Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Data Centers Alinhando-se com os Modelos ESG:
Um Enorme Desafio para a Indústria em 2022

BLOGS DA SÉRIE ECO-INSIGHTS

Robson Pacheco •

A disrupção global devida às restrições da pandemia ocorrida nos últimos dois anos amplificou a profunda interdependência entre as pessoas. Isso está acelerando a disseminação dos modelos de negócio ESG (Ambiental, Social e Governança), e projetos associados, dentro da indústria de data centers no Brasil. Para estar em conformidade com a ESG, um data center precisa atender determinados padrões culturais e técnicos e se tornar mais transparente para o mercado.

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria State Street Global Advisors em 2018 descobriu que as organizações que passaram por essa jornada tiveram sólidos ganhos na preferência dos consumidores e investidores. As 475 grandes empresas globais de investimento pesquisadas indicaram que 80% dos participantes priorizam investir em organizações alinhadas com os padrões de ESG. Um estudo do Bank of America realizado em 2020 a partir de 14.500 entrevistas com indivíduos da Geração Z, vivendo em 10 diferentes países, mostrou que 80% deles preferem consumir serviços de empresas comprometidas com priorizar ESG.

Um estudo de pesquisa publicado pela Merril Lynch Global Research em setembro de 2019 mostrou que o retorno de capital para empresas ESG na Europa superou a média do mercado em três pontos percentuais ao ano entre 2007 e 2019. Com os data centers sendo a espinha dorsal das empresas modernas, focar em ESG nas áreas de data centers e de TI pode ser uma forte contribuição para a mensagem de ESG de uma empresa na era digital, e pode ajudar a elevar o perfil da marca.

Mulheres ainda são Minoria nas Equipes de Data Centers

Pesquisa realizada pelo Uptime Institute em setembro de 2021 com 800 gestores de data centers mostrou que, em 82% das empresas que participaram da pesquisa, as mulheres representam apenas 10% de suas equipes. Seguindo o modelo ESG, as empresas podem endereçar a diversidade de gênero através de iniciativas STEM, implementando programas de mentoria para jovens mulheres e estudantes, para encorajar o interesse em STEM, e integrando mais mulheres em programas de estágio em funções centradas em TI e data centers. Essa é uma estratégia para o longo prazo que deve começar agora.

Oportunidades de Sustentabilidade para a Indústria de Data Centers

Por outro lado, sustentabilidade é um dos principais tópicos para a indústria. Pesquisa conduzida em setembro de 2021 pela empresa de monitoramento de TI Paessler, com base em entrevistas realizadas com 1500 gestores dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Canadá, França, Austrália, Brasil e México, mostrou o avanço da conscientização sobre ESG entre os gestores de TI. Trinta e sete por cento acreditava que levar o data center da empresa para a nuvem ajudaria a alinhar sua empresa com os padrões de ESG, já que o data center empresarial poderia potencialmente ser fechado. Trinta e cinco por cento dos gestores disseram que, nessa jornada para a nuvem, eles apenas utilizariam data centers que adotassem as melhores práticas de sustentabilidade.

Monitorar o Lixo Eletrônico Segue Sendo um Desafio

O estudo do Uptime Institute mencionado acima reforça a importância dessa tendência: dentre os 800 gestores de data center entrevistados, 82% medem os índices de consumo de energia e a eficácia em seu uso. Entretanto, apenas 51% medem o consumo de água no data center. E menos ainda - 25% - monitoram o tratamento do lixo eletrônico como uma métrica para o avanço da sustentabilidade do data center.

Atualmente, o grande desafio dos data centers brasileiros que procuram adotar os princípios de ESG é a redução do consumo de energia elétrica. Nesse contexto, células a combustível (fuel cells), ativos renováveis e sistemas de armazenamento de energia de longo prazo, incluindo os Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) e as baterias de íon-lítio, terão um papel chave no data center alinhado com as métricas de ESG.

Os data centers também têm opções no front da refrigeração. Sistemas térmicos sem água e refrigerantes com baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP) estão sendo especificados com frequência cada vez maior. Alguns países determinaram prazos para fazer a transição para refrigerantes com baixo GWP para apoiar suas metas de carbono zero.

O gestor de data center buscando conformidade com os padrões de ESG está analisando ativamente a confiabilidade e a relação custo-benefício da rede elétrica, as temperaturas de cada região do Brasil, a disponibilidade de água e a disponibilidade de energia sustentável, gerada localmente e renovável. Vale observar que há um interesse crescente no uso de energia eólica nos data centers.

Governança Corporativa e Transparência

É fundamental ir além das políticas de sustentabilidade e proporcionar à operação suporte na área de governança. A extrema complexidade do data center exige metodologias e soluções de governança sofisticadas – é necessário agilizar o processo, as pessoas e as tecnologias para atingir uma visão clara de tudo o que está acontecendo dentro da organização. Não há data center alinhado com ESG sem provas que sustentem esse alinhamento.

Cada vez mais, pessoas e organizações estão fazendo escolhas com base no quanto um data center está em conformidade com o modelo de negócios ESG. Nesse contexto, a solução de gerenciamento de data center precisa ser auditável e integrada com as grandes ERPs e plataformas empresariais. O mercado brasileiro tem acesso a soluções de monitoramento de data centers e serviços que usam Inteligência Artificial para mapear o que está acontecendo no ambiente e gerar automaticamente indicadores detalhados. Esse é outro elemento que as empresas podem aproveitar para atenuar a desafiadora jornada de transformação que os data centers brasileiros enfrentam em 2022.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma