Forças incluindo densificação extrema, escala de gigawatts e data center como unidade de computação estão impulsionando essas tendências
Columbus, Ohio [8 de janeiro de 2026]– A inovação em data centers continua sendo moldada por forças macro e tendências tecnológicas relacionadas à IA, de acordo com um relatório da Vertiv (NYSE: VRT), líder global em infraestrutura digital crítica. O relatório Vertiv™ Frontiers , que se baseia na expertise de toda a organização, detalha as tendências tecnológicas que impulsionam a inovação atual e futura, desde o fornecimento de energia para IA, até gêmeos digitais e resfriamento líquido adaptativo.
"A indústria de data centers continua evoluindo rapidamente em como projeta, constrói, opera e mantém data centers, em resposta às demandas de densidade e velocidade de implantação das fábricas de IA", disse Scott Armul, diretor de produtos e tecnologia da Vertiv. "Observamos forças tecnológicas cruzadas, incluindo densificação extrema, impulsionando tendências transformadoras como arquiteturas de energia DC de maior voltagem e resfriamento líquido avançado, que são importantes para fornecer o escalonamento de gigawatts crítico para a inovação em IA. Geração de energia local e tecnologia de gêmeos digitais também devem ajudar a avançar a escala e velocidade de adoção da IA."
O relatório Vertiv Frontiers desenvolve e expande as previsões anuais anteriores da Vertiv sobre Tendências em Data Centers. O relatório identifica forças macro que impulsionam a inovação em data centers: densificação extrema, acelerada por cargas de trabalho de IA e HPC; escalonamento de gigawatts em velocidade, data centers agora estão sendo implantados rapidamente e em escala sem precedentes; data center como unidade de computação, a era da IA requer que as instalações sejam construídas e operadas como um sistema único; e diversificação de silício, a infraestrutura de data center deve se adaptar a uma gama crescente de chips e computação.
O relatório detalha como essas forças macro moldaram cinco tendências-chave que impactam áreas específicas do panorama de data centers:
- Fornecimento de Energia para IA
A maioria dos data centers atuais ainda depende de distribuição de energia híbrida AC/DC da rede até os racks de TI, que inclui três a quatro estágios de conversão e algumas ineficiências. Esta abordagem existente está sob pressão à medida que as densidades de energia aumentam, largamente impulsionadas por cargas de trabalho de IA. A mudança para arquiteturas DC de maior voltagem permite reduções significativas na corrente, tamanho dos condutores e número de estágios de conversão, enquanto centraliza a conversão de energia no nível da sala. Sistemas híbridos AC e DC são predominantes, mas conforme os padrões e equipamentos DC completos amadurecem, DC de maior voltagem deve se tornar mais prevalente à medida que as densidades dos racks aumentam. Geração local e microrredes também impulsionarão a adoção de DC de maior voltagem.
- IA Distribuída
Os bilhões de dólares investidos em data centers de IA para suportar modelos de linguagem grandes (LLMs) até hoje têm sido direcionados para apoiar a adoção generalizada de ferramentas de IA por consumidores e empresas. A Vertiv acredita que a IA está se tornando cada vez mais crítica para os negócios, mas como e de onde esses serviços de inferência são entregues dependerá dos requisitos e condições específicos da organização. Embora isso impacte empresas de todos os tipos, indústrias altamente regulamentadas, como finanças, defesa e saúde, podem precisar manter ambientes de IA privados ou híbridos através de data centers locais, devido a requisitos de residência de dados, segurança ou latência. Sistemas flexíveis e escaláveis de energia de alta densidade e resfriamento líquido podem permitir capacidade através de novas construções ou modernização de instalações existentes.
- Autonomia Energética Acelera
Capacidade de geração de energia local de curto prazo tem sido essencial para a maioria dos data centers independentes por décadas, para suportar resiliência. No entanto, desafios generalizados de disponibilidade de energia estão criando condições para adotar autonomia energética estendida, especialmente para data centers de IA. O investimento em geração de energia local, via turbinas a gás natural e outras tecnologias, tem vários benefícios intrínsecos, mas é principalmente impulsionado por desafios de disponibilidade de energia. Estratégias tecnológicas como Traga Sua Própria Energia (e Resfriamento) provavelmente farão parte dos planos contínuos de autonomia energética.
- Design e Operações Baseados em Gêmeos Digitais
Com cargas de trabalho de IA cada vez mais densas e GPUs mais poderosas também vem uma demanda para implantar essas complexas fábricas de IA com velocidade. Usando ferramentas baseadas em IA, data centers podem ser mapeados e especificados virtualmente, via gêmeos digitais, e a TI e infraestrutura digital crítica podem ser integradas, frequentemente como designs modulares pré-fabricados, e implantadas como unidades de computação, reduzindo o tempo até o token em até 50%. Esta abordagem será importante para alcançar eficientemente as construções em escala de gigawatt necessárias para avanços futuros em IA.
- Resfriamento Líquido Adaptativo e Resiliente
Cargas de trabalho e infraestrutura de IA aceleraram a adoção de resfriamento líquido. Mas inversamente, a IA também pode ser usada para refinar e otimizar ainda mais as soluções de resfriamento líquido. O resfriamento líquido tornou-se missão crítica para um número crescente de operadores, mas a IA poderia fornecer maneiras de aprimorar ainda mais suas capacidades. A IA, em conjunto com sistemas adicionais de monitoramento e controle, tem o potencial de tornar os sistemas de resfriamento líquido mais inteligentes e ainda mais robustos, prevendo possíveis falhas e gerenciando efetivamente fluidos e componentes. Esta tendência deve levar ao aumento da confiabilidade e tempo de atividade para hardware de alto valor e dados/cargas de trabalho associados.
A Vertiv faz negócios em mais de 130 países, entregando soluções críticas de infraestrutura digital para data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais em todo o mundo. O portfólio abrangente da empresa abrange gerenciamento de energia, gerenciamento térmico e soluções e serviços de infraestrutura de TI—da nuvem até a borda da rede. Esta abordagem integrada permite operações contínuas, desempenho ideal e crescimento escalável para clientes navegando em um panorama digital cada vez mais complexo.
Para mais informações sobre soluções Vertiv ou previsões de tendências de data center Vertiv™ Frontiers, visite Vertiv.com.
Sobre a Vertiv
A Vertiv (NYSE: VRT) reúne hardware, software, análises e serviços contínuos para permitir que as aplicações vitais de seus clientes funcionem continuamente, performem de maneira ideal e cresçam com suas necessidades de negócios. A Vertiv resolve os desafios mais importantes enfrentados pelos data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais atuais com um portfólio de soluções e serviços de energia, resfriamento e infraestrutura de TI que se estende da nuvem até a borda da rede. Sediada em Westerville, Ohio, EUA, a Vertiv faz negócios em mais de 130 países. Para mais informações e para as últimas notícias e conteúdo da Vertiv, visiteVertiv.com.
Declarações prospectivas
Este comunicado contém declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995, Seção 27 da Lei de Valores Mobiliários e Seção 21E da Lei de Câmbio de Valores Mobiliários. Estas declarações são apenas uma previsão. Eventos ou resultados reais podem diferir materialmente daqueles estabelecidos nas declarações prospectivas aqui contidas. Os leitores são encaminhados aos arquivamentos da Vertiv junto à Comissão de Valores Mobiliários, incluindo seu mais recente Relatório Anual no Formulário 10-K e quaisquer Relatórios Trimestrais subsequentes no Formulário 10-Q para uma discussão destes e outros fatores de risco importantes relacionados à Vertiv e suas operações. A Vertiv não tem nenhuma obrigação de, e expressamente se isenta de qualquer obrigação de, atualizar ou alterar suas declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma.
CONTATO
Pedro Pizarro
E: pedro.pizarro@vertiv.com
P: +57 320 2818429