The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Requisitos Atualizados do OCP para Refrigeração por Imersão Visa Preparar o Caminho para uma Maior Adoção

Nigel Gore •

A refrigeração líquida continua a ganhar ímpeto à medida que mais data centers estão demandando suporte para racks com alta densidade de equipamentos. Entretanto, alguns operadores que estão considerando os sistemas refrigeração por imersão, os quais oferecem a mais alta eficiência dentre qualquer tecnologia de refrigeração líquida para data centers, têm sido confrontados pela falta de requisitos claramente definidos para estes sistemas. A publicação do documento de atualização Immersion Cooling Requirements 2.0 (Requisitos para a Refrigeração por Imersão 2.0) do Open Compute Project (OCP, em português, Projeto de Computação Aberta) proporciona a clareza pela qual eles estavam esperando.

Mais importante, o documento fornece requisitos detalhados para garantir a segurança dos sistemas de refrigeração por imersão para o pessoal que trabalha nos data centers, para os equipamentos de TI e para o meio-ambiente. Mas ele faz mais do que isso.

Ele classifica as características que contribuem para a qualidade e a disponibilidade em um sistema por imersão e inclui diretrizes para otimizar o design térmico, a transferência de calor e a localização dos componentes em sistemas por imersão monofásicos e bifásicos.

Operadores que estão considerando a tecnologia de refrigeração por imersão serão beneficiados pela definição de padrões que tornam mais fácil avaliar sistemas concorrentes, bem como a lista de práticas para fazer o retrofit de equipamentos de TI refrigerados a ar para a refrigeração por imersão. O documento especifica também os fluidos dielétricos que podem ser usados com os sistemas de refrigeração por imersão e proporciona diretrizes de compatibilidade dos materiais molhados com esses fluidos, encaminhando uma das principais questões enfrentadas pelos operadores ao implementar tecnologia de refrigeração líquida. Ele é concebido para ser usado para dar suporte direto à implementação de um projeto de refrigeração por imersão ou como fundamentos para os requisitos do cliente.

Como colaborador do documento, sei quanto trabalho foi dedicado ao desenvolvimento desses requisitos e acredito que o documento atualizado apoia a missão do OCP para “aplicar os benefícios de fontes abertas e colaboração aberta para hardware e aumentar rapidamente o ritmo da inovação no, perto do e ao redor do data center.”

A extensão da “colaboração aberta” que ocorreu com esse documento foi verdadeiramente impressionante e contribuirá para a adoção acelerada da refrigeração por imersão, que é uma das inovações mais empolgantes que chegou nos data centers em muitos anos. O documento de atualização dos requisitos contou com representantes dos fabricantes de chips, especialistas em refrigeração por imersão, fabricantes de fluidos, fornecedores de infraestrutura e fabricantes de servidores, entre outros autores.

Esse nível de colaboração será essencial para que o potencial da refrigeração por imersão se concretize, o que demandará a coordenação entre uma variedade de tecnologias para encaminhar com eficácia o desafio de remover calor de ambientes de alta densidade. Com os fabricantes de equipamentos de TI e de chips lançando agora seus roadmaps para equipamentos feitos especificamente dentro dos requisitos da refrigeração por imersão, a última barreira para essa tecnologia – a necessidade de customizar sistemas de TI para a refrigeração por imersão – está sendo eliminada e a tecnologia está fadada a um crescimento rápido nos próximos anos.

Para mais informações sobre diferentes tecnologias de refrigeração líquida e sobre a infraestrutura que lhes dá suporte, visite o centro de informações da Vertiv sobre refrigeração líquida. Você pode acessar os Requisitos para Refrigeração Líquida 2.0 do OCP aqui.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma