Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um revendedor on-line

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Método de refrigeração terá a maior mudança

Rafael Garrido •

Entre todos os métodos para mitigar o impacto da 5G na conta de energia das operadoras, a adoção de novas técnicas de refrigeração é o que terá salto de adoção mais expressivo nos próximos cinco anos. Pesquisa da 451 Research com mais de cem operadoras em todo o mundo revela que mais de 70% delas adotarão novas técnicas nessa área em 2024, contra 43% atualmente.

Os analistas da empresa de pesquisa dizem que revisitar sistemas de refrigeração dessas empresas é inevitável porque a 5G, em comparação com as redes atuais, processa volumes inéditos de dados, gerando calor que, se excessivo, pode levar a desligamentos automáticos de sistemas, com prejuízo para as empresas.

Alan Satudi, gerente de produtos secure power da Schneider Electric, diz que o mercado já oferece amplo leque de soluções inovadoras que auxiliam teles e empresas de datacenter em seus projetos de refrigeração, com redução de custos e aumento da competitividade. Entre as principais tendências nessa área, ele destaca equipamentos muito compactos e, ainda assim, com maior capacidade de climatização do ambiente

“A modernização e consolidação dos datacenters está impulsionando a necessidade de soluções eficientes que ocupem menos espaço e tenham capacidade de se adaptar à real carga térmica do data center, entre outros recursos”, diz Satudi.

Na Vertiv, o destaque são minidatacenters que embutem, em um único produto, toda a tecnologia de ponta da fabricante nos campos de infraestrutura elétrica, de ar-condicionado e de monitoramento. “Sai de fábrica pronto para funcionar”, diz Rafael Garrido, diretor-geral da Vertiv Brasil. Conforme a demanda de processamento de dados da rede 5G, a empresa pode instalar um único rack ou vários deles em fila ou corredor, acrescenta o diretor. A solução também pode ser gerenciada por meio do sistema de gestão focado em datacenter da fabricante (DCMI, de data center infrastructure management)

Garrido lembra que a 5G levará pequenos datacenters para lugares que não foram preparados para receber esse tipo de infraestrutura, daí a importância de que os serviços especializados do fornecedor estejam perto dos clientes. “Pulverizamos nosso suporte para atender aos datacenters de borda espalhados pelo país porque, nesse novo conceito de infraestrutura trazido pela 5G, não dá pra fazer isso de forma centralizada”.

Da sua parte, Nilton Cruz, diretor de arquitetura de soluções da Fujitsu, destaca a tecnologia de resfriamento de servidores por líquido como grande aliada das empresas na mitigação dos impactos energéticos da 5G. “Essa tecnologia permite que um datacenter reduza em cerca de 50% os custos de refrigeração”, afirma.

O executivo salienta que refrigeração é uma área em que a fabricante está começando a atuar. “Estamos trabalhando para aprimorar os resultados e trazer benefícios para os clientes”. Entre outros desenvolvimentos da Fujitsu, um destaque lá fora é tecnologia preditiva de alta precisão para medidas como temperatura e umidade. Ainda não disponível no Brasil, a solução reduz o uso de eletricidade do ar condicionado em 20%, segundo a fabricante.

Texto publicado originalmente pelo jornal Valor Econômico, dia 27 de setembro de 2019.

Custos em alta

Impactos do 5G no uso da energia elétrica

  • 94% das operadoras no mundo acreditam que 5G trará mais custos de energia elétrica

  • 88 %  das maiores teles do mundo planejam implantar o 5G entre 2021-2022

  • 150% a 170% é quanto deverá crescer o consumo de energia elétrica pelas redes até 2026, na trilha da 5G e da computação de borda (edge computing)

Táticas para economizar

Usadas por operadoras em todo o mundo

2019
2024
Reduzir a conversão de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC)
79%
85%
Estações radiobase com modo de suspensão quando os usuários não estiverem ativos
77%
81%
Upgrade de tradicionais baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula para as de íon-lítio 
66%
81%
Inteligência artificial/aprendizagem profunda em conjunto com soluções de gestão da infraestrutura de datacenter
63%
81%
Auditorias contínuas de energia nos sites da rede para identificar oportunidades de eficiência
54%
76%
Novas técnicas de refrigeração, tática com o maior salto em adoção nos próximos cinco anos
43%
73%

 

  • 3% a 5% da energia mundial são consumidos por datacenters

  • 40% da conta total de energia de um datacenter são decorrentes de refrigeração
Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma