The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

O Que Pode Ser Feito para Gerenciar o Consumo de Energia do 5G

O tráfego de dados dos dispositivos móveis e o consumo de energia devem aumentar com as implementações das redes 5G

Scott Armul •

Nos primórdios das implementações de 5G, as operadoras corretamente divulgaram a eficiência das redes 4G e o fato de que o 5G é até 90% mais eficiente do que o 4G. Isso é verdadeiro e importante, porém, é apenas uma parte da história. Sempre que vejo essa informação ser repetida, me preocupo que estejamos perdendo o quadro mais amplo - e mais problemático.

Apesar da bastante impressionante eficiência por gigabyte do 5G, as redes ainda consomem muito mais energia do que suas predecessoras de 4G. Aqui está o porquê: o 5G precisa de mais sites; estes sites dependem de equipamentos de TI que consomem mais energia e precisam ser refrigerados, e o aprimoramento das aplicações que o 5G possibilita leva a um maior tráfego.

Esse último ponto é importante e às vezes fica perdido nos debates sobre os iminentes desafios energéticos do 5G. As projeções atuais sugerem que o tráfego global de dados móveis aumentará quase quatro vezes até 2025 e levará a um aumento geral de 150-170% no consumo de energia das redes.

As operadoras de telecom sabem que isso está vindo - 94% confirmaram esse aumento - mas a prioridade até agora tem sido implementar estas redes o mais rapidamente possível. A IHS Markit estima que o 5G deve gerar receitas de $13,2 trilhões de dólares para a economia global até 2035, então, a pressa para implementá-las é compreensível. Mesmo assim, o problema da energia é real e, considerando que 92% dos custos operacionais das redes referem-se ao consumo de energia, as teles devem começar a priorizar medidas para economizar energia o mais rápido possível.

Não há poção mágica para reduzir o consumo de energia do 5G, mas há medidas que as operadoras podem tomar para reduzir a quantidade de energia que usam e reduzir suas contas de eletricidade. Elas podem começar por estas:

  • Usar equipamentos de alta eficiência: Isso parece óbvio, mas vale a pena repetir. Substituir equipamentos de energia em CC antigos por modelos mais novos de alta eficiência pode melhorar a eficiência energética em 5-6%. Cada decisão para o provisionamento de modernizações ou novas implementações - de cada site de 5G - deve ter a eficiência energética no topo das considerações.
  • Aproveitar os recursos para eficiência energética: Equipamentos modernos frequentemente incluem modos de operação e recursos de economia de energia que são ignorados demasiadas vezes. Os atuais sistemas de energia em CC, por exemplo, são mais inteligentes e capazes de fazer o gerenciamento de energia de forma mais eficiente do que sistemas legados, mas as operadoras muitas vezes ignoram esses recursos em favor da operação estática.
  • Repensar os shelters e invólucros: Sistemas de TI são onipresentes ao longo das redes de 5G, mas os sistemas geradores de calor foram projetados para ambientes de data centers e outros com controle similar da climatização. Ambientes tradicionais de telecom não são adequados para TI, mas invólucros modernos, menores, são projetados para proteger equipamentos sensíveis das intempéries e podem ser equipados com tecnologias de refrigeração customizadas para qualquer local.
  • Mudar para baterias de íon-lítio (Li-ion): As baterias Li-ion são menores e podem operar a temperaturas mais altas do que as tradicionais baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula (VRLA) e, portanto, reduzir a energia necessária para refrigeração. Pensando de uma forma mais holística, as baterias Li-ion com sistemas inteligentes de gerenciamento de baterias possibilitam o corte de pico (peak shaving) e outras estratégias similares de gerenciamento de energia. E, como duram mais tempo do que as VRLA, as baterias Li-ion reduzem a necessidade de monitoramento e de substituições, o uso de veículos de assistência técnica e os custos, junto com as emissões de dióxido de carbono (CO2) associadas a essas atividades.

Essas são estratégias que as operadoras podem adotar hoje para reduzir imediatamente o consumo e os custos com energia, mas, deixemos claro, somente essas ações não compensarão totalmente os aumentos ligados às implementações de 5G. Em última análise, a esperança é que a maior velocidade e maior largura de banda do 5G permitam que os usuários se identifiquem com o problema e adotem medidas de economia de energia contundentes em todas as esferas da vida. O conceito e todas as medidas para economia de energia descritas acima são discutidas em maior profundidade em um estudo recente da Vertiv e STL Partners, Por que o Gerenciamento de Energia é Crítico para o Sucesso do 5G.

Quantas das medidas acima você está usando em sua rede?

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma