The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Parceiros

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

A Vertiv Faz Parceria com Consórcio Tecnológico para Liderar o Desenvolvimento de Células a Combustível de Baixo Carbono

dezembro 15, 2021

Consórcio de sete organizações escolhidas pela Clean Hydrogen Partnership para desenvolver uma plataforma de células a combustível de última geração para garantir um futuro mais ecológico para data centers em todo o mundo

Londres, UK [Dezembro 14, 2021] – A Vertiv (NYSE: VRT), uma fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, anunciou hoje que a Clean Hydrogen Partnership dará 2,5 milhões de Euros para ajudar a financiar um projeto para desenvolver células a combustível de baixo carbono para alimentar data centers. Espera-se que isto ajude a reduzir as emissões de carbono das operações em até 100%. O Projeto EcoEdge PrimePower (E2P2) é uma nova iniciativa de prova de conceito que busca desenvolver e validar células a combustível com baixo impacto ambiental que proporcionem soluções econômicas e resilientes para a alimentação principal dos ambientes de data centers.

Um consórcio de sete empresas - Equinix, InfraPrime, RISE, Snam, SolidPower, TEC4FUELS e Vertiv – explorará uma inovadora integração de células a combustível de óxido sólido com a tecnologia de fontes de alimentação de energia ininterrupta (UPS) e baterias de íon-lítio para proporcionar alimentação primária resiliente e limpa para as implementações de data centers e de outras infraestruturas críticas. Implementar células a combustível de óxido sólido (SOFC) de gás natural como uma das principais aplicações energéticas será fundamental para preparar o caminho para o uso de hidrogênio verde para as aplicações de células a combustível, tanto para sistemas de backup quanto como fonte de alimentação primária. 

“A digitalização e a indústria de data centers estão crescendo com um ritmo cada vez maior e, portanto, é ainda mais importante acelerar nossa jornada rumo a um futuro ambientalmente sustentável”, disse Giordano Albertazzi, presidente da Vertiv para a Europa, Oriente Médio e África. “Isso pode apenas ser tornar realidade através do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e limpas, como soluções de células a combustível para proporcionar uma energia sustentável para o mundo digital. A Vertiv tem orgulho de contribuir ativamente com a iniciativa E2P2 de prova de conceito para proporcionar soluções energéticas de ponta para seus clientes globais.” 

O projeto E2P2 é a mais nova de uma série de iniciativas que a Vertiv tem conduzido em relação à sustentabilidade e à arena mais ampla das práticas Ambientais, Social e de Governança (ESG). A Vertiv também é parte da Sustainable Digital Infrastructure Alliance (SDIA, Aliança para Infraestrutura Digital Sustentável), da European Data Centre Association (EUDCA, Associação Europeia de Data Centers) e contribui para o Climate Neutral Data Centre Pact (Pacto por Data Center com Neutralidade Climática) com a finalidade de atender ao objetivo da Comissão Europeia de data centers com neutralidade climática até 2030. O projeto E2P2 é parte de uma iniciativa da empresa para priorizar e dar suporte ao desenvolvimento de soluções com energias limpas, sustentáveis e renováveis para aplicações em toda a indústria de data centers.

Um futuro mais verde para a indústria

Células a combustível são uma solução de energia reconhecidamente mais limpa e mais silenciosa que pode aliviar a demanda sobre as redes elétricas urbanas. Elas podem ser implementadas no site em um campus de data center e operar usando gás natural, biogás, GLP ou hidrogênio líquido – que pode ser transportado e distribuído através das redes de gás já existentes.

O projeto E2P2 marca um passo importante em direção a uma significativa redução no uso de carbono, enquanto ainda atende aos requisitos para uma alimentação de energia crítica resiliente para os data centers. No coração dessa visão está uma abordagem orientada para o mercado, a qual integra inovação e o engajamento das partes interessadas para maximizar a aceitação e as oportunidades de aproveitamento das células a combustível estacionárias como fontes de alimentação primária confiáveis, eficientes e descentralizadas para outras aplicações com escala industrial.

O consórcio espera desenvolver o padrão aberto oficial para aplicações de células a combustível, de forma a abrir o caminho em direção à comercialização de energia por células a combustível para data centers na Europa, demonstrando o possível papel da indústria no alcance das metas de redução de carbono da União Europeia.

Destaques/Fatos Principais

  • O E2P2 é um projeto conjunto da Equinix, InfraPrime, RISE, Snam, SolidPower, TEC4FUELS e Vertiv, parcialmente financiado por um subsídio da Clean Hydrogen Partnership, do programa Horizon 2020 da Comissão Europeia.
  • O consórcio se engajará com as organizações que trabalham para desenvolver os padrões e as melhoras práticas europeias a fim de facilitar o design conceitual de alto nível e as definições de interface.
  • Os objetivos do projeto E2P2 estão alinhados com os objetivos da Comissão Europeia para rapidamente acelerar a aplicação de células a combustível para alimentar as necessidades dos setores que usam muita energia enquanto alcança uma rede mais verde. O E2P2 visa atingir diversos objetivos ambientais, incluindo mostrar uma prova de conceito real de alimentação 24x7 com baixo carbono que não dependa de geradores a diesel e apoie a florescente economia do hidrogênio e das energias renováveis por toda a Europa. A intenção é que as unidades fruto desse projeto substituam as fontes de alimentação e os geradores tradicionais, com redundâncias adicionais integradas para manter os padrões de uptime.
  • A Vertiv alavancará sua grande experiência em sistemas de energia em CA e em soluções modulares pré-fabricadas para data centers para projetar e desenvolver um módulo integrado de alimentação de energia com células a combustível, incluindo a fonte de alimentação de energia ininterrupta (UPS) Vertiv™ Liebert® EXL S1 e o Vertiv™ HPL com baterias de íon-lítio. A estreita colaboração entre a linha de negócios de AC Power da Vertiv™ com sede na Itália e sua linha de negócios de Soluções Modulares Integradas com sede na Croácia será essencial para fazer a engenharia de um módulo multifuncional de 100 kW como uma prova de conceito até 2023, com o objetivo final de desenvolver um produto comercialmente viável que possa dar suporte a variados MWs de carga crítica e tornar possível um futuro mais verde para os data centers em todo o mundo. Em paralelo, a Vertiv está também trabalhando junto a importantes clientes globais para desenvolver novos geradores com base em hidrogênio que ajudarão a substituir os geradores a diesel.

Para saber mais sobre o projeto E2P2, acesse E2P2.eu e siga o E2P2 no LinkedIn.

e2p2
A Vertiv participa do projeto EcoEdge PrimePower (E2P2) que explorará uma inovadora integração de células a combustível de óxido sólido (SOFC) com a tecnologia das fontes de alimentação de energia ininterrupta (UPS) e baterias de íon-lítio para proporcionar alimentação primária resiliente e limpa para as implementações de data centers e de outras infraestruturas críticas. Isso será fundamental para preparar o caminho para o uso de hidrogênio verde para as aplicações de células a combustível, tanto para sistemas de backup quanto como fonte de alimentação primária. © Vertiv

Citações

  • Bart Biebuyck, Diretor-Executivo, Clean Hydrogen Partnership:

“Com esse atual suporte a pesquisa e desenvolvimento de células a combustível para aplicações estacionárias, a Clean Hydrogen Partnership (anteriormente FCH JU) conseguiu estabelecer uma base forte para que as indústrias europeias liderem no desenvolvimento de novas tecnologias. Temos orgulho de ver que o projeto E2P2 proporcionará aplicações com base em células a combustível limpo para a descarbonização dos data centers dentro de um sólido consórcio que reúne fornecedores de células a combustível, integradores de sistemas, operadores de data centers e concessionárias de energia. Projetos como o E2P2 são absolutamente fundamentais para oferecer soluções a mercados inexplorados com grande potencial e contribuir para nossas ambicionas metas climáticas da União Europeia.”

  •  Eugene Bergen Henegouwen, Presidente, EMEA, Equinix:

 “O projeto E2P2 espera ser um avanço para tornar os data centers mais ambientalmente sustentáveis em todo o mundo. A Equinix está comprometida em mitigar nosso impacto ambiental e esse projeto proporciona uma oportunidade única para demonstrar o uso de uma fonte primária de energia inovadora e limpa. Esperamos que ele tenha um impacto considerável para alcançarmos nosso compromisso de 100% de energias renováveis e neutralidade climática até 2030, bem como avançar com os objetivos de sustentabilidade de nossa indústria. É importante apoiarmos o crescimento na Europa do mercado de energia no site, confiável e limpa.”

  • Dr Jon Summers, Líder Científico para Data Centers, RISE: 

 “Essa década está indiscutivelmente focada na construção de um futuro que seja ambientalmente sustentável. Todos sabemos que a digitalização e os data centers são elementos chaves deste futuro, onde a inovação está no coração da nossa jornada rumo aos nossos objetivos globais para 2030. Como pesquisadores no RISE, estamos dedicados a ser uma parte forte do time do E2P2, para promover o pacote tecnológico e demonstrar com transparência novos enfoques sustentáveis de alimentação primária para a futura infraestrutura digital.”

  • Susanna Kass e Dr. Alberto Ravagni, Cofundadores, InfraPrime:

 “O padrão de energia limpa do E2P2 é um ponto de inflexão para fornecedores de nuvem ‘limpa’ alcançarem uma infraestrutura de nuvem Carbono Neutra (Positiva) em escala global. A InfraPrime tem orgulho de liderar nesse projeto sobre a criação de um padrão aberto na indústria para apoiar a adoção global de soluções ecológicas de alimentação primária para o edge com células a combustível por toda a infraestrutura de nuvem limpa, para dar suporte a indústrias e aplicações em hiperescala."

  • Cosma Panzacchi, Vice-Presidente Executivo para Hidrogênio, Snam:

“Estamos felizes em contribuir com nosso know-how para a aliança E2P2 para ajudar a resolver a questão de alimentar os data centers urbanos com soluções de energia limpas e competitivas. O conceito de conectar células a combustível com redes de gás para alimentar data centers urbanos e de edge resilientes supera a necessidade de ter geração de backup nessas áreas, reduzindo, portanto, as emissões e o impacto sonoro. Esse projeto é parte das iniciativas da Snam para fomentar o uso de hidrogênio e descarbonizar setores da economia, alavancando as existentes redes de gás e tecnologias sustentáveis como as células a combustível preparadas para hidrogênio.”

  • Klaus Lucka, Diretor Geral, TEC4FUELS:

 “A TEC4FUELS é um centro de competência para transportadores de energia gasosa e líquida (combustíveis) e fluidos operacionais sustentáveis em sistemas técnicos. Para a operação de células a combustível, a empresa contribui com seu know-how ao projeto de pesquisa no fornecimento e purificação dos meios de processo de gás e água. Além disso, a TEC4FUELS está desenvolvendo um sistema de monitoramento das condições do fluido através de sensores para monitorar a qualidade do gás e da água. O objetivo é ajudar a reduzir emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao sistema através da otimização da confiabilidade operacional e da vida útil dos componentes técnicos, aumentando a eficiência deste subsistema.

Recurso Adicional

Sobre a Vertiv

A Vertiv (NYSE:VRT) reúne hardware, software, analytics e serviços contínuos para garantir que as aplicações vitais dos clientes funcionem continuamente, tenham um desempenho ótimo e que cresçam de acordo com as necessidades do seu negócio. Vertiv resolve os mais importantes desafios enfrentados pelos atuais data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais, com um portfólio de soluções e serviços de energia, refrigeração e infraestrutura de TI que se estende do Cloud ao Edge da Rede. Com sede em Columbus, Ohio, EUA, a Vertiv emprega cerca de 21 mil pessoas e faz negócios em mais de 130 países. Para mais informações, e para as últimas notícias e conteúdo da Vertiv, visite Vertiv.com.

Sobre a Clean Hydrogen Partnership

A Clean Hydrogen Partnership – a sucessora da Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FHC JU)- visa acelerar o desenvolvimento e a melhoria de tecnologias avançadas de hidrogênio limpo. Ela se baseia em 13 anos de cooperação entre o setor público e o setor privado através da FCH JU para ajudar tecnologias inovadoras a passarem das fases experimentais para serem exploradas pelas indústrias, empresas e consumidores para o benefício da Europa. Os três membros da parceria são a Comissão Europeia, as indústrias de células a combustível e hidrogênio representadas pela Hydrogen Europe e a comunidade de pesquisa representada pela Hydrogen Europe Research.

Declarações Prospectivas

Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados dos EUA de 1995, da Seção 27 da Lei de Valores Mobiliários e da Seção 21E da Lei do Mercado de Valores Mobiliários. Essas declarações são apenas uma previsão. Eventos ou resultados reais podem diferir materialmente daqueles contidos na declaração prospectiva aqui apresentada. Os leitores são remetidos ao documento da Vertiv arquivado junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, incluindo seu mais recente Relatório Anual no Formulário 10-K e quaisquer Relatórios Trimestrais subsequentes no Formulário 10-Q para uma discussão desses e outros fatores de risco importantes relativos à Vertiv e suas operações. A Vertiv não se obriga a, e renuncia expressamente a qualquer obrigação de atualizar ou alterar suas declarações prospectivas para refletir novas informações, eventos ou desenvolvimentos futuros.

 

CONTACTO

Nadia Allan
E vertiv@mww.com

Conteúdo Relacionado

PARCEIROS

Selecione o seu país e idioma