implementação de resfriamento líquido
O crescimento do mercado mundial de resfriamento de data centers de IA reflete o aumento da adoção de soluções de resfriamento líquido. O resfriamento direto ao chip está se tornando o método preferido entre essas implementações de resfriamento da IA. Embora operadores construirão novas instalações especificamente para cargas de trabalho de HPC e resfriamento líquido, a maioria das implementações ocorrerá nas instalações existentes.
Proprietários e operadores de data centers multilocatários (MTDC) se esforçam para aumentar sua competitividade, reconhecendo que oferecer recursos de HPC para a IA e outras cargas de trabalho está se tornando gradualmente um padrão da indústria. Consequentemente, muitos estão construindo um business case para introduzir o resfriamento líquido em racks e salas, explorando várias opções e desenvolvendo um roadmap de adoção em fases.
O que são unidades de distribuição de líquido (CDUs)?

A CDU Vertiv™ CoolChip está disponível em configurações líquido-ar, operando através da distribuição de fluido para os equipamentos de TI resfriados a líquido e rejeitando esse calor no espaço do data center por meio de um trocador de calor líquido-ar. O equipamento perimetral de resfriamento existente captura aquele calor e o rejeita fora do espaço de produção (white space).
Os sistemas de resfriamento líquido estão ganhando força, mas o sucesso de sua implementação depende da eficácia no controle e na distribuição do líquido refrigerante, e as CDUs desempenham um papel crucial nesse processo.
As CDUs entregam fluido controlado com precisão para equipamentos de TI de alta densidade e removem o excesso de calor do sistema. Atuando como uma ponte entre a infraestrutura de resfriamento da instalação e os servidores resfriados a líquido, as CDUs mantêm as temperaturas operacionais ótimas, evitam o sobreaquecimento e aumentam a eficiência geral do processo de resfriamento. Sem as CDUs, os potenciais benefícios do resfriamento líquido, como o menor consumo de energia e melhor performance do resfriamento, não podem ser totalmente concretizados.
Caminhos para adotar o resfriamento líquido
Há muitos caminhos para adotar o resfriamento líquido, e a Vertiv criou um guia para ajudá-lo a selecionar a abordagem certa. Uma das primeiras considerações é o tipo de CDU sendo implementada e a infraestrutura necessária associada a ela.

Crie um roadmap para a instalação de resfriamento líquido baixando nosso guia
CDUs líquido-líquido
As CDUs líquido-líquido, como a Vertiv™ Liebert® XDU1350, devem ser conectadas ao fornecimento de água gelada da instalação para remover o calor do líquido. Esse tipo de CDU usa um trocador de calor líquido-líquido para transferir calor do equipamento de TI para o fornecimento de água gelada, que então rejeita o calor ao ar livre. Ela dá suporte à refrigeração líquida em ambientes de alta densidade, adequada para aplicações de resfriamento direto ao chip e de porta traseira. Isso permite um suporte eficiente para densidades de rack mais altas e condições do sistema ótimas, ao mesmo tempo que oferecem uma implementação fácil e com ótimo custo-benefício em qualquer data center.
CDUs líquido-ar
Ao usar CDUs líquido-ar, como a Vertiv Liebert XDU070, para aplicações de resfriamento direto ao chip, as unidades perimetrais resfriadas a ar existentes continuam sendo componentes essenciais da infraestrutura térmica. Uma rede de fluidos secundária (SFN) que vai da CDU para os racks é controlada por bombas de velocidade variável para entregar capacidade de resfriamento ótima de forma a dar suporte aos servidores resfriados a líquido. O trocador de calor líquido-ar então rejeita o calor no data center para que ele seja capturado pela configuração atual de resfriamento a ar da instalação, integrando-se perfeitamente com as soluções de gerenciamento térmico existentes.
Essa abordagem é ideal para uma aplicação de retrofit, em que reprojetos caros e demorados do data center não são viáveis ou desejados. Ao utilizar a infraestrutura existente, as equipes também podem implementar uma combinação de aplicações de TI resfriadas a líquido e a ar, proporcionando uma solução flexível e modular para futuras implementações e necessidades empresariais. E embora essas unidades possam ser limitadas em capacidade de resfriamento quando comparadas às suas contrapartes líquido-líquido, elas não exigem conexão com o sistema de água gelada do edifício, tornando-as mais fáceis de instalar, potencialmente mais eficientes em termos de espaço e com ótimo custo-benefício em comparação com implementações de CDU líquido-líquido de maior escala.
Escolha seu caminho para a alta densidade
A combinação de tecnologias de resfriamento a ar e a líquido transforma os data centers de IA, ao tratar das cargas de calor intensas associadas às cargas de trabalho de HPC. Com a crescente demanda por potência de processamento, soluções de resfriamento mais eficientes são essenciais para manter a performance ótima.
Dê o próximo passo em direção à computação de alta densidade com confiança. Não importa por onde você comece ou para onde pretenda ir, a Vertiv pode customizar soluções para transformar os recursos de resfriamento do seu data center.